Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2023 às 11h50min - Atualizada em 17/02/2023 às 11h34min

Para onde foi a singularidade da leitura tradicional?

Amazon, loja virtual, toma a frente quando se fala de compra de livro nos dias de hoje

Lívia Mel - labdicasjornalismo.com
Fonte: Lívia Mel

Vivendo no século da tecnologia, nos deparamos com tudo ao nosso redor sendo disposto na internet. Em meados de 1997, esse fenômeno chegou aos livros. Uma aliança foi formada entre a tradição da leitura e o mundo virtual.

Uma das maiores empresas de tecnologia, a Amazon, pegou a deixa para revolucionar essa aliança. Jeff Bezos, conhecido não só por ser o fundador, presidente e CEO da Amazon, também carrega a fama de ser metódico e calculista. Bezos observou o potencial dos livros digitais e decidiu que iria agitar um pouco as coisas. As exigências do CEO era um dispositivo que pudesse ser usado com apenas uma das mãos e trouxesse facilidade na hora de baixar livros. Ouso dizer que seus engenheiros foram um pouco mais além. Com o seu nome tendo significado de “acender um fogo”, o Kindle surgiu em 2007 e se tornou o e-Reader mais famoso do mercado.

Desse momento em diante, o mundo das livrarias, dos sebos e dos livros físicos mudou completamente. O mercado editorial mudou. Os e-Books, juntamente com o Kindle, criaram o hábito de comprar um livro a hora que quiser, com um simples toque, e poder ler em qualquer lugar. Não só isso, como há também as promoções e os descontos. Comprar um livro na Amazon hoje em dia pode te dar um desconto de até 80%. Ótimo quando se fala de preço, mas ler um exemplar material tem um valor a mais.

Não desmereço os livros digitais e o Kindle, de jeito algum! Há uma certa estética muito agradável nesse e-Reader e na praticidade que ele dispõe. Mas onde foi parar a beleza de ficar horas em uma livraria ou em um sebo, passando a mão pelas estantes, abrindo páginas aleatórias de livros quaisquer para finalmente achar aquele que te acompanhará até em casa? Onde está a excentricidade de ir no sebo e levar livros que guardam histórias suas para trocar por livros que carregam marcas de outra pessoa?

 

Um sebo ou uma editora não podem dar 80% de desconto em seus livros, caso contrário, a cadeia de produção será desvalorizada. Então eles são esquecidos. Uma série de sentimentos e prazeres ficam perdidos em nossas memórias, ou obscuros ao nosso sentir.


Há algo que a Amazon e os e-Books não podem oferecer. A experiência do toque e de estar cercado por vários livros. Entrar em uma livraria vai muito mais além do que comprar um livro. É o caminhar pelas prateleiras, tocar a lombada de livros distintos lendo seus títulos e analisando suas histórias, folhear rapidamente perto do nariz e sentir o cheiro da página, ser surpreendido por se encantar com histórias diversas; até que enfim chega o momento em que você escolhe um. Senta no sofá disposto no local e fica horas ali sem nem perceber. Às vezes até decide comprar um cafézinho. Vivência que a internet não proporciona.

Cada qual com sua beleza, cada um com suas particularidades; e, em todos os casos, elas não devem ser esquecidas. Livrarias e sebos muitas vezes funcionam como oásis, e agora estão se tornando fantasmas. 

 

 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »