Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/02/2023 às 19h01min - Atualizada em 03/02/2023 às 18h59min

Red Bull faz o lançamento do RB19 para a temporada de 2023

A equipe austríaca foi a segunda a apresentar o seu novo modelo de carro

Ana Carolina Gomez - Editado por: Alan Martins
Novo carro da Red Bull para a temporada 2023. Foto reprodução: Red Bull
A Red Bull anunciou nessa sexta-feira (3), em Nova York, o seu novo carro denominado RB19, que será usado na temporada de 2023, em uma transmissão ao vivo em seu canal no Youtube, e teve a presença dos pilotos, Max Verstappen e Sergio Pérez, será o terceiro ano da dupla juntos. Os reservas serão Daniel Ricciardo, que volta ao time depois de cinco anos, além dos jovens Liam Lawson e Zane Maloney.

Depois de terminar a temporada com o título de campeã de construtores e bicampeã de pilotos com Verstappen, a equipe austríaca entra nessa temporada animada e com a moral em alta. 
Assim como nos últimos lançamentos, a pintura para o carro da Red Bull não mudou em grandes detalhes. Ele tem como base a cor azul escura, possui toques em amarelo como no sidepod e bico dianteiro, além do tradicional touro vermelho na lateral do carro.

Ainda durante a apresentação, a Red Bull anunciou que irá realizar uma competição onde vai escolher desenhos de fãs para usar como pintura em três corridas da temporada: Miami, Austin e Las Vegas, todas em território norte-americano.

A Red Bull ainda anunciou uma parceria com a gigante norte-americana Ford, que irá começar na temporada de 2026. Com essa parceria, a Ford, que como fornecedora de motor, ganhou o seu último mundial com o alemão Michael Schumacher em 1994 e deixou a Fórmula 1 em 2004, depois do envolvimento com as equipes Jaguar e Jordan, voltará à categoria em um momento de crescimento do campeonato no solo americano.

A dupla de pilotos tenta retomar o bom relacionamento depois que o Verstappen contar que houve uma quebra de confiança entre a dupla durante o GP de Mônaco, ainda na primeira parte da temporada.

Esse não foi o único problema da Red Bull na temporada passada. A constante evolução do carro chamou muito a atenção dos rivais, que pressionaram a FIA para checar as contas da equipe, no primeiro ano em que os times tiveram que entregar um relatório de suas contas para o teto orçamentário que entrou em vigor em 2021.

Depois da apuração das contas, foi determinado que a Red Bull passou do teto depois que FIA identificou 13 itens, como a alimentação dos funcionários e seguro social, que a equipe não tinha adicionado à conta.

Com isso, a equipe levou uma multa de 37 milhões de reais, que já está paga e não entra nas contas do teto. E terá 10% a menos de desenvolvimento aerodinâmico em relação a sua cota, que já seria a menor do grid devido ao título de 2022. O time agora terá 63% de tempo e desenvolvimento, sendo que a Ferrari possui 75% e a Mercedes 80%, pelo menos até esses valores serem reajustados.

Porém, a equipe não olha somente para 2026. A Red Bull foi o time que mais se beneficiou com a grande mudança de regras de 2022, com um carro que foi se tornando mais equilibrado e leve com os pneus ao longo do ano.

A apresentação dos carros começa essa semana e vãi até o dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira. Após isso, os times terão poucos dias até o início dos testes da pré-temporada, que acontecerão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Bahrein. Uma semana depois, no mesmo local, acontece a primeira corrida da F1 2023, no dia 5 de março.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »