Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/08/2022 às 21h42min - Atualizada em 05/08/2022 às 21h35min

Turismo religioso em Aparecida do Norte: atrações imperdíveis além do Santuário Nacional

Sabrina Roza - Editado por Amanda Martins
Hoteis.com

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza

 

Berço da fé católica, a cidade de Aparecida, em São Paulo atrai muitos fiéis e pessoas de outras religiões. O santuário que é considerado o maior templo católico da América Latina e o segundo maior do mundo, traz consigo uma arquitetura única e uma história rodeada de devoção.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza

 

Em 1717, a história da cidade se inicia com o encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul. Naquela ocasião o Conde de Assumar como era conhecido, passaria pela Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, e devido a esse fato, a câmara da cidade fora avisada para que os pescadores da região pescassem alguns peixes para alimentar o conde e sua comitiva.


A história relata que três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, foram até as margens do porto Itaguaçú  para a pescaria, porém não obtiveram sucesso no primeiro momento.

Um dos pescadores, João Alves, ao lançar a sua rede, sentiu que algo ficou preso nela e ao puxá-la para a superfície percebeu que havia na rede uma imagem quebrada sem a cabeça. Um pouco mais adiante do rio, tornaram a lançar a rede e pescaram a cabeça que se encaixava perfeitamente na imagem. Com isso, eles pensaram ser um sinal divino e veneraram a santa, que para eles, era a Nossa Senhora da Conceição muito conhecida na época.  


Algum tempo depois, quando jogaram a rede novamente, e houve uma abundância de peixes inexplicável,  e a santa  ficou conhecida nesse momento por realizar o seu primeiro milagre naquela região. 

 

Muitos visitantes vão até o Santuário Nacional de Aparecida para fazer promessas, pedidos de oração e simplesmente conhecer o local. Mas vocês sabiam que Aparecida apresenta atrações além do santuário? Continue lendo para conhecer. 

 

Caminho do Rosário 

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza

 

Inaugurado em 2018, o caminho do Rosário fica próximo ao famoso Hotel Rainha do Brasil e constitui uma trilha de aproximadamente 1.300 metros, que liga a basílica ao Porto de Itaguaçú. No local se encontram 20 cenários e 200 esculturas feitas pelos artistas Blas Sevin e Angela Servin em tamanho real que representam os mistérios do Rosário, que são eles: Gloriosos, Dolorosos,Gozosos e Luminosos.


A caminhada ao local traz uma profunda reflexão sobre a vida de Jesus e tudo o que ele enfrentou durante o tempo em que viveu. 

 

A entrada para o caminho do Rosário é gratuita e abre a partir das 6 horas da manhã, e fica aberta até as 19 horas. Depois de percorrer o caminho é possível visitar o Rio onde a imagem foi encontrada. 

 

Porto Iguaçu 

Foto: Arquivo pessoal:Sabrina Roza

 

O nome Itaguaçú, quer dizer Pedra Grande em tupi-guarani e foi lá que a imagem de Nossa Senhora de Aparecida foi encontrada. No Porto é possível andar de balsa pelo rio e ouvir um pouco da história de Aparecida com um guia. O passeio dura em torno de 20 minutos e custa aproximadamente 20 reais. 

Para os interessados as expedições ocorrem de domingo a domingo de 8 às 17 horas.

 

Morro do Presépio 

Foto|Reprodução: Cronicas Macaenses.

Foto|Reprodução: Cronicas Macaenses.

 

A área possui 7.345 metros e conta com mais de 70 esculturas em tamanho real, onde é possível ver pastores, ovelhas, camelos, Reis Magos e entre outros que contam um pouco da história de Jesus desde o seu nascimento. O local é ótimo para relaxar e tirar fotos, além de conhecer um pouco da história. Do morro é possível ter uma visão privilegiada da basílica além de poder apreciar a paisagem da Serra da Mantiqueira.

 

A entrada é gratuita e está aberta diariamente para os turistas. 

 

Capela das Velas

Foto: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

 

A capela fica dentro da basílica, e lá é o único local onde é possível acender velas. Nas lojas oficiais do santuário é possível comprar as velas, essas que têm tamanhos variados, sendo possível comprar uma vela com a altura de cada pessoa. Uma curiosidade da capela é que ela possui filtro e exaustor para absorver a poluição causada pela queima da parafina.

 

Morro do Cruzeiro 

Foto: Arquivo pessoal: Sabrina Roza.

 

O Morro do Cruzeiro é conhecido pela sua tradicional via-sacra. Com mais de 90 anos, esse ponto se encontra localizado nas proximidades do Santuário Nacional e pode ser acessado a pé ou do Bondinho de Aparecida. 

 

Sala dos Milagres

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

Fotos: Arquivo pessoal:Sabrina Roza.

 

Conhecida como sala dos Milagres ou das Promessas, o local apresenta inúmeros objetos de vários fiéis que os deixam em agradecimento aos milagres alcançados. A sala fica no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida e recebe milhares de fiéis e objetos todos os anos.


A entrada é gratuita e não precisa de agendamento,  o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 8 às 18 horas, sábado de 7 às 18 horas e domingo de 6 às 18 horas.

 

Basílica Velha

 

Fotos: Arquivopessoal: Sabrina Roza.
 

 A Basílica velha é a Igreja Matriz, que foi construída em 1745, pelo padre José Alves Vilela. A igreja passou por algumas reformas ao longo dos anos, onde foram acrescentadas uma nova fachada e acréscimo de duas torres.

O estilo da Matriz é o Barroco, e foi tombada como monumento histórico, religioso e arquitetônico, pela resolução n° II de 18 de abril de 1982. O seu interior apresenta um altar de mármore Carrara que foi trazido da Itália, além disso dentro da igreja é possível  ver um Órgão Alemão e a pintura do teto que representa os seis milagres realizados por Nossa Senhora Aparecida: a pesca milagrosa, o milagre do escravo e da vela, da menina cega, do caçador agredido por uma grande onça, e do menino salvo das águas do rio.

 

Foto|Reprodução:A12.

Foto|Reprodução: Cronicas Macaenses.

 

Para se ter acesso à Basílica velha é necessário atravessar a Passarela da Fé, que fica dentro do Santuário de Aparecida. Nas proximidades é possível encontrar ainda um Shopping de médio porte com algumas lojas de artigos religiosos e uma praça de alimentação.

 

Gostou das dicas? Não deixe de ler a matéria completa para saber mais sobre Aparecida.

 

Referências:

Transportal. 2022. Disponível em: https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-tiete/aparecida-do-norte-sp/. Acesso em 29 de julho de 2022.

 

Turistando com a Lu . 2020. Disponível em: https://www.turistandocomalu.com.br/o-que-fazer-em-aparecida-do-norte-sp/. 

Acesso em 29 de julho de 2022.

 

Rota de Férias. Disponível em :https://rotadeferias.com.br/passeios-em-aparecida/. Acesso em 29 de julho de 2022.

 

 Cronicas Macaenses. 2010. Disponível em:https://cronicasmacaenses.com/2012/10/11/basilica-velha-de-aparecida-a-basilica-matri/. Acesso 05 de agosto de 2022.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »