Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2023 às 14h39min - Atualizada em 02/03/2023 às 23h24min

O bom negócio das adaptações nos streamings

Resultados fazem adaptações de filmes e séries se expandirem para jogos de videogame e até podcasts

Ana Alves - Revisado por Flavia Sousa
Pessoa navegando por streaming. (Foto:Reprodução/Pexels/Karolina Grabowska)

Com o passar dos anos muita coisa na indústria cinematográfica mudou, o surgimento dos streamings trouxe uma nova cara para o mercado, e junto com isso chegaram novas ideias e consequentemente novas formas de se reinventar.  As adaptações não são uma novidade para o público, alguns dos primeiros grandes sucessos do cinema vieram de histórias literárias, tais como: Alice no País das Maravilhas (1903), Frankstein (1910), e um dos primeiros e mais famosos filmes mudos da história Viagem à Lua (1902), são adaptações de livros.  


 

O que já era proveitoso para o cinema, se tornou ainda mais quando algumas histórias como “O senhor dos Anéis” e “Harry Potter” foram lançadas e viraram uma febre em todo o mundo, tendo milhões de livros vendidos, não demorando para surgirem as adaptações, que também foram um grande sucesso.  A partir desse momento, o mercado que já comprava o direito de livros para transformá-los em produtos audiovisuais, ficou ainda mais atento ao universo da literatura, buscando sempre as histórias de maior relevância.  
 

Com a chegada dos streamings esse universo se expandiu ainda mais, e novas mídias começaram a chamar a atenção, a partir desse momento podcasts e jogos de videogame também começam a ser adaptados, e o sucesso de muitos é imediato.  
 

Maiores sucessos dos streamings  

A Netflix, um dos primeiros streamings a surgir no mercado, foi um dos primeiros a dar início as adaptações em sua plataforma, investindo principalmente em séries. Grandes sucessos como:  

° Heartstopper - Série adaptada de um livro 

° The Witcher - Série adaptada de um livro e jogo de videogame  

° Amor e Gelato – Filme adaptado de um livro 

° Castlevania – Série adaptada de um jogo de videogame 

° Midnight Gospel - Série animada adaptada de um podcast  

 

Todos os títulos citados acima foram adaptações feitas pela plataforma, que possui diversos outros, como o mais recente Todo Dia a Mesma Noite, adaptação do livro de mesmo nome da escritora e jornalista Daniela Arbex, sobre a tragédia da Boate Kiss. Diversas produções adaptadas tiveram enorme sucesso, além de muito engajamento nas redes sociais dos fãs das obras originais, que comentam e comparam as diferentes perspectivas da história.  

 

Com os ótimos resultados, outras plataformas também vêm investindo cada vez mais nesse mercado, como a HBO que vem lançando diversas adaptações, com destaque para a mais recente, The Last Of Us, série derivada de jogos de videogame, que agora tem sua história conhecida não apenas pelos jogadores. O sucesso da série é inegável, somente em sua estreia foram registrados 4,5 milhões de telespectadores ao vivo, contabilizando o canal da emissora e o streaming. Números que vem se estendendo nos demais episódios lançados semanalmente.



 

A visibilidade da produção também impulsionou a venda dos jogos que teve um aumento de 337% após o lançamento do piloto.  A HBO também acumula diversas adaptações em seu currículo, contando com uma das séries de maior audiência da história. Game Of Thrones, que originalmente é uma saga de livros, escrita por George R.R. Martin, ganhadora de muitos prêmios, além de ser um dos maiores sucessos da emissora. 

Algumas adaptações da HBO:  

° A Casa do Dragão - Série adaptada de um livro  

° Objetos Cortantes - Minissérie adaptada de um livro 

° Big Little Liars - Série adaptada de um livro  

° Um Lugar Bem Longe Daqui – Filme adaptado de um livro 

 

Streamings como Amazon Prime Video, Disney+ e Globoplay também possuem produções derivadas de adaptações, como o Podcast Projeto Humanos: O Caso Evandro, adaptado pela Globoplay para uma minissérie documental, sobre este caso que chocou o país. Produções quando bem adaptadas tem tudo para se tornarem grandes lançamentos não apenas em uma nova plataforma, mas também impulsionando as vendas e o engajamento da obra original. Diversos livros disparam em vendas quando séries ou filmes adaptados são lançados, ótimos exemplos são A Saga Crepúsculo e mais recentemente a série da Netflix Lupin. Algumas novas séries e filmes estão com adaptações confirmadas pelos streamings, como o livro da autora Taylor Jenkins Reid, o famoso Daisy Jones And The Six, que ganha uma série pela Amazon Prime Vídeo neste ano.  



 

Outras adaptações que devem estrear ainda em 2023:

° Vermelho Branco, Sangue Azul – Livro adaptado pelo Amazon Prime Video 

° Tartarugas Até Lá em Baixo – Livro adaptado pela HBO MAX 

° Percy Jackson e os Olimpianos – Saga de livros adaptados pela Disney+ 
° Five Nights At Freddy's - Jogo de Videogame adaptado para filme

 

Grandes obras do cinema e da TV são adaptações da literatura, o que traz uma nova forma de contar aquela história, a divulga o com maior intensidade e também levando para um público que pode gostar da produção e assim ler o livro ou jogar o jogo, e consequentemente consumir os outros produtos, trazendo lucro para diversos setores. Além de expandir a audiência que aquela obra teria caso ficasse em apenas um tipo de mídia.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »