Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 17h46min - Atualizada em 24/02/2023 às 11h04min

Dificuldades e benefícios enfrentados por moradores de Mundaú

Jamillep Bez - Editado por Nicole Bueno

Águas salgadas, calmas e claras, praias limpas, cidade pequena. Cidade a 30 quilômetros de distância de Trairí, município do interior do Ceará, Mundaú, carrega em si energia de liberdade e pertencimento. Lugar no qual todos se conhecem. Banho de rios e oceano durante o dia, passeios no calçadão a noite e dormir ouvindo o som do mar. Algo muito parecido com o melhor dos dois mundos, não? Mas se até no paraíso existe problemas, no Mundaú não poderia ser diferente. Tanta liberdade sempre pede um preço. Mas ainda que exista dificuldades, os benefícios se sobressaem.

  Maria Ielda do Carmo, 51, conta que sempre morou na cidade. Hoje trabalha como rendeira. Aprendeu a fazer seu trabalho quando tinha 8 anos, com sua avó. Costuma vender mais peças para turistas. “sempre que turistas passavam, eu vendia. Hoje minha irmã tem uma barraquinha no mirante e eu coloco minhas peças lá”. Ielda afirma se sentir privilegiada por morar na cidade, por ter nascido e sido criada em Mundaú e pela tranquilidade que sempre houve, mas agora não tanto por conta do crescimento da cidade. “Está crescendo. Sempre que cresce, aparece outras coisas, mas acho esse lugar um paraíso”

  Ao ser perguntada sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores, Ielda cita a falta de empregos. Por ser um local pequeno, não existe fábricas para contratar os jovens, precisam sair da cidade e procurar outro lugar para conseguir trabalho. Cita os benéficos com facilidade. “Como a cidade está crescendo, agora tá surgindo novas coisas para o turismo, como o passeio de barco no rio, que antes não tinha, mas agora tem, várias pousadas que construíram aqui, além de ficar melhor de vender o trabalho da gente”

Giovanna Bezerra, 20, mora há 3 anos no mundaú. Com ânimo na voz, comenta que gosta muito da cidade. Por ser litoral, afirma ser muito aberto para turismo e fácil de conhecer muitas pessoas. “Inclusive uma coisa que eu gosto bastante daqui é a diversidade cultural, porque tu ver várias pessoas vindo de vários lugares e se encontrando. A maioria das pessoas que visitam a cidade para conhecer, sempre vem como Moto Homer e acampam perto de casa, então sempre acabamos conhecendo gente nova”.

 Relata que algumas dificuldades que enfrenta é a falta de oportunidade de estudo pôr a cidade não existir ensino médio e faculdade e como estudante de medicina, quando precisa buscar por um cursinho, acaba tendo que escolher ensino EAD, ou precisa se locomover para outros lugares, no intuito de cursar uma faculdade. Fora a falta de trabalho.

 Sorrindo, Giovanna conta sobre os benefícios de onde mora. Cita mais uma vez o quanto gosta do turismo existente em sua cidade. Relata também sobre exercícios aquáticos que tantos moradores quanto turistas podem acabar praticando. “tem Kite-Surf, o próprio surf, stand up, além de existir passeios no Rio mundaú que é muito legal de participar e o contato com a natureza, que está sempre presente”.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »