Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/07/2020 às 21h46min - Atualizada em 06/07/2020 às 21h42min

Sem a Globo, final da Taça Rio será exibida pela FluTV

Liminar, que garante transmissão da Globo -- apesar da rescisão do contrato --, não é válida para o rubro-negro

Tamyres Vieira - Editado por Paulo Octávio
Nenê, de calcanhar, fez o gol da vitória do Flu na primeira fase da Taça Guanabara. Foto: Lucas Merçon/Fluminense/Divulgação
A final da Taça Rio entre Fluminense e Flamengo, nesta quarta, 8, não contará com a transmissão da Rede Globo. A juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara do Rio de Janeiro, explicou que a liminar que foi concedida a favor da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ)  -- que obrigou exibição de Fluminense x Botafogo -- não é válida para os jogos do rubro-negro. Isso porque o Fla  não entrou em acordo com a emissora para exibir seus jogos pelo campeonato carioca. Sendo assim, o Flu, mandante do jogo, tem os direitos de transmissão e vai exibir o jogo de forma gratuita na FluTV do Youtube.  

"A controvérsia instaurada diz respeito tão somente à rescisão contratual, por iniciativa das ora rés, em relação ao contrato firmado com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - FERJ. Não está em discussão a aplicação da Medida Provisória 984/2020 ao Campeonato Estadual. De modo que a liminar não alcança as partidas com participação do Flamengo, já que se limitou a tornar sem efeito a rescisão unilateral de contrato", afirma a juíza.

Na última quinta-feira, a Globo rescindiu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. Emissora alegou que houve uma quebra de exclusividade, o que feriu uma cláusula prevista no contrato assinado com os 11 clubes que disputam o torneio e a FERJ. Com isso, os clubes estão livres para transmitir suas partidas ou até vender as transmissões.

Globo conseguiu uma vitória com essa decisão, mas se manteve neutra após a manifestação da magistrada: "A Globo reitera seu entendimento de que o contrato foi rescindido e reafirma que os clubes estão livres para ceder os direitos sobre seus jogos ou transmiti-los", afirmou em nota.

FERJ criticou a emissora: A FERJ diz que a Globo “distorce, às escâncaras, a ordem judicial a qual está submetida, criando subterfúgios literários para justificar sua intenção de descumprir o contrato em vigor (por força de decisão judicial) de transmissão do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais”.

Já o Flamengo disse que a transmissão do jogo. “Sendo assim, de acordo com o que determina a MP 984/2020, publicada pelo Governo Federal, os direitos de transmissão desta partida serão exclusivamente do clube tricolor e de sua parceira Rede Globo de Televisão. O Clube de Regatas do Flamengo, desde já, registra que cumprirá integralmente o que está definido na medida provisória. Desejamos todo sucesso na transmissão, de forma que tanto a torcida rubro-negra quanto a tricolor possam assistir a um grande espetáculo de futebol.” Publicou o clube carioca através de uma nota em suas redes sociais.

A decisão pode favorecer o Fluminense, que já recebeu as cotas da Globo, pois a emissora já notificou que mesmo com a rescisão efetuaria os pagamentos já combinados. O tricolor pode negociar com outras emissoras de TV, canais de streaming ou até se aventurar na organização da sua própria transmissão pelo canal do clube no Youtube.

Em meio ao caos, o torcedor só quer saber: teremos transmissão com imagens? Se sim, em qual plataforma? Quarta feira, às 21h30, terá a resposta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »