Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/09/2022 às 00h37min - Atualizada em 23/09/2022 às 23h58min

Bebidas, comidas e muita história

Bares e restaurantes centenários no Brasil

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Viajar é Demais

Já imaginou aquele happy hour da sexta-feira em um bar dos tempos do imperador D. Pedro II? E aquele restaurante que você tanto gosta, ter mais de 100 anos?

Os muitos restaurantes modernos com culinária contemporânea e os bares temáticos, que são tendência, não fizeram com que os estabelecimentos centenários se tornassem obsoletos. Toda riqueza histórica dão um toque bastante charmoso nesses estabelecimentos, e acredite se quiser, eles não são tão incomuns, existem vários espalhados pelo país esperando sua visita. 

Leite - Recife/PE 

O restaurante mais antigo do país, se considerar que se mantém no mesmo lugar e não teve o atendimento suspenso desde a sua abertura, está localizado na capital pernambucana, com 140 anos de muitas histórias. Fundado pelo português Armando Manoel Leite de França em 1882, muitas personalidades frequentaram o local, como a escritora Simone de Beauvoir e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. O restaurante mantém a tradição bem viva, o cardápio é praticamente igual desde a sua abertura, a atmosfera aristocrática se dá por conta das louças, cristais e prataria europeia. Frutos do mar são o destaque da culinária do Leite. 



Café Lamas - Rio de Janeiro/ RJ

Se levarmos em conta o ano da fundação, o Café Lamas seria o mais antigo do Brasil funcionando atualmente, porém a mudança de endereço fez com que restaurante passasse um período fechado. O largo do Machado foi seu endereço de fundação, porém as obras do metrô em 1974 fizeram com que o restaurante hoje se locaize no bairro Flamengo. Com uma culinária variada, ostenta ter o melhor filé mignon do Rio de Janeiro, já foi citado em músicas e inspirações de livro. 

         

Ristorante Carlino - São Paulo/ SP

Considerado o restaurante mais antigo de São Paulo, foi fundado em 1881 no Largo do Paiçandu pelo toscano Carlo Cecchini onde permaneceu sob seu comando até 1949. Já teve outros endereços e hoje está localizado na Vila Buarque. O restaurante tem o poder de transportar o visitante as cantinas italianas, pela incrível cozinha italiana e seu ambiente. O amor pela Itália não está somente nos pratos, mas em toda decoração e até na frase em seu site. ‘Tradição e simpatia são ingredientes primordiais de nossa casa. Venha experimentar as delícias do Carlino e fazer parte desta linda história de amor pela cozinha italiana.’ 

  

Bar Luiz - Rio de Janeiro

Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, fundado em 3 de Janeiro de 1887, quando Dom Pedro II era o Imperador do Brasil e a cidade do Rio de Janeiro era capital do Império. O bar passou por muitas mudanças de endereço, donos e até mesmo seu nome. Jacob Wendling, seu fundador, abriu na Rua da Assembléia o “Zum Schlauch”. Em 1915, uma lei em valorização da língua nacional, institui que estabelecimentos comerciais não poderiam ostentar letreiros com nomes em língua estrangeira e com isso o nome muda para “Bar Adolph”. A mudança para o atual, vem no período Segunda Guerra Mundial onde o nome Adolph não era bem-visto, já que era o primeiro nome do ditador Hitler. Alunos do Colégio Pedro II invadiram o Bar com o intuito de destruí-lo, associando seu nome ao ditador Adolf Hitler e os regimes fascistas, o então dono, o austríaco Ludwig Vöit, passou a denominar-se Luiz, com isso o nome do bar muda para “Bar Luiz”.

A culinária alemã e chope gelado são o carro-chefe do bar, que sempre teve uma clientela de prestígio a exemplo o compositor de Aquarela do Brasil, o músico Ary Barroso. Segundo o site do bar, curiosamente estava no local tomando um chope na ocasião que os estudantes do Pedro II queriam apedrejar o local, pelo agora antigo nome, “Bar Adolph”, e foi Ary Barroso que salvou o local da destruição. Hoje localizado na Rua da Carioca, 39, está fechado temporariamente, infelizmente uma destruição, agora de causas naturais, fez com que o bar fechasse suas portas em 2021, para obras, e devido a problemas financeiros que atrasaram as obras o bar permanece fechado.

    

Outros bares, restaurantes até mesmo confeitarias fazem parte da longa história nacional, e também merecem uma visita. Para conhecer a culinária, aquela cervejinha, drinks deliciosos ou até mesmo para apreciar os ambientesa decoração e suas muitas histórias vou deixar mais algumas opções. 

Rio Minho / Rio de Janeiro (1884) 
Rua do Ouvidor, 10 - Centro

Gambrinus/ Porto Alegre (1889)
Mercado Publico de Porto Alegre, galeria 85 - Centro Histórico, Porto Alegre

Confeitaria Colombo / Rio de Janeiro (1894)
Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro

Cantina Castelões/ São Paulo (1924)
Rua Jairo Gois, 126 - Brás,

Café Palhares / Belo Horizonte (1938)

Referências:
 
Os 6 restaurantes mais antigos dos Brasil. 2019. Viagem e Turismo. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/coluna/viagem-no-tempo/os-6-restaurantes-mais-antigos-do-brasil/. Acesso 16/09/2022

Bar Luiz. Disponível em:  https://www.barluiz.com.br/. Acesso 20/09/2022

Café Lamas. Disponível em: https://cafelamas.com.br/. Acesso 20/09/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »