Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2019 às 15h30min - Atualizada em 16/07/2019 às 15h30min

A filmografia de Quentin Tarantino

Os principais trabalhos do grande cineasta americano

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Pinterest
Se algum dia você já pesquisou listas de melhores filmes da história pela internet, com certeza já notou a presença de pelo menos um longa do diretor Quentin Tarantino nelas. O trabalho do cineasta é sempre muito aclamado e suas obras representaram um marco no cinema e na cultura pop.
 
Quentin Jerome Tarantino nasceu na cidade Knoxville no Tennessee no ano de 1963 e começou sua carreira fazendo participações em filmes e iniciando um curso de direção do Sundance Institute. Escreveu roteiros que no futuro se tornaram grandes sucessos, como Assassinos Por Natureza e Amor à Queima-Roupa.
 
Estreou na produção de seu filme mais curto em 1992, o independente Cães de Aluguel. Nele uma quadrilha realiza um assalto que termina muito bem, depois do ocorrido, o grupo descobre que entre eles há um informante. A obra introduz uma das características mais presentes no filme de Tarantino que é a violência explícita.

Fonte: UOL.
 
 
Em 1994 dirige um dos maiores clássicos do cinema (o qual com certeza você vai achar na lista de melhores filmes), Pulp Fiction, que conta três histórias onde vários criminosos irão cruzar seus caminhos ao longo da narrativa. Foi considerado o trabalho que fez renascer o sucesso de John Travolta e além dele trouxe outras estrelas como Bruce Willis, Uma Thurman, Christopher Walken e Samuel L. Jackson.

Fonte: DailyMotion.
 
 
Lembrando que Pulp Fiction trouxa a primeira indicação ao Oscar para Tarantino como Melhor Diretor e faturou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e ainda o Oscar de Melhor Roteiro Original.
 
Nos dois anos seguintes atuou nos longas A Balada do Pistoleiro (1995) com Antonio Banderas e Salma Hayek e Um Drink No Inferno (1996) que contou com George Clooney e onde repetiu a parceria com Salma.
 
Em 1997 dirigiu Jackie Brown, adaptação de um livro, e amenizou o caráter violento ao priorizar o gênero policial de uma maneira diferente, mas curiosamente o Tarantino nunca mais fez obras voltadas nesse universo.
 
Em 2003, traz as telas o clássico cheio de artes marciais e muito sangue Kill Bill Vol.1. Com uma história de vingança, foi dividido em dois capítulos e no ano seguinte lançaram Kill Bill Vol.2 que ao invés do tom asiático do primeiro traz o ambiente do velho oeste, mas repetiu o mesmo sucesso.
 
Avançando no tempo, em 2009, Quentin produz Bastardos Inglórios que se passa na Segunda Guerra Mundial II , mas não tem nada a ver com o registro oficial do conflito e traz a visão do próprio Tarantino : um grupo de soldados norte-americanos liderados por Brad Pitt que chega a Alemanha com a missão de dizimar nazistas e o próprio Hitler. Foi indicado a uma categoria individual de Melhor Ator Coadjuvante e saiu ganhador graças a atuação de Christopher Waltz que interpretou Hans Landa.

Fonte: Twitter.
 
 
Os dois próximos filmes tiveram o faroeste como inspiração, Django Livre em 2012 com Leonardo DiCaprio e Christopher Waltz que novamente ganhou um Oscar. E também os Oito Odiados em 2015, com Samuel L. Jackson.
 
2019 é o ano de estreia do nono filme de Tarantino, o longa “Era Uma Vez Em Hollywood” que se passa no ano de 1969 e retrata a vida de um ator e seu dublê. O diretor chegou a dizer que esse é o seu último trabalho e que vai ser aposentar logo após o lançamento.
 
Os protagonistas são Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie que interpretará Sharon Tate que era a mulher do diretor Roman Polanski assassinada pela seita de Charles Manson.
 
Os atores Luke Perry (de Riverdale falecido em março desse ano), Al Pacino e Dakota Fanning também estão na equipe.

Fonte: Observatório do Cinema.
 
A previsão de lançamento no Brasil é dia 15 de agosto.

REFERÊNCIAS
 
NASCIMENTO ,Lucas. Era Uma Vez em Hollywood pode ser o último filme de Tarantino.Disponível em:<https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2019/07/era-uma-vez-em-hollywood-pode-ser-o-ultimo-filme-de-tarantino>.Acesso em 16 de julho de 2019.
 
GQ.20 filmes de Quentin Tarantino que você precisa assistir.Disponível em: <https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2016/09/20-filmes-de-quentin-tarantino-que-voce-precisa-assistir.html>.Acesso em 16 de julho de 2019.
 
Adoro Cinema. QUENTIN TARANTINO. Disponível em:<http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-15570/biografia/>. Acesso em 16 de julho de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »