Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2023 às 00h22min - Atualizada em 28/01/2023 às 19h15min

Palmeiras vence o Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil

Jogo foi equilibrado do começo ao fim e, nos detalhes, o Verdão foi campeão

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Palmeiras conquista a Supercopa do Brasil pela primeira vez (Foto: Getty Images)
O Palmeiras conquistou o seu primeiro título de Supercopa do Brasil após vencer o Flamengo pelo placar de 4x3. Os gols foram marcados por Raphael Veiga e Gabriel Menino pelo lado palmeirense. Ambos mandaram duas bolas à rede. Pelo lado rubro-negro, Gabigol marcou duas vezes e Pedro também deixou a sua marca. Independente do resultado, o duelo mostrou que as duas equipes precisam melhorar a defesa, pois não podem tomar tantos gols em uma partida, mesmo que o outro lado tenha qualidade. Com o título, o Palmeiras receberá uma premiação de 10 milhões de reais. Já o Flamengo ficará com 5 milhões.
 
Com a vitória, o técnico Abel Ferreira conquistou todos os títulos possíveis pelo Palmeiras, com exceção do Mundial de Clubes. Ao todo, venceu duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro, um Paulistão, uma Recopa e uma Supercopa.
 
Muito criticado pela torcida em jogos anteriores, o meia palmeirense Gabriel Menino fez uma ótima partida. Ele marcou dois gols e pode ter ganhado confiança para o restante da temporada.

O jogo foi um ótimo teste para o Flamengo, que estreia no Mundial de Clubes no próximo dia 7 de fevereiro. Até lá, o técnico Vítor Pereira terá muito trabalho para ajustar a defesa do Flamengo, que teve um desempenho muito aquém do esperado.

1° TEMPO

 
O começo do jogo foi bastante parelho. Ambos os times buscavam manter a bola no campo de ataque. Em contrapartida, os sistemas defensivos estavam bem armados. Com isso, as equipes tinham dificuldades para assustar o adversário. O Palmeiras chegou pela primeira vez aos 19 minutos. O goleiro Santos recebeu, errou o passe, a bola sobrou ao atacante Rony dentro da área, mas o zagueiro Léo Pereira afastou o perigo.

Aos 22, o meia Arrascaeta foi derrubado na área pelo meia Zé Rafael, e o árbitro marcou pênalti a favor do Flamengo. Gabigol cobrou e abriu o placar a favor dos cariocas. Em desvantagem, o Palmeiras começou a pressionar ainda mais. No minuto 33, Endrick recebeu na entrada da área, porém jogou a bola nas mãos de Santos. Momentos depois, Dudu recebeu na ponta esquerda e a bola explodiu na defesa rubro-negra. No rebote, o meia Raphael Veiga mandou a bola para a rede e deixou tudo igual no placar.

Após o empate, o verdão foi em busca da virada. Aos 41, novamente, Dudu recebeu pela esquerda, cortou para o meio, arriscou de fora da área e Santos encaixou. No último lance da etapa inicial, o meia Gabriel Menino arriscou de fora da área e mandou no ângulo, sem chances de defesa para Santos, e colocou o time paulista à frente no placar. No geral, a vantagem do Palmeiras no primeiro tempo foi merecida. A equipe treinada por Abel Ferreira teve mais posse de bola e conseguiu convertê-la em finalizações. Do outro lado, o Flamengo estava bastante acuado e a única oportunidade que teve foi o pênalti em cima de Arrascaeta, que resultou no gol de Gabriel.

2° TEMPO

Com um placar desfavorável, o Flamengo tomou inciativa. Aos cinco, o meia Éverton Ribeiro acionou Gabigol, o camisa dez cruzou para Pedro, que cabeceou e Weverton defendeu. A bola sobrou para Arrascaeta, mas na finalização, o goleiro palmeirense fez mais um milagre. O time de Vítor Pereira parecia outro no segundo tempo. Aos cinco, Éverton Ribeiro deu um lindo passe para Gabigol, que tocou por cobertura na saída de Weverton, e deixou tudo igual novamente.

Entretanto, o alívio rubro-negro não durou muito tempo. Éverton Ribeiro tocou a mão na bola, e foi marcado pênalti para o Palmeiras. Raphael Veiga cobrou e marcou o segundo gol dele na partida. No entanto, a alegria palmeirense não durou muito tempo. Éverton Ribeiro recebeu de Gerson, tocou ao lateral Ayrton Luccas, que cruzou para Pedro. O atacante tocou de calcanhar, fez um golaço e deixou tudo igual novamente. O segundo tempo estava extremamente equilibrado, com oportunidades por parte de ambas as equipes. Qualquer um dos times poderia se sair campeão.

Por volta dos 20, Dudu fez linda jogada pela defesa, tocou para Rony, mas Santos fez uma linda defesa. Em contra-ataque, Pedro recebeu, ficou de frente para Weverton, porém foi travado pelo lateral Marcos Rocha no momento da finalização. Aos 28, em bela jogada trabalhada, Raphael Veiga recebeu na esquerda e tocou para Gabriel Menino marcar o quarto gol palmeirense na partida. Gol foi polêmico, pois Mayke estava atrás do goleiro e, dependendo da interpretação, teria atrapalhado o arqueiro, além de possivelmente estar impedido.

Aparentemente, o Flamengo havia se abalado após tomar o quarto gol. O time estava cansado e não passava mais do meio de campo, principalmente depois que tirou Arrascaeta e colocou Éverton Cebolinha. Nos minutos finais, o Flamengo pressionava, mas a defesa do Palmeiras estava muito fechada.  Nos acréscimos, Jaílson arriscou de fora da área e quase aumentou a vantagem alviverde. Após muitas reclamações, o técnico Abel Ferreira acabou expulso depois que chutou um microfone atrás do balcão. No último lance, após escanteio cobrado, Vidal desviou, a bola sobrou para o volante Thiago Maia, que mandou à direita de Weverton.


PRÓXIMOS JOGOS 

O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (1) contra o Boavista, no Maracanã, às 21h10, pela 6ª rodada do Campeonato Carioca. No mesmo dia, o  Palmeiras visita o Mirassol, às 21h35, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »