Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/02/2023 às 22h05min - Atualizada em 15/02/2023 às 20h01min

Filme repetido: Vitoria pode ficar de fora da semifinal do Campeonato Baiano

Mesmo vencendo, a equipe rubro-negra depende de outros resultados, incluindo a classificação do maior rival.

Tiago Ferreira - Editada por: Kevin Medeiros
Foto: Pietro Carpi / Flickr EC Vitória
Após o empate contra a equipe da Jacuipense, no último domingo (12), no Barradão, pela oitava rodada do Campeonato Baiano, o Vitória revive o drama pela possibilidade de não se classificar para a segunda fase do estadual pelo quinto ano consecutivo. A última vez em que o rubro-negro conseguiu a classificação foi no ano de 2017, edição na qual conquistou seu último título. Além de vencer a sua partida na ultima rodada na fase de grupos, contra a equipe do Barcelona(BA), em casa, terá de torcer para que o seu maior rival, Bahia, vença ou empate o jogo contra o Itabuna. Isto, considerando que o adversário do tricolor está na 4ª colocação, no limite da tabela de classificação à próxima fase.
 
CONSEQUÊNCIAS DA NÃO-CLASSIFICAÇÃO
 
Devido as alterações nos critérios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as vagas para a Copa do Brasil serão através dos campeonatos estaduais, com isso, é de fundamental importância para o Vitória ser, no mínimo, terceiro colocado, para disputar a competição nacional no ano de 2023. Caso não avance, mais uma vez irá para a fase preliminar da Copa do Nordeste, devido ao ranking da CBF. As consequências mais graves se alinham aos aspectos esportivo e financeiro, devido a queda brusca de receita, e a falta da disputa de um campeonato mais competitivo, resultando em um calendário somente para o Campeonato Baiano, o que é muito pouco para a estrutura e tradição do Esporte Clube Vitória.
 
DIFICULDADES FINANCEIRAS
 
Apesar do acesso à Série B, conquistado em 2022, o Vitória ainda não recebeu as cotas de TV referente aos direitos de imagem da competição. Além disso, o clube sofreu diversas punições da FIFA referentes aos chamados Transferban – que são punições devidas a débitos com clubes e jogadores, que resultaram na impossibilidade de registrar novos jogadores. Para que os jogadores fossem contratados, foi necessário o pagamento das punições, gerando atraso na montagem do elenco e na escalação dos jogadores.
 
TROCA DE COMANDO
 
Visando um melhor desempenho em termos de resultados, e também de atuação, o Vitória demitiu o técnico João Burse, que apesar de ser o grande responsável pela subida da Série C do Campeonato Brasileiro, em 2023 o ex-treinador teve um desempenho abaixo do esperado, em 10 jogos, obteve 4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 46,66%. Para o seu lugar, foi contratado o treinador Léo Condé, com passagens por clubes como Goiás Sampaio Correa, mais recentemente, mas que ainda não conseguiu mostrar o seu trabalho: em duas partidas sob o seu comando, isso considerando o empate com a Jacuipense e a derrota de virada por 2x1 para o Sergipe, pela terceira rodada da Copa do Nordeste.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »