Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/01/2024 às 12h04min - Atualizada em 21/01/2024 às 10h02min

Das páginas para as telas: como o espiritismo está ganhando espaço com produções cinematográficas

Religião tem ganhado espaço considerável com adaptações de obras espíritas

Dominik Pereira - Editado por Fernando Azevêdo
Reprodução/Pime Video
A doutrina espírita surgiu em 1857, a partir da codificação da doutrina realizada por Allan Kardec, na França. Desde então, o movimento se espalhou pelo mundo, e existem vários países com adeptos da religião, como Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, entre outros. Apesar de ter crescido de forma considerável, o movimento espírita, assim como outras religiões, ainda sofre com o preconceito. Sendo assim, os praticantes da doutrina encontraram um meio para alcançar o público de fora do movimento. 
 
Não é de hoje que produções envolvendo a temática espírita são produzidas. A primeira grande produção foi o filme Ghost, que, apesar de não envolver profundamente a doutrina em si, fez o público pensar o que vem depois da morte. Mais filmes vieram depois, com mais embasamento e coerência, trazendo luz para o debate. Os Outros e O Sexto Sentido fizeram muito sucesso. O público começou a se questionar sobre a mensagem que os filmes queriam passar, e, a partir disso, muitos buscaram meios de entender a vida após a morte. 

Além disso, não é apenas no cinema que o espiritismo está em pauta, mas na TV também. As novelas têm abordado cada vez mais o assunto. Nesse sentido, o grande marco da teledramaturgia brasileira é A Viagem (1994), novela que ganhou o público. Personagens icônicos como Alexandre fizeram grande sucesso apesar da vilania. O amor entre Diná e Otávio também cativou os telespectadores. A possiblidade de reencontro após a morte deu esperança para o jovem casal. Segundo o portal NaTelinha, essa é a obra mais fiel à doutrina codificada por Allan Kardec. Várias obras vieram depois, como Alto Astral, Além do Tempo
e Espelho da Vida, todas com uma abordagem espírita. 

Segundo a jornalsta Franciele Fernandes Brito, as produções espíritas são um grande avanço do movimento mencionado. "Vejo as produções espíritas como um grande avanço do movimento, uma forma acessível de levar um pouco do que é o espiritismo ao conhecimento do público", afirma. Ela fala, ainda, sobre como essas produções ajudam no movimento espírita: "Ajudam na divulgação do movimento espírita e no alcance de mais pessoas, que por algum motivo não quiseram ou não puderam ter acesso aos livros espíritas".

Franciele diz que os filmes podem atrair mais pessoas para o movimento espírita: "Acho, sim, que as produções são formas de atrair mais pessoas, pois é mais acessível ao grande público. A linguagem audiovisual tem um poder muito grande de atrair, de atingir um público maior do que os livros conseguem alcançar".

A doutrina espírita é cercada de estereótipos, sendo que os filmes e novelas têm contribuido para quebrar esses preconceitos sobre a religião. Amanhã, 25 de janeiro, estreia a sequência do filme Nosso Lar, e adeptos do espiritismo já se organizam para ir ver o longa. O primeiro filme não recebeu críticas positivas quanto à história, conforme o site AdoroCinema, que diz que o texto é fraco e cansativo, pois existem muitas explicações óbvias. Segundo o site, o filme entrega tudo de uma vez, sem qualquer mistério, fazendo o resto do filme nada mais do que uma explicação passo a passo sobre o plano espiritual. Para quem não tem contato com a doutrina, o filme é ótimo para compreender como tudo funciona do "outro lado". Para os praticantes, é bom ver o que acreditam na tela.

Para Sonia Cristina Branco, espírita há 24 anos, as produções sobre o espiritismo
são importantes, pois ajudam na divulgação da doutrina, mas ela ressalta que nem todos os trabalhos são fidedignos à realidade da doutrina. Ela acrescenta que esses trabalhos só "ajudam quando são fiéis aos princípios da doutrina". 

As produções sobre o tema são muitas, porém, como diz Sonia, nem todas condizem com a verdade da doutrina, por isso, para quem se interessa pelo tema, seria importante buscar primeiro os livros de referência e filtrar as adaptações. Algumas obras que podem ser pesquisadas são "Kardec", "Chico Xavier", "As mães de Chico Xavier", "Nosso Lar" e "Bezerra de Menezes".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »