Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2022 às 20h14min - Atualizada em 17/08/2022 às 20h10min

Turismo gastronômico em Minas Gerais

Sabrina Roza - Editado por Amanda Martins


 

Foto: Blog Bendizê.

Minas Gerais é conhecida pelas suas belas paisagens, povo hospitaleiro e sua rica culinária. E vocês sabiam que tem roteiros culinários para experimentar as delícias de Minas? Continue acompanhando o post.

 

A gastronomia de Minas Gerais é riquíssima e conta com pratos conhecidos como, pão de queijo, doces e variados tipos de queijos saborosos. Para homenagear essa culinária, o dia 5 de julho é dedicado ao Dia da Gastronomia Mineira. Não é o máximo?

 

A seguir preparamos algumas cidades mineiras para você aproveitar as melhores comidas de Minas Gerais. Confira!

 

Roteiro do café em São Lourenço 

Foto: @johnschno.

 

Os apaixonados por café com certeza irão adorar esse passeio. Na cidade, além de experimentar o café, os turistas podem acompanhar todo o processo de produção da bebida. Além disso, é possível visitar as lavouras de café e acompanhar como funciona a colheita. A degustação do café normalmente segue acompanhada de queijos mineiros e alguns tipos de pães.

Foto:@rodrigoflores_photo.

Foto:@lindsaymoe.

 

Queijo Canastra em São Roque de Minas

Foto: Mundo do Queijo.

 

O queijo Canastra foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A iguaria pode ser degustada em algumas fazendas mineiras, como, Estância Capim Canastra, Fazenda São Bento, Roça da Cidade e Fazenda Capão Grande. Nesses locais os visitantes podem acompanhar o processo de fabricação do queijo e pode conhecer todos os procedimentos de maturação do mesmo. 

 

Doces de Araxá

Foto: Blog Matraqueando.

 

A cidade de Araxá é considerada a terra dos doces no Brasil. Lá existem os mais variados tipos, como as compotas, doces cristalizados, barras e entre outros.

 

A fábrica de doces da Dona Joaninha é muito famosa na região e já tem mais de 80 anos.

Quem visita a fábrica pode acompanhar as doceiras fazendo os doces em tempo real, além disso, a loja conta com a famosa ambrosia, doces diet e os zero lactose para pessoas com restrições alimentares.

Foto: Tripadvisor.

Foto: Doces Joaninha.


Experimentar vinhos em Andradas 

Foto: @kelsoknight.

 

A cidade fica próximo à Serra da Mantiqueira e as altas altitudes  garantem o cenário perfeito para a produção de vinhos. A vinícola Casa Geraldo é uma das mais famosas da região e existe desde 1969.

O local oferece tours guiados, onde os turistas visitam as parreiras, adegas, sala de degustação e a loja. Além disso, a vinícola oferece um curso de degustação de vinhos com um enólogo que ajuda na arte da degustação. 

Foto: @alelmes.

 

Festival do Ora-Pro–Nobis em Sabará

Foto: Pense Organicamente.

 

Muito conhecido em Minas Gerais, o ora-pro-nobis ou lobrobó é uma verdura muito apreciada pelos mineiros e os turistas que visitam Minas Gerais.  Ela pode ser preparada refogada com alguns tipos de carnes, como frango, porco ou boi e pode ser servida sozinha, e ainda há outras receitas como pães e panquecas. O festival em homenagem ao ora-pro-nobis acontece no mês de maio, e todos os anos o evento reúne muitas pessoas que vão para a cidade experimentar essa iguaria. 

Foto: Notícias R7.

 

Foto: Amor pela Comida.

 

Uma curiosidade sobre o ora-pro-nobis é que ele era plantado antigamente em torno das igrejas e assim formava uma espécie de cerca viva. O seu significado em latim significa rogai por nós. 

 

E aí já conheciam essas atrações imperdíveis em Minas Gerais?


Da próxima vez que você for fazer um roteiro gastronômico, não deixe de considerar Minas como uma das suas opções. 

 

Referências:

Turismo de Minas. Disponível em: https://https://turismodeminas.com.br/dicas/roteiros-gastronomicos-minas-gerais/. Acesso em 11 de agosto de 2022.

 

Trivago Magazine. Disponível em: https://magazine.trivago.com.br/roteiros-de-minas-gastronomia/. Acesso em 11 de agosto de 2022.

 

Primotur. Disponível em em :https://www.primotur.com.br/novosite/site/roteiro/10682/rota-gastronomica-do-sul-de-minas. Acesso em 11 de agosto de 2022

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »