Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2023 às 21h47min - Atualizada em 14/02/2023 às 21h23min

Vasco anuncia parcerias e planeja volta à elite do basquete nacional

Clube começa projeto com nova direção e investe nas categorias de base

Maria Eduarda de Andrade - Editado por: Alan Martins
Integrantes da diretoria e da comissão de basquete do Vasco posam para foto. Divulgação/Twitter Vasco Basketball
Com caras novas na direção e na comissão técnica, o Vasco da Gama volta a investir no basquete, modalidade em que o clube é multicampeão. A prioridade do cruzmaltino é fortalecer as categorias de base e, assim, conseguir montar elencos qualificados para disputar os grandes campeonatos profissionais e de base.
Após boas gestões no futsal e no futebol de 7, o ex-atleta e empresário, Pedro Ortega é o novo diretor do basquete do Vasco. Junto com o anúncio do novo diretor, o clube também apresentou Gegê Chaia, ex-jogador de basquete, como responsável pela gestão técnica da divisão de basquete.
 
Gegê foi campeão da NBB cinco vezes e pode servir de inspiração para os jovens atletas do Vasco. O clube realizou peneiras (04/02) para as categorias sub-13, sub-14 e sub-15, mais de 100 jovens participaram das seleções e muitos foram aprovados para integrar os elencos do clube. Além de novos atletas, a comissão técnica das categorias de base foi renovada e conta com Luis André como técnico do sub-13 e sub-14, e o ex-atleta formado em São Januário, Cássio Santos, como técnico do sub-14 e sub-15.
 
Para a construção e manutenção de grandes equipes, os patrocínios são imprescindíveis, pensando nisso, o time carioca conta com a ajuda de Pedro Ortega, que, além de atuar na captação de patrocinadores nessa nova gestão, anunciou que patrocinará o basquete vascaíno com a empresa em que atua como CEO, a Ortega Tips.

“Acredito tanto no projeto que além da minha imagem, invisto também com a minha empresa” disse Ortega.

Visando a evolução dos atletas e com o objetivo de conquistar títulos, o gigante da colina continuará disputando a LDB, Liga de Desenvolvimento de Basquete, a maior competição nacional de base. Em 2022, a equipe vascaína terminou em décimo lugar no seu grupo e não se classificou para a fase final do campeonato. Para chegar na NBB, o Vasco aposta na formação de jovens promessas e declarou nas redes sociais que a retomada começa pela base.
 
O novo projeto para o basquete do cruzmaltino animou a torcida, que viu o clube ser vitorioso na modalidade em várias oportunidades na história. O departamento de basquete do clube tem mais de de cem anos e conta com uma repleta sala de troféus, o Vasco é bi campeão brasileiro (2000 e 2001), da Liga Sul-Americana de Basquete (1999 e 2000) e do Campeonato Sul-Americano (1998-1999), além dessas conquistas, já venceu o Campeonato Carioca de basquete 16 vezes. O Gigante da Colina também já foi casa de diversos atletas de renome, como: Sandro Varejão, Charles Byrd, David Jackson e Murilo Becker.

Um grande episódio na história do time de São Januário foi a disputa do Mcdonald's Championship (1999), extinto torneio internacional de basquete. A equipe vascaína passou pelo Adelaide 36ers, equipe australiana, na fase preliminar, na disputa semifinal bateu o BC Žalgiris, equipe da Lituânia, e na lendária final, se depararam com um gigante da NBA, o San Antonio Spurs. Apesar da derrota por 108x68, a equipe carioca voltou da Itália, país sede dessa edição do torneio, sabendo que fez história e que para sempre seriam lembrados pelos torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »