Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2023 às 11h39min - Atualizada em 10/02/2023 às 10h41min

A importância de bibliotecas escolares para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Bibliotecas escolares ajudam no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com a oportunidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários de informação

Samanta Nascimento - Editado por Larissa Bispo
Criador: Micaela Ayala



A implantação de bibliotecas escolares é indispensável, uma vez que auxiliam no desenvolvimento social, intelectual e na construção do hábito de ler em crianças e adolescentes. As bibliotecas têm uma grande função nessa fase inicial da  vida desses indivíduos, já que o contato com livros e outros materiais didáticos impulsionam a criar o hábito da leitura, facilitando a alfabetização e, consequentemente, gerando um bom desempenho escolar com o exercício da  imaginação e a criatividade dos pequenos.  
 

Segundo o manifesto IFLA/UNESCO, a biblioteca escolar, além de causar os benefícios mencionados acima, habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e na preparação para viver como cidadãos responsáveis. 

 

Em uma conversa acalorada com a professora e doutora em biblioteconomia Graça, da UFG…, debatemos o tema ‘‘A importância de bibliotecas escolares para o desenvolvimento de crianças e adolescentes''. Ao perguntar qual o papel que essas bibliotecas desempenham na vida dessas crianças e adolescentes, ela diz:

‘‘A biblioteca proporciona a qualificação do uso de conhecimento na escola, isso é essencial porque vai ensinar a eles a fortalecer os processos de leitura, os acessos aos diferentes formatos de informação, seja os tradicionais como livros, ou os digitais. Ela proporciona  à criança a compreensão do processo de pesquisa ao longo da escolaridade’’.  

 

Questiono a Professora Graça que tipo de livros se pode ter dentro ter dentro dessas bibliotecas escolares.

‘‘A biblioteca não é espaço de livros didáticos e, sim literário, de livros informativos, livros teóricos, que precisam ser estruturados de acordo com a etapa de atendimento da escola e do seu projeto político pedagógico’’. 

 

Já em uma conversa que tive com a aluna de Jornalismo Hayane Bonfim, de 19 anos, que também é professora de inglês, ela me fala sobre a importância que a biblioteca escolar teve em sua vida e como consegue ver a importância que ela também tem no dia a dia de seus alunos.
 

‘‘A importância dessas bibliotecas tiveram na minha vida foi na introdução à leitura, mesmo porque quando era criança eu ia muito à biblioteca escolar, só que não era no meu colégio, era de uma escola que eu tinha perto de casa. Eu lia os livros que tinham lá, livros infantis que ajudaram muito a me interessar pela leitura, tornar a leitura algo prazeroso e não uma obrigação. Então me ajudou a ter uma boa relação com a leitura, com as coisas que eu lia nos livros que eram mais educativos. Acho que é algo essencial para qualquer pessoa ter iniciação na leitura logo no começo da vida escolar’’.

 

‘‘Já a respeito dos meus alunos eu consigo ver a importância de bibliotecas escolares no dia a dia, então quando os alunos estão cansados de uma aula convencional, com atividades de livros, é sempre bom trazer historinhas para fazer com que a hora da leitura seja legal e que eles se interessem. Percebo que os alunos gostam bastante de pegar esses livros das caixas de livros, no acervo de livros que a gente tem na escola para se divertir mesmo, eles têm um gosto ali pelos livros, mesmo que sejam pequenininhos. Pode ser que eles não leiam as palavras por serem da Educação Infantil, mas eles gostam de ver a imagem, gostam de imaginar o que está acontecendo naquele livro e isso acaba  desenvolvendo o gosto pela leitura mesmo’’. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »