Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/12/2022 às 18h45min - Atualizada em 03/12/2022 às 18h33min

Argentina passa sufoco, mas vence a Austrália e se classifica

Com a vitória, o time de Lionel Scaloni enfrenta a Holanda, rival histórico em Copas do Mundo, e entra na rota do Brasil

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Messi abriu o placar a favor da Argentina (Foto: Getty Images)
Foi difícil, mas a Argentina conseguiu a  classificação para as quartas de final da Copa do Mundo depois de vencer a Austrália pelo placar de 2x1. Messi e Álvarez marcaram a favor dos argentinos, e Goodwin descontou para os australianos. O atual camisa dez argentino fez seu milésimo jogo na carreira e marcou o nono gol dele em Copas do Mundo, o primeiro em mata-mata, e superou Diego Maradona, que tem oito. Agora, os hermanos encaram a Holanda na próxima sexta, às 16h, pelas quartas de final. E podem fazer um clássico histórico contra  o Brasil, na semi, caso as duas seleções avancem até essa fase. 

A Holanda é um rival histórico da equipe albiceleste em Copas. As duas seleções já se enfrentaram em cinco oportunidades; A Laranja mecânica ganhou dois jogos, Argentina um e houve dois empates. Em 74, na fase de grupos, e em 98, pelas quartas de final, os europeus venceram. Já os sul-americanos ganharam nos pênaltis na semi de 2014 e a final de 1978 -- na prorrogação após igualdade no tempo normal. E Houve empate em 0 a 0 na fase de grupos de 2006. 

Dado pessoal é que Messi, que fez o seu gol de número 94 pela equipe albiceleste. O camisa dez é o maior artilheiro da seleção, com 40 tentos a mais do que o atacante Gabriel Batistuta, que é o segundo maior goleador com 54.

1°  TEMPO 


Jogando no esquema 4-4-2 , a Argentina procurava tocar a bola, mas estava com dificuldades de infiltrar na defesa australiana. Apesar de não ter conseguido criar grandes oportunidades no começo do jogo, o toque de bola serve para cansar o adversário. Por volta dos 20 minutos, a Argentina ainda fazia um jogo bem aquém do esperado. Lionel Messi estava marcado e os atacantes não executavam dribles para tentar furar a marcação australiana. O jogo estava ficando ainda mais difícil. Aos 30, a Austrália começa a ficar mais tempo com a bola no campo de ataque, mas não assustava o goleiro Martínez. Foi aí que o Gênio apareceu e guardou. Messi recebeu do zagueiro Otamendi e chutou no cantinho do goleiro Ryan para colocar a Argentina na frente.

Após abrir o placar, os argentinos continuavam no campo de ataque em busca do segundo gol para ter uma vantagem mais confortável. O primeiro tempo foi pouco movimento, mas, no único lance perigoso que teve, Messi colocou a bola na rede. E isso fez a diferença.

2° TEMPO

No primeiro lance do segundo tempo, o meia Rodrigo de Paul recebeu pela direita, tocou para Messi, que mandou nas mãos de Ryan. O cenário do começo da etapa inicial foi similar ao da final. A Argentina mantinha a posse de bola, mas não criava oportunidades claras. Aos 11, Ryan falhou, a bola sobrou para o atacante Álvarez, que mandou para a rede e fez 2x0 a favor dos Hermanos.

 
Após o gol, a Austrália procurava ficar mais tempo com a bola no pé, mas dificilmente passava do meio-campo. Aos 20, Messi arriscou de fora da área, porém mandou por cima da meta defendida por Ryan. 15 minutos depois, Tagliafico recebeu, bateu cruzado e mandou à esquerda do gol.

No lance seguinte, o castigo para Argentina. O lateral Behich fez boa jogada, cruzou, Otamendi afastou e o meia Goodwin encheu o pé, a bola desviou e entrou no cantinho de Martínez.

 
Aos 35, Behich dribla a defesa argentina, fica de frente para Martínez, mas  foi travado na finalização. Depois da cobrança, a bola sobrou para Rowles, mas o zagueiro mandou para fora. Nos minutos finais, Rodrigo De Paul tocou para Lautaro Martínez, o atacante bateu cruzado e mandou para fora. Instantes depois, Messi fez linda jogada, deixou Lautaro de frente para o goleiro, mas  dessa vez isolou, perdendo uma ótima chance.

Nos acréscimos, Messi de novo tocou para Lautaro, que na finalização, foi parado por Ryan. Momentos depois, Messi recebeu na direita, cortou para o meio e mandou para fora. A Argentina estava mais próxima de fazer o terceiro do que a Austrália empatar. Aos 44, Lautaro Martínez teve mais uma oportunidade e de novo foi parado por Ryan. No rebote, Messi errou o chute. No último lance, o atacante Kuol teve a oportunidade de empatar o jogo, mas o goleiro Martínez fez um milagre.

No contexto geral, os argentinos ficaram mais tempo com a bola no pé. Os australianos tentavam efetuar contra-ataques. Após o fim do jogo, a Argentina teve 61% de posse de bola contra 39% dos australianos.


PRÓXIMOS JOGOS

Após a derrota, a Austrália encerra a participação no Mundial. Já a Argentina enfrenta a Holanda na próxima sexta-feira (9), às 16h  (Brasília), no estádio Lusail. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »