Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/12/2022 às 19h04min - Atualizada em 13/12/2022 às 18h43min

Messi tem grande atuação, e coloca a Argentina na final

Seleção bicampeã do mundo domina as ações do jogo e não dão chances aos croatas

Daniel Godoy - Editado por: Alan Martins
Messi bate recordes e é o favorito para vencer o prêmio de craque da copa (Foto: Friedemann Vogel/EFE)
Os Hermanos estão em festa. A Argentina está na final da Copa do Mundo de 2022 após vencer a Croácia por 3x0. Os gols do jogo foram marcados por Lionel Messi e o atacante Álvarez, que marcou duas vezes. Com a vitória, o time de Lionel Scaloni espera o vencedor da semifinal entre França e Marrocos. Já a Croácia aguarda o perdedor deste confronto para a disputa do terceiro lugar.

O craque Lionel Messi quebrou mais um recorde histórico. Com o gol marcado nesta semifinal de Copa do Mundo, o Gênio chegou à marca de 11 gols e superou o ex-atacante Gabriel Batistuta, que agora é o segundo maior goleador, com dez bolas na rede. Além disso, se tornou o atleta argentino com mais Copas do Mundo disputadas na história. Com cinco mundiais no currículo, superou Diego Maradona e Javier Mascherano.

A classificação diante da Croácia levou ao torcedor argentino o sentimento de ter conseguido uma revanche da Copa de 2018. Naquela ocasião, os croatas venceram por 3x0 na fase de grupos.
Esta será a quinta final de Copa do Mundo que a Seleção Ambiceleste disputa. Foi campeã nos anos de 1978 e 1986, em cima de Holanda e Alemanha, respectivamente. Perdeu em 1930 para o Uruguai, 90 e 2014 para a Alemanha.


1° TEMPO
Nos minutos iniciais, os argentinos tentavam cadenciar mais o jogo e esperavam o momento certo para conseguirem criar chances perigosas. Do outro lado, os croatas tocavam a bola de maneira lenta e sem intensidade, pois o sistema defensivo da Argentina estava bem armado.
Por volta dos 20, o jogo continuava truncado. Dessa vez, com a Croácia mais tempo com a bola no campo de ataque. Entretanto, não finalizava. Ambas as equipes evitavam se expor. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 24, a favor do lado argentino. O meia Enzo Fernandéz recebeu na entrada da área, chutou e o goleiro Livakovic defendeu.
Aos 30, os croatas chegaram pela primeira vez. O atacante Perisic recebeu pela direita, cortou para o meio e mandou para fora. Um minuto depois, o atacante Álvarez recebeu, foi derrubado por Livakovic dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Messi cobrou e abriu o placar a favor dos argentinos. Aos 38, em contra-ataque, Álvarez saiu do campo de defesa, passou por três croatas e mandou a bola à rede, ampliando a vantagem argentina no placar.
A Argentina dominava as ações durante o fim do primeiro tempo. Três minutos depois, Messi cobrou escanteio, o meia Mac Allister tocou de cabeça, mas Livakovic espalmou. O terceiro gol da Argentina parecia questão de tempo.
O primeiro tempo começou com poucas oportunidades de gols. Todavia, após abrir o placar, a Argentina criou mais oportunidades, tanto que abriu 2x0. Nos instantes finais, a Croácia até procurava manter a bola no ataque para esboçar alguma reação, mas tinha muita dificuldade para furar o bloqueio argentino.


2° TEMPO
Em desvantagem, a Croácia procurava pressionar os argentinos. Um gol croata colocaria “fogo no jogo”. Aos 12, Messi fez bela jogada individual. Na entrada da área, driblou o zagueiro, tabelou, o camisa 10 recebeu de volta e no chute, Livakovic fez grande defesa. Momentos depois, em mais um contra-ataque, Messi driblou o lateral Gvardiol e tocou para Álvarez fazer o segundo gol dele na partida.
Aos 27, Perisic cobrou falta e mandou a bola nas mãos do goleiro Martínez - primeira defesa do argentino no jogo. A Croácia até tentava atacar, mas o meia Modric estava recuado e os atacantes estavam bem marcados. No minuto 30, o atacante Orsic recebeu pela esquerda, cortou para o meio, mas pegou mal na bola. Aos 36, o atacante Dybala deu um lindo passe para Mac Allister, que de primeira, mandou para fora.
Três minutos depois, em cobrança de escanteio, Perisic recebeu cruzamento na primeira trave, o zagueiro Lovren tentou escorar, mas não alcançou a bola. Aos 43, a Croácia chegou novamente. O meia Majer arriscou de fora da área, porém Martínez encaixou. No último lance, Lovren chutou de longe e mandou por cima da meta de Martínez.
A Croácia teve 62% de posse de bola, porém deu apenas dois chutes a gol. Do lado argentino, mesmo com 38%, quando chegava, era eficiente nas finalizações e havia mais objetivade com a bola.

PRÓXIMOS JOGOS
A Argentina espera o vencedor do confronto da partida entre França e Marrocos, que acontecerá hoje, às 16h (de Brasília). A Croácia ainda disputará o terceiro lugar contra o perdedor do mesmo duelo, no próximo sábado, às 12h (de Brasília). A final ocorre no domingo, também às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »