31/08/2022 às 13h39min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h22min

Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda é o primeiro santuário mariano do Brasil e celebra mais de 470 anos de fé e devoção

Após três anos, a Romaria 2022 retorna para o presencial com presença de devotos de diversas regiões

Karina Cassimiro - Revisado por Vanessa Kelly
Fachada do Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda. (Foto: Reprodução/ Santuário Nossa Senhora d’Ajuda).

O primeiro Santuário Mariano do Brasil, é dedicado a Nossa Senhora d'Ajuda e está localizado no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia. No dia 15 de Agosto é comemorado o dia da padroeira e os devotos comparecem para prestar suas homenagens, pagar promessas, agradecer pelas graças e bênçãos alcançadas. 

 

Em março de 2022, a festa em homenagem a Nossa Senhora d'Ajuda se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do município de Porto Seguro, fortalecendo a identidade e memória cultural. Além disso, em dezembro de 2021 tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Eunápolis, a tradicional romaria que sai de Eunápolis e vai até Arraial d’Ajuda. 


A festa em homenagem a Nossa Senhora d’Ajuda acontece no mês de Agosto. Este ano as novenas ocorreram entre os dias 6 a 14 e dezenas de pessoas compareceram na tradicional missa festiva no dia 15, com procissão levando a imagem de Nossa Senhora d'Ajuda pelas ruas do centro de Arraial. Fortalecendo os mais de 470 anos de fé e devoção no Santuário Mariano, o mais antigo do Brasil.
Procissão 2022.

Procissão 2022.

(Foto: Reprodução/ Santuário Nossa Senhora d’Ajuda).


Imagem de Nossa Senhora d'Ajuda.

Imagem de Nossa Senhora d'Ajuda.

(Foto: Reprodução/ Acervo pessoal).

História


Em 1549, os jesuítas chegaram com a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, trazida de Portugal. A primeira capela foi construída em 1550 e somente anos depois, em 1772 foi feita a restauração da igreja recebendo a forma atual. Através de Nossa Senhora que originou o nome do vilarejo.

A história do Santuário está ligada à  Fonte Sagrada por causa da água que brota debaixo do altar. O Pe. Vilmar Correia, reitor do Santuário, conta que quando os missionários jesuítas estavam construindo a capela necessitavam de água potável. Na proximidade da capela havia uma lagoa na propriedade de um fazendeiro que não deixava utilizar a água, com isso fizeram uma oração para Nossa Senhora ajudar nessa construção e assim surgiu o primeiro milagre de Nossa Senhora d’Ajuda, fazendo a água brotar debaixo do altar.

Essa água existe até hoje e alguns pesquisadores acreditam que nesse local seria impossível a água brotar.
Desde então, a água é considerada milagrosa atraindo turistas e romeiros de diversas regiões do Brasil. Em 1929, foi construída uma espécie de “abrigo” da Fonte Sagrada, onde é possível visitar e recolher a água milagrosa.

Fonte sagrada.

Fonte sagrada.

(Foto: Reprodução/ Acervo pessoal).

Segundo moradores mais antigos de Arraial, os romeiros percebendo que vinham muitos fiéis para celebrar o dia da padroeira, viram uma oportunidade de vender suas mercadorias. No início esse negócio ocorria na porta do Santuário, ao longo dos anos, o comércio popular foi crescendo passando para Praça São Brás e atualmente está localizado no Parque Central, espaço a céu aberto onde são montadas barracas que vendem roupas populares, acessórios e alimentos. Além disso, também acontecem shows e para crianças um parque de diversão, tornando-se atração cultural e de entretenimento atraindo moradores da região, romeiros e até turistas que estão visitando a cidade.

 

Conheça também o turismo religioso em Aparecida do Norte.

 

Romaria de Eunápolis até Arraial d’Ajuda

  
Romaria a pé 2022.

Romaria a pé 2022.

(Foto: Reprodução/ Santuário Nossa Senhora d’Ajuda).

A 12° Romaria a pé ao Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda, retornou após três anos sem realização, devido à pandemia de Covid-19. Saiu da cidade de Eunápolis na madrugada de 13 de Agosto com mais de 600 fiéis. A peregrinação levou mais de um dia com algumas paradas para descanso, e percorreu quase 70 km chegando em Arraial d' Ajuda no dia 14 pela tarde. A chegada emocionou os romeiros e também quem estava observando a romaria passar. Rita, uma das responsáveis pela peregrinação, explica que a importância da romaria é a manifestação de fé.

"Acredito que nós romeiros que vivenciamos esse momento de fé, a gente consegue sim ser luz na vida de alguém, ser sal porque fé é isso, você crer…”, disse.

 A história da manifestação de fé da romaria a pé de Eunápolis ao Santuário em Arraial d’Ajuda é antiga, teve início através do Pe. Francisco Saraiva e reuniu 113 pessoas. No decorrer dos 12 anos o número de peregrinos foi aumentando chegando na organização que tiveram atualmente. Em 2022, a  romaria contou com apoio da comissão de coordenadores, Polícia Rodoviária Federal,  grupo de Ciclista "Os Aventureiros da Noite", ônibus de apoio e baú para guardar os pertences, carro de primeiro socorros e água mineral para todos os participantes.


Vídeo da chegada da Romaria ao Santuário. (Reprodução: Santuário Nossa Senhora D’Ajuda - YouTube).


 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »