Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2023 às 12h01min - Atualizada em 24/02/2023 às 10h18min

Conectados por livros

Sucesso entre jovens, Bookstagram incentiva leitura

Simone Santos - labdicasjornalismo.com
Editado por Fernando Azevêdo
Fonte: Reprodução
Bookstagram, Instagram literário, Bookgram ou Booking são perfis com o intuito de divulgar, indicar e resenhar livros, além de falar sobre hábitos de leitura. Além de existirem criadores desse tipo de conteúdo no Instagram, outras redes sociais têm esse nicho, como é o caso do TikTok, com vídeos curtos. 
 
Em um país em que apenas 52% da população possui o hábito de ler, como indica pesquisa do Instituto Pró-Livro, os Bookstagram têm papel fundamental no incentivo à leitura. Os criadores desses conteúdos, além de motivarem outras pessoas, estão sempre querendo ler mais para compartilhar sobre. “O número de contas literárias só aumenta, e eu acho que estimula não só quem está seguindo, como também quem está produzindo”, diz a graduanda em Nutrição Rebeca Ferreira, 19. Ela acompanha bastantes Instagrans literários e acredita que os produtores dos conteúdos se sentem motivados a ler mais quando percebem o aumento de interessados por esse tema. 
 
A paixão pela leitura e pela escrita é o que leva os criadores de Bookgram a criarem um perfil público e compartilharem suas leituras. “Sinto que com ele [o perfil], estou mais aberta a descobrir e passar para as pessoas a experiência de ler novos livros e inspirar as pessoas a lerem também”, conta a produtora de conteúdo Raíssa Junqueira, 22. A jovem declara que, depois da criação do Instagram literário, passou a ter um compromisso maior com a leitura e, com isso, almeja alcançar mais pessoas com a mesma paixão pelos livros que ela. 
 
Quem consome esse tipo de conteúdo acaba ficando envolvido, motivado e curioso sobre os livros indicados e, muitas vezes, acaba sendo influenciado digitalmente. “Me ajuda, sim, a ler mais, me desperta a curiosidade de ler a história indicada, fazendo com que eu sempre aumente minha lista de livros para ler”, relata a estudante de Administração Maria Clara Sousa, 20. Ela diz que já comprou livros por influência do Bookgram
 
Muitos criadores também aderiram à rede social TikTok para trazer conteúdo em formato audiovisual. Os perfis da plataforma são chamados de Booktok e, diferentemente do Instagram, com posts em formas de imagens e maior predominância de texto, no TikTok é possível publicar vídeos curtos e participar de trends. Tais vídeos costumam bombar, e o sucesso é tanto que muitas editoras procuram criadores de conteúdo para firmar parceria e divulgar lançamentos de livros. 
 
“É uma comunidade muito unida, que te acolhe, sabe? Você consegue se sentir parte dela muito fácil, é o sentido da frase 'ninguém solta a mão de ninguém'. Também existem discussões pertinentes e reflexões importantes que fazem o leitor amadurecer", conta a estudante de Letras e estagiária em Redação Publicitária Laise Cavalcante, 27. Ela produz conteúdo literário tanto para o Instagram como para o TikTok
 
Quando perguntada de onde veio a motivação para criar um perfil literário, Laise diz que os livros sempre estiveram presentes em sua vida, mas ela não tinha pessoas ao seu redor para compartilhar dessa paixão: “Então, pensando em me conectar mais com os leitores e buscando me sentir parte dessa comunidade, resolvi criar um perfil no Instagram. Foi uma das melhores decisões que eu já fiz." 
 
O desejo de mostrar as leituras atuais e as suas opiniões foi o que motivou a graduanda em Jornalismo Maria Luisa Lessa, 20, a criar seu Bookstagram. Em 2022, estimulada também por suas amigas, ela decidiu criar o perfil literário. Maria Luisa já publicava sobre livros no seu Instagram pessoal, mas não queria misturar sua vida pessoal com a leitura. “Eu sempre li bastante e sentia a necessidade de falar sobre isso”, pontua. Depois da criação, ela dobrou a quantidade de livros lidos em um ano. Em seu Instagram literário, ela também publica vídeos curtos, que já chegaram a bater mais de 20 mil visualizações. 
 
“Meu maior objetivo é incentivar as pessoas a lerem. Gosto de dar dicas de como sair da ressaca literária, de como começar a ler. Para mim, isso é o mais importante. Tenho outros objetivos secundários, como me incentivar a ler mais e um dia me tornar uma grande influencer, ser convidada para eventos, ir na bienal, receber livros e parcerias com editoras”, declara Maria Luisa. 
 
 A relevância do Bookstagram e BookTok em nossa sociedade é tamanha. Eles promovem o aumento de leitores e até a venda de livros. De acordo com a revista Forbes, nos Estados Unidos houve aumento na venda de livros graças à comunidade do BookTok. Dessa forma, são milhares de jovens que se sentem influenciados e motivados a ler após seguirem esses perfis. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »