Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2019 às 22h49min - Atualizada em 16/07/2019 às 22h49min

K-pop no Anime Friends 2019? Temos!

Carolina Rodrigues - Editado por Bárbara Miranda
Arena K-pop no Anime Friends em São Paulo | CRÉDITOS: Carolina Rodrigues
Durante os dias 12, 13 e 14 de julho aconteceu a 16ª edição do evento Anime Friends em São Paulo. Além dos cosplayers, mangás, meet and greets com artistas que conquistaram um espaço em nossos corações, o evento abriu espaço para a música asiática.

FAKY (grupo de j-pop) e NADA (rapper coreana) participaram pela primeira vez do evento. Ambas fizeram uma sessão de autógrafos. NADA atendeu os fãs no sábado e as meninas de Tóquio no domingo. A rapper se apresentou no auditório dois durante a tarde do dia 14.

Na arena K-pop showcases dos grupos cover de K-pop Warzone, Squad7 (cover de BTS) e Rocket Dance animaram o público. Também aconteceram masterclasses com os professores de k-dance Camila Leal e Thiago Tang em todos os dias de evento.

A cada random play dance os fãs corriam para o meio da pista para dançar as músicas que conheciam, como Boomerang do Wanna One e Bon Bon Chocolat, das k-idols do grupo Everglow.

A produtora K.O Entertainment, responsável por organizar diversos eventos relacionados a K-pop no país, participou do Anime Friends com um estande cheio de bottons e camisetas de BTS, Kard e outros grupos.

Mas, com certeza, a Artist Alley também foi uma ala animadora para os fãs de K-pop interessados em possuir algum objeto referente ao ídolo favorito.
 

A saga no Artist Alley: o que encontrei referente a K-pop.

Um das mesas na Artist Alley | CRÉDITOS: Carolina Rodrigues.
 
A cada mesa da Artist Alley meu coração batia mais forte enquanto meu bolso ficava cada vez mais vazio. Não é à toa que fãs da cultura geek gastam mais dinheiro do que consumidores em geral. Na AA do Anime Friends 2019 era possível encontrar algum desenho, bottom ou adesivo relacionado a algum grupo.

Muitas mesas tinham fanarts de grupos como EXO, Blackpink e BTS.

Na mesa 49 prometi à Giovana que voltaria para comprar meus adesivos do BT21. E foi isso que fiz algumas horas mais tarde.

Essa foi a primeira vez que a ilustradora Giovana Campos participou do evento. Selecionada pela equipe do Anime Friends, para ela a experiência foi legal e cansativa. “Eu adorei ver a reação das pessoas em relação ao meu trabalho. Dava um quentinho no coração de saber que elas gostavam!”, relata.

Sem contar os prints de BTS e os adesivos do BT21, ela também levou chaveiros inspirados na manopla do infinito, adesivos de Pokémons e artes autorais, como Morrighan, a gata bruxa – que inclusive, foi a mais vendida: todos os prints, adesivos e chaveiros acabaram.

Giovana é fã de K-pop há quase cinco anos. Ela conta que no começo utilizou a ilustração como tática para diferenciar os membros dos seus grupos favoritos. “Antes eu gostava de algumas músicas, mas não sabia que eram K-pop, principalmente na época da escola!”, comenta. Durante o primeiro ano de faculdade ela descobriu o gênero de fato.

“Acho que comecei a fazer esses desenhos quando eu estava muito empolgada com os grupos! Eu ainda estava descobrindo quem era quem e desenhá-los me ajudou a identificar cada um deles melhor”.

E desde então nunca mais parou.

Para o Anime Friends, a ilustradora levou artes dos integrantes do grupo BTS, Jeon Jungkook e Min Yoongi. Em relação a K-pop, o que mais saiu foram adesivos do BT21 e prints da música DNA.
 
Algumas das minhas compras feitas na Artist Alley | CRÉDITOS: Carolina Rodrigues

Há algumas mesas de distância, dei de cara com uma ilustração enorme do Jimin (também do BTS) que, logo de cara, me chamou a atenção. Não sai de mãos vazias: comprei dois prints de BTS feitos pelo ilustrador Alex Kioshi.

Esta foi a segunda vez que Alex participou do Anime Friends como artista expositor. “O evento tem uma energia muito boa e eu sempre me sinto muito acolhido. Acho que dessa vez me senti muito mais, porque muita gente que me conheceu ano passado passou de novo na minha mesinha”, relembra.

Na mesa número 68 era possível encontrar bottons, chaveiros, adesivos, um zine, ilustrações estilo fanart e originais e sketchbooks, sendo estes os mais vendidos durante os dias de evento.

Alex também levou suas ilustrações dos cantores Taehyung (BTS), Jimin (BTS) e Chanyeol (EXO). O ilustrador menciona que também gosta de muitos outros grupos como Ateez, Stray Kids, Verivery e The Boyz, o seu grupo favorito, mas, para o evento em específico, ele levou apenas uma parte da bagagem musical.

“Na verdade, eu queria desenhar K-pop bem mais do que eu desenho atualmente. Gosto muito dos conceitos e acho tudo muito aesthetic: as roupas, cabelos, cenários e MVs estão sempre carregados de referências e inspirações, então acho difícil não querer desenhá-los”, Alex ressalta.

Assim, o ilustrador aproveitou a oportunidade para expor, vender e compartilhar ilustrações de alguns k-idols favoritos com outros fãs – como eu.

Sem contar o que comprei em referência a animes ou para dar suporte aos ilustradores brasileiros, trouxe para casa alguns itens do meu grupo de K-pop favorito, que em breve farão parte da decoração.

Embora a marca registrada do Anime Friends sejam animes, mangás e, principalmente, os cosplays, o maior evento de cultura asiática da América Latina não podia esquecer deixar de lado o K-pop, mercado em contínua expansão mundial.
 
*
Para esse ano, Giovana pretende se inscrever para o Ressaca Friends e para o Campinas Anime Fest. Para 2020, a próxima edição do Anime Friends já está em mente.

Alex também irá participar do Anime Fest em Campinas no dia 18 de agosto. Em setembro, o ilustrador estará presente no Mimi Party, em São Paulo, nos dias 7 e 8. Assim como Giovana, o próximo Anime Friends é sua meta anual.

Caso você vá em algum dos eventos mencionados, não se esqueça de prestigiar a arte desses incríveis ilustradores! E para conhecê-los melhor, você pode acessar o Instagram de cada um:

Giovana Campos – @giovana_campos03
Alex Kioshi – @heeeyoshe

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »