Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2022 às 19h40min - Atualizada em 11/07/2022 às 18h32min

Indicações de obras ficcionais da literatura contemporânea nacional

Marcelo Henrique Maciel - Revisado por Vanessa Kelly
Obras nacionais vêm conquistando o público cada vez mais. (Foto: Reprodução/ G1/ Fernanda Martinez).

Ao longo dos anos a literatura contemporânea nacional vem conquistando o público, assim como novos autores estão ganhando espaço. Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram a oportunidade de desenvolver ou voltar com o hábito da leitura. De acordo com a Agência Brasil e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a partir de pesquisa feita pela Nielsen BookScan, de janeiro a setembro de 2021, foram vendidos cerca de 36 milhões de exemplares de livros, um aumento de 39% em comparação com o ano de 2020.

Leia mais: Hábito da leitura aumenta durante a pandemia e o gênero fantasia está em alta

Indicações 

Visto isso, venho indicar algumas obras da literatura nacional que possuem histórias que prendem o leitor.



Alys - Elemento Alpha da autora Priscila Gonçalves

Nesta obra somos transportados para o ano de 2033, onde o mundo que conhecemos não é o mesmo. Metais misteriosos comandam o planeta e, pasmem, mudam até o DNA humano. Se esses metais caírem em mãos erradas, o mundo pode sofrer graves consequências e a segurança da magia existente está sob a responsabilidade de Alys, uma jovem que queria apenas viver sua vida normalmente e fugir da superproteção de seu pai.

A garota descobre que faz parte de um mundo escondido dos olhos humanos e, com isso, ela precisará descobrir os segredos que rondam sua vida e também aprender a controlar seus poderes, pois um mal está a caminho. Alys - Elemento Alpha é uma ótima opção para os amantes do gênero fantasia.




O Garoto do Cachecol Vermelho, um romance de Ana Beatriz Brandão

Melissa é uma jovem rica e mimada, que se sente superior a todos. Ela é uma menina que passa por cima de todos, se necessário, para conseguir realizar seu sonho de ser bailarina profissional. Porém esse seu pensamento muda quando conhece Daniel, o garoto do cachecol vermelho.

Mel, como é chamada pelos mais próximos, não conquista o leitor logo de cara, porém é perceptível como a aproximação dela com Daniel muda a forma como a jovem pensa e age. Uma das questões que faz essa obra ser um sucesso, é o fato de a autora mostrar um personagem que podemos facilmente encontrar mundo a fora.

Passei raiva em alguns momentos com as atitudes de Melissa, mas considero essa obra muito boa para quem gosta de romance dramático.




Coração Indomável, romance histórico de Sheila Guedes

Elisa perdeu sua família quando ainda era criança para a peste que assolou a Europa no século XVII, sendo assim, ela precisou viver nos conventos de Lisboa. Sua vida muda quando a igreja católica envia para o Brasil, meninas órfãs para assim desposar fidalgos portugueses que vivem no país. Só que uma grande reviravolta faz com que a jovem precise se aventurar no sertão e assim entender que um casamento arranjado não é o que a fará feliz.

Coração Indomável é um romance histórico que se passa no Brasil Colonial e possui vários elementos que remetem de fato ao período colonial, já que Sheila Guedes é historiadora de formação e leva em suas histórias fatos reais.




Nem Tudo Que Brilha é Diamante, um conto de Simone Soares

Esse conto nos apresenta a história de Luanny, uma jovem que sofreu por uma desilusão amorosa e acabou entregando seu coração para alguém que não valia a pena. Só que, para virar o jogo, ela decidiu entrar em salas virtuais para bater um papo com alguns rapazes e em uma dessas salas ela iniciou uma conversa descontraída com o perfil @cavalheirodoamor32. Só que nem tudo que brilha é de fato diamente, e Lua irá descobrir que nem tudo que encontramos online é de fato o que esperamos.

Uma história curtinha mas que nos faz refletir sobre os cuidados que precisamos ter quando encontramos alguém na internet, pois, hoje em dia, está fácil ser enganado quando o assunto é redes sociais. Por isso trouxe essa indicação, pois precisamos falar ainda mais dos perigos que a internet nos proporciona.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »