17/10/2022 às 21h37min - Atualizada em 16/10/2022 às 14h33min

Conheça a história da canção 'Fix You', do Coldplay

O hit conquistou multidões e sucesso continua após décadas de lançamento

Madson Lopes - Revisado por Flavia Sousa
Chris Martin, vocalista do Coldplay. (Foto:Tim Toda/ @coldplay - Instagram)
Lançada em 2005, ‘Fix You’ é mais uma prova que musica boa não envelhece. Do inicio melancólico ao final vibrante, a canção arrebata multidões por onde Coldplay passa. Esse ano ela voltou à cena no Brasil, após a passagem da banda no Rock in Rio 2022. Durante a apresentação, Chris Martin, vocalista do grupo, ao cantar a primeira estrofe da música, abraça um fã visivelmente emocionado. Protagonizando uma das mais belas cenas do evento, nesta edição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @multishow

Apresentação do Coldplay no Rock in Rio 2022, publicado na pagina do Multishow. (Reprodução: @multishow - Instagram).

Inspiração

‘Fix You’ (Consertá-lo, em tradução literal) faz parte do terceiro álbum de estúdio da banda, intitulado “X&Y”. Embora todos os integrantes do grupo contribuíram em sua composição, a letra traduz os esforços de Chris Martin ao tentar consolar sua, então namorada, de luto. De acordo com a Rolling Stone, Martin, escreveu a musica para a atriz Gwyneth Paltrow, enquanto está sofria com a morte do seu pai, o famoso diretor de cinema Bruce Paltrow.

Martin e Gwyneth formaram um casal por 13 anos (2003 a 2016), e foi bem no inicio da relação que ela perdeu o pai. A perda abalou profundamente a atriz, fazendo com que se recolhesse da vida pública e passasse boa parte do dia trancada no seu quarto, apresentando sinais de depressão. Antes disso, quando Bruce ainda estava bem de saúde, ele havia comprado um teclado de presente a sua filha. Martin conta que, até então, ninguém havia conectado o instrumento, e foi dai que partiu a inspiração. Convencido que escrever seria a única forma de ajudar à namorada, ele, então, usa o instrumento como fonte de inspiração.

A primeira estrofe da musica apresenta um destinatario triste, alguém sofrendo. Já na segunda, aborda a face do luto: “Quando você perde algo que não pode substituir”, e ao chegar no refrão, o remetente se compromete em ajudar: “Luzes vão te guiar para casa / e incendiar seus ossos / e eu vou tentar concertar você”. Assim, a canção fala de perda, superação e da necessidade de ser ajudado durante esse processo. Essa empatia é marca nas letras do Coldplay, e claramente percebidas durante seus shows.

Em 2015, a atriz confirmou que a música foi escrita para ela. Durante uma entrevista para a Sirius XM, ela afirma: "Fix You era sobre ele [Martin] tentando me colocar de volta depois que meu pai morreu".


 
Reconhecimento e uso notável

Depois do lançamento ‘Fix You’ ganhou vida própria. Foi recebida com várias críticas positiva e na mesma semana já entrava para listas importantes do meio musical. Pela UK Single Chart – ranking semanal oficial de single do Reino Unido – atingiu a posição #4. Já à revista “Q” homenageou a canção colocando em segundo lugar nas “100 melhores musicas do ano”. A NME – revista especializada em musicas – também listou o hit como uma das “faixas do ano” de 2005.

Seu uso e reconhecimento notável também foram percebidos na mídia. Estreando na TV através de um episódio da série americana “The O.C” produzida pela Fox, e nos anos seguintes, a canção foi amplamente usada em filmes e programas. Depois disso foi à vez dos covers. Com a facilidade para ser tocada em uma melodia animada e energética, e também sintonizada em uma musica acústica, ‘Fix You’ obteve enumeras variantes.

Avançando quase 20 anos desde o lançamento, e ela continua sendo regravada. Durante a pandemia de covid-19, viralizou o cover produzido pela BTS – banda sul-coreana popular de K-pop. Dado as circunstâncias que o mundo inteiro vivia, atrelado ao significado que a canção carrega, já era de se esperar o sucesso da nova versão. Além de receber elogios do próprio Coldplay, também entrou para a lista dos melhores covers do BTS, de acordo com a Billboard.

 

Acústico MTV' do BTS com o cover do hit 'Fix You' do Coldplay. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Canção humanitária

É de conhecimento dos fãs, que Coldplay, ao longo de sua carreira foi aberto sobre seu apoio a diferentes causas e instituições. Ainda em 2005, Quando a faixa foi lançado no iTunes, o grupo resolveu doar 100% do lucro para ONGs que assistiam vitimas do furacão Katrina, nos EUA. E durante a gravação do clip oficial da música, Coldplay decidiu que o vídeo seria um tributo aos bombardeios ocorrido em Londres em 07 de Julho de 2005. Em várias entrevistas Chris Martin afirma que ‘Fix You’ provavelmente foi a canção mais importante que a banda já fez.

Coldplay é uma banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland quando frequentavam o University College London.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »