Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2023 às 01h44min - Atualizada em 07/02/2023 às 01h44min

Pelo sonho do Mundial, Flamengo revê Al Hilal e Michael

Mengão desafia seu ex-jogador e Salem, que marcou contra Argentina na Copa, para chegar a esperada decisão, possivelmente, contra o Real Madrid

Paulo Octávio - labdicasjornalismo.com
Recomeço: Flipe Luís, Everton Ribeiro e Gabigol treinam de olho na semifinal. Foto: Fred Gomes/Globo Esporte
Toda estreia de sul-americano em Mundial de Clubes é um recomeço. Porque toda vez surgem os mesmos sonhos, as mesmas impressões de que o europeu não está nem aí para a disputa e, a partir de 2010, o mesmo receio de ser eliminado logo na estreia. Para evitar o dissabor de nem conseguir chegar até a final, o Flamengo promete ofensividade contra o Al Hilal na semifinal, que será realizada nesta terça (7), às 16h (Brasília, 20h local), em Tanger (250 KM da capital Rabat). O adversário é o mesmo que o time brasileiro enfrentou em 2019. Foi uma partida tensa em que o Mengão deu menos chutes a gol que o adversário e precisou virar o jogo. Um empate leva decisão para prorrogação e, se necessário, pênaltis. Quem passar enfrenta o vencedor de Al Ahly e Real Madrid na final de sábado. O derrotado pega quem perder da outra chave na disputa de terceiro. TV Globo e Sportv transmitem o jogo para todo o Brasil. 

A derrota para o Palmeiras na Supercopa do Brasil e a vitória apertada sobre o Boavista, no Campeonato Carioca, dão dúvidas sobre como o clube vai chegar para a partida. O técnico Vitor Pereira destaca que o time está preparado e motivado: "Nesse momento, o que conta, mais do que o físico, é o anímico. É a vontade que temos de levar esse título para casa. É com essa superação, apesar do pouco tempo de trabalho, é que eu estou à espera de ver os meus jogadores." 

 
Pereira também diz que é preciso atenção para uma equipe que pressiona bastante. "Precisamos preparar a equipe para momentos em que pressiona alto, médio, momentos em que nos vão empurrar para trás. No ataque, hora vamos jogar bem alto, hora seremos pressionados e precisaremos sair da pressão. Esse é o alinhamento que ainda temos que fazer. O entendimento vai surgindo, essa identificação coletiva - disse em entrevista coletiva. 

Mesmo a partir de 2005 com novo formato estipulado pela Fifa, até 2010 dava para cravar que a decisão seria entre europeus e sul-americanos. Agora, depois daquele ano não dá para tirar a palavra "possível" final da frase. Por que dos últimos 12 torneios, em cinco vezes o campeão da Libertadores não conseguiu ir para decisão e teve que disputar o terceiro lugar. Mazembe (Congo), Raja Casablanca (Marrocos), Kashima Antlers (Japão), Al Ain (Emirados Árabes Unidos) e Tigres (México) tiraram, respectivamente, Internacional, Atlético MG, Atlético Nacional, River Plate e Palmeiras da final.  Só o Al Ain levou as semis para as penalidades. 

 FLAMENGO 

O time que começa o jogo será o mesmo que bateu o Boavista com os laterais Matheuzinho como titular. Matheuzinho ganhou a vaga de Varela após apresentar um bom futebol no campeonato carioca. Ele ainda deu mais profundidade para o Mengão na final da Supercopa do Brasil. 

Ayrton Lucas será o titular. Ele foi bem contra o Palmeiras e ganha espaço no time, após a mídia afirmar que Filipe Luís retornaria contra o Al Hilal.

Provável Flamengo: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. 
Técnico: Vitor Pereira. 

Al HILAL

Tetracampeão da Champions League da Ásia, o Al Hilal passou, nos pênaltis, pelo  Wydad Casablanca, do Marrocos, para chegar até a semifinal. Kanno, autor do gol, foi expulso e não atuará contra o Flamengo. Carillo saiu de maca e é dúvida para a semifinal.  A equipe foi dominada pela equipe da casa e contou com um pênalti no final do tempo normal para chegar à igualdade. A atuação aquém do esperado e o desgaste causado pela disputa de prorrogação e pênaltis pode ser um bom sinal para equipe brasileira. 

O time saudita  conta com jogadores conhecidos do grande público. Além de Michel, o atacante Moussa Marega;  Gustavo Cuéllar, ex-Flamengo; e o brasileiro Matheus Pereira são atletas de boa performance que podem surpreender.  
  
Já os defensores Al-Bulayhi, Nasser e Abdulhamid e os meias Salem e Kanno atuaram na última Copa do Mundo. Salem, inclusive, fez um dos gols da Arábia contra Argentina e marcou contra o Fla em 2019.  E o técnico Ramon Díaz é um dos maiores campeões pelo River Plate.  

Provável Al Hilal: Abdullah Al-Mayouf; Saud Abdulhamid, Jang Hyun-soo, Ali Al-Bulaihi, Nasser Aldawsari; Abdullah Otayf, Gustavo Cuéllar, Salem Al-Dawsari; Moussa Marega, Odion Ighalo, Michael. Técnico: Ramón Díaz. 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 

Os dois times só se enfrentaram uma vez, foi na semifinal do Mundial de 2019. O Flamengo bateu o Al Hilal, de virada, por 3 a 1 com gols de Salem para os sauditas, e Bruno Henrique, Arrascaeta e Ali Al Bulaihi (contra) para os brasileiros. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »