Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/09/2022 às 22h08min - Atualizada em 21/09/2022 às 22h05min

Verona: a cidade do amor de Romeu e Julieta

Sabrina Roza - Editada por Victória Silva
Foto: Reprodução Vamos Por Aí

Localizada no norte da Itália, Verona é uma cidade cheia de histórias, principalmente por ter sido palco de um romance que marcou a literatura mundial.  Vou dar uma dica, jovens apaixonados com famílias rivais. Já sabem de quem estou falando? Se você disse Romeu e Julieta você acertou!

O romance escrito por William Shakespeare fala sobre Romeu e Julieta, dois jovens que se apaixonaram perdidamente, porém pelo fato de suas famílias serem rivais eles viviam um romance secreto e proibido naquela época. Eles até chegam a se casar em segredo, para que dessa forma suas famílias pudessem por fim aceitar o relacionamento. Mas, isso não aconteceu como o esperado.
 

Após o casamento,Teobaldo, primo de Julieta, Romeu e seu fiel amigo Mercúcio, se envolveram em uma brigada, onde Teobaldo e Mercúcio vieram a falecer, com esse fato, o príncipe pediu para que Romeu fosse exilado da cidade. Com Romeu distante de Verona, Julieta foi prometida em casamento para outro homem, e para evitar que isso acontecesse ela decidiu elaborar um plano que consistia em tomar um sonífero para simular sua morte, toda essa  trama fora descrita em uma carta que deveria ser entregue a Romeu, só que a carta não chegou ao seu destino final. Por Romeu não ter recebido a carta que descrevia o plano da amada, ele pensou que Julieta estava realmente morta quando a viu deitada em uma pedra dentro da cripta. E em um ato de desespero ele tomou um veneno e morreu. Quando Julieta acorda, percebe que o amado está morto, e ela imediatamente crava um punhal em seu peito e morre também. A história rendeu ao cinema alguns filmes sobre o casal apaixonado, um dos atores que deram vida ao personagem foi Leonardo DiCaprio. 


A história trágica deixou Verona mundialmente famosa, com isso muitos fãs e curiosos visitam a cidade todos os anos. Vamos conhecer um pouco mais de Verona?

 

Quem visita a cidade logo se depara com a charmosa e imponente Ponte Pietra,um símbolo histórico mais antigo localizado no centro antigo de Verona. A ponte é responsável por unir as duas margens da cidade onde passa o Rio Adige.

 

Casa da Julieta


Como já sabemos, Verona foi palco do romance de Romeu e Julieta, e  muitos turistas visitam a cidade em busca de conhecerem o local onde a personagem viveu. A Casa di Giulietta ou Casa de Julieta é uma atração muito procurada pelos turistas e vive sempre lotada. Então se você pretende visitar o local a dica é: chegue cedo! 
 

O casarão antigo contém um muro com diversos bilhetes colados, fotos e juras de amor dos apaixonados do mundo inteiro. Além disso, o belo jardim conta com uma estátua da Julieta, que reza a lenda, que quem tocar no seio direito do monumento terá muita sorte na vida amorosa. Um fato é que a estátua original fica atualmente dentro da casa, a estátua do jardim é apenas uma réplica. A decisão de retirar a obra original foi porque de tanto os turistas tocarem na estátua ela estava se deteriorando.

 

*Dica bônus: sabia que é possível escrever cartas para a Julieta?
 

Não, não será  ela que irá responder, afinal ela era uma personagem criada por William Shakespeare. O que quero dizer é que para os enamorados e eternos românticos espalhados por esse mundo, é possível sim escrever cartas contando a sua história de amor e endereçá-las a Julieta em Verona. Tudo isso é possível através do Club di Giulietta, fundado em 1972 por Giulio Tamassia. O local conta com secretárias voluntárias de várias nacionalidades que são encarregadas de responderem as milhares de cartas que chegam todos os dias. E você também pode se tornar uma secretária da Julieta por dia ou mais e responder as cartas de amor . Para fazer sua solicitação é necessário entrar em contato através do email:[email protected]. e para enviar as cartas de modo tradicional pelo endereço: Club di Giulietta,Vicolo Santa Cecilia 9, 37121 Verona

Tel. + 39 045 533115

 

Arena di Verona

 

O anfiteatro Arena di Verona é mais antigo que o Coliseu de Roma. Lá é possível assistir vários espetáculos, shows e até um Festival de Ópera que ocorre nos meses de junho e agosto.

 

Duomo di Verona

 

A catedral de Verona é um templo em estilo românico dedicado à Virgem Maria sob a designação Santa Maria Matricolare e foi erguido no século 12. O interior da igreja conta com diversos afrescos e obras de arte, além de possuir um batistério do século XII. Ao adentrar no Duomo é possível ver três naves com abóbadas cruzadas e cinco que vão se  dividindo por oito colunas de mármore.

 

Torre dei Lamberti 

 

A torre é muito famosa por seus dois sinos, e possui uma vista de  360 graus da cidade. E comprando o bilhete para a visita à Torre Dei Lamberti os turistas têm a entrada garantida na Galleria d’Arte Moderna Achille Forti.
 

 

Chegamos ao final da nossa jornada em Verona, espero que tenham gostado das dicas especiais que preparamos. Não se esqueça de conferir o post para a sua viagem em Verona. Ciao!

 

Referências:
 

Verona, Itália: O que fazer na cidade que inspirou Romeu e Julieta?. Seguros Promo. Disponível em: . Acesso em: 16 de setembro de 2022.
 

PANZERA, Camile. Verona: conheça a cidade de Romeu e Julieta, na Itália! Melhores Destinos. Disponível em: . Acesso em: 16 de setembro de 2022.
 

Verona. Viagem e Turismo. Disponível em: . Acesso em 16 de setembro de 2022.

 

Juliet Club. Disponível em: https://www.julietclub.com/en/. Acesso em 19 de setembro de 2022. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »