Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/02/2022 às 21h35min - Atualizada em 04/02/2022 às 21h33min

Envelhecimento: o papel dos idosos na sociedade

Em pleno século 21, pessoas da terceira idade ainda são cercadas por rótulos

Caroline Gammaro - Editado por Andrieli Torres
Foto: Danielle Silveira
“Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. O que é ser?”. O poema Verbo Ser de Carlos Drummond de Andrade pondera sobre o anseio do ser humano em relação a própria vivência. Em outras palavras, o indivíduo espera tanto para crescer que esquece de ser e, quando finalmente cresce, vai em busca de alternativas para recuperar o tempo perdido.

Embora a velhice seja apenas uma construção social determinada pelo fator idade, ainda é interpretada por muitos como um estágio biológico no qual o indivíduo se torna alguém incapaz, dependente e com menos direitos.


Na tentativa de desconstruir esse estereótipo, o show de talentos The Voice + foi criadopela Rede Globo. A competição busca trazer cantores maiores de 60 anos para se apresentar em rede nacional e mostrar ao público que sonhos não envelhecem.

Em entrevista ao GShow, Arlindo Moita — um dos participantes da competição — descreveu seus sentimentos após subir ao palco: "Foi o maior show da minha vida e de uma única música". Aos 78 anos, o pernambucano conquistou os jurados e garantiu sua vaga para a próxima fase da disputa. Após revelar detalhes sobre sua infância, Arlindo declarou: "A música está dentro de mim e eu não largo ela nunca".

A fim de atingir um público ainda mais jovem, a animação cinematográfica Up: Altas Aventuras tem como protagonista Carl Fredricksen, um idoso que percorreu uma grande jornada em busca da realização de seu maior sonho. Apesar de demonstrar coragem e determinação, a visão de mundo do protagonista sobre as conquistas é invalidada pelos demais personagens a todo momento na animação, apenas por causa de sua idade.

Por que as pessoas tratam a velhice como uma fase ruim da vida? Assim como há uma preparação para a chegada dos 18 anos, também deve haver uma para a chegada dos 60. Para que se tenha um envelhecimento confortável faz-se necessário praticar atividades físicas regularmente, manter uma boa alimentação, consultar médicos com frequência, além de adaptar as próprias casas para que sejam mais acessíveis e seguras a fim de garantir a própria autonomia ao chegar na terceira idade.

Exemplos como os de Arlindo e Carl estão presentes em todos os lugares do mundo e em todas as sociedades, mas por que não são reconhecidos?

"Não vou ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser Esquecer." — Carlos Drummond de Andrade

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »