Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/02/2023 às 01h02min - Atualizada em 22/02/2023 às 01h02min

Flamengo decepciona e perde para o Del Valle

Equipe carioca começa em desvantagem na busca pelo terceiro título do ano e vai pressionada para a sequência de jogos decisivos: o clássico com Botafogo, no sábado, e a volta da Recopa Sul-Americana, na terça

Paulo Octavio - labdicasjornalismo.com
Carabajal faz de cabeça contra o Flamengo. José Jácome/EFE
Flamengo não vive um bom começo de ano. Depois de perder a Supercopa do Brasil e ser eliminada na semifinal do Mundial, a equipe foi derrotada pelo Del Valle no jogo de ida da Recopa Sul-Americana por 1 a  0, com gol de Carabajal. O resultado é reversível já que uma vitória por dois gols ou mais de diferença no Maracanã, na próxima terça, dá o título para equipe carioca -- vitória por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis. Porém o desempenho preocupa, assim como há dúvidas se o time desse jeito terá condições de ser competitivo durante a temporada. No comando de Vitor Pereira, marcado pela saída polêmica do Corinthians, o Fla é líder do Campeonato Carioca, porém não consegue se impor frente a adversários mais qualificados. Nesta quarta, o clube não conseguiu impor uma pressão e nem contra-ataques de velocidade, uma característica que o rubro-negro carrega desde 2019. E foi superado pelo Del Valle, que fez seu segundo jogo no ano. Agora, além da pressão pelo título continental, agremiação terá os três clássicos carioca em sequência pela frente.

1º TEMPO 

A atuação do Flamengo foi abaixo do esperado. Time conseguiu poucos bons contra-ataques, buscou muitas ligações diretas do meio para o ataque e não conseguia pressionar o gol do Del Valle com qualidade. Muitas tentativas ocorreram em cruzamentos do Gabigol, que foi o protagonista da primeira etapa, e inversões mal-feitas. Mengão bem que tentou abrir o placar. Logo aos quatro, David Luiz obrigou Ramírez a fazer uma boa  defesa. Posteriormente, Gabriel recebeu de Arrascaeta em condição e chutou em cima do goleiro. Três minutos depois, Gabigol lançou Ayrton Lucas, mas com muita força. E aos 41, Gabriel recebeu nas costas da zaga e tentou cavar só que perdeu a chance mais clara do primeiro tempo.

Houve dois lances polêmicos. Pedro colocou a mão no rosto do jogador adversário. Após o pedido por  vermelho devido uma cotovelada, o árbitro analisou o lance e deu só no amarelo. E um pedido de pênalti em David Luiz  não foi atendido. 

Del Valle até teve mais posse de bola, porém ariscou pouco. Aos 24, Sornoza bateu forte, a bola desviou e saiu. E aos 27, Faravelli recebeu e bateu no meio do gol para fácil defesa de Santos.

2º TEMPO

Del Valle voltou melhor e rondou a área flamenguista. Mesmo mais atrás, Gabriel teve uma boa chance quando Ramírez sai do gol errado, o atacante conseguiu ir ao fundo, mas foi desarmado. A partir daí, os equatorianos dominaram a partida. Aos 14, Sornoza bateu bem a falta e fez Santos trabalhar. Quatro minutos depois, ele bateu escanteio na cabeça do Carabajal que tocou a direita do gol. Nove minutos depois, em uma jogada idêntica, Carabajal abriu placar de cabeça. Aos 26, quase que a casa flamenguista cai de vez. Santos saiu errado, Basso ganhou a dividida e fez o gol. A sorte do time brasileiro é que a bola bateu no braço do equatoriano antes da conclusão. A pressão continuou. E após um vacilo dos cariocas, o lateral foi batido de forma rápida, e David Luiz salvou a equipe ao cortar na hora certa.

Vitor Pereira fez trocas, tirou Pedro e colocou Pulgar e Cebolinha, que criou duas boas chances, mas não foi o suficiente para empatar. No final, Ortiz foi expulso por dar um tapa em David Luiz. Desarrumado, Fla não conseguiu aproveitar a vantagem numérica.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Flamengo volta a campo no sábado (25) quando vai enfrentar o Botafogo, às 18h, em Brasília, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca. Já a volta da Recopa Sul-Americana acontece na próxima terça (28), às 21h30, no Maracanã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »