Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/01/2024 às 20h59min - Atualizada em 24/01/2024 às 20h56min

Na melhor idade, o melhor é ser feliz

Em Arapiraca (AL), associação de idosos reforça bem-estar por meio do lazer, da cultura e da educação

Valeska Miranda - Editado por Fernando Azevêdo
Foto: Valeska Miranda

A vida é para ser celebrada, não importa a idade, assim como a fraternidade, a amizade e a união com nossos semelhantes. Pensando nisso e no quanto tudo se transforma com o passar do tempo, realizamos uma visita na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPIAR), de Arapiraca, em Alagoas.

 

Maria de Lourdes Carvalho de Oliveira, 72, atual presidente da associação, nos recebeu com muita alegria durante a festa natalina realizada em 2023, no espaço conquistado com muito esforço e dedicação, com o propósito de trazer aos associados alegria e diversão, além de promover o bem-estar e a aprendizagem de seus frequentadores.

 

Dona Lourdinha, como é conhecida, falou sobre como tem sido gratificante entregar aos idosos atividades de diversos segmentos, como lazer, cultura e educação. Ela também nos contou sobre o início da AAPIAR, constituída oficialmente como órgão de classe, autônoma e sem fins lucrativos.

 

“A nossa associação é muito antiga, existe desde 1971. O criador e primeiro presidente foi o Seu Manil e um grupo de cinco aposentados, onde ele passou quase 20 anos na direção. Mas, lá em 2008, Seu Manil me convidou para ajudá-lo e em seguida ele pediu que eu entrasse e formasse uma chapa. Desde essa época, eu estou aqui, já no terceiro mandato.

 

Atualmente, contamos com mais de 400 associados, que estão sempre aqui, atuantes, pegando as doações, participando das atividades oferecidas. E nós temos praticamente todas as atividades que servem para os idosos. Havíamos parado por conta da pandemia, mas agora estamos retornando com tudo.

 

Nossas atividades fornecidas são: hidroginástica, laboratório de informática, aulas de chorinho [estilo musical]. Temos também uma banda com o nosso maestro José Flávio e uma orquestra coordenada pelo Oliveira Nostalgia. Temos diversos jogos, como a sinuca, que os idosos passam o dia todo aqui jogando e brincando. A nossa vida é assim, temos de tudo. Esportes, cultura, lazer e educação. Eles têm tudo aqui, inclusive a saúde, que é a nossa principal preocupação.

 

E isso só é possível por recebermos doações do município, através do PAA, e quem tiver interesse em fazer alguma doação é só ligar para o número (82) 999362681 e falar comigo, ou vir aqui na associação, no endereço: rua Estudante Joseane de Lima, n° 85, [no bairro] Cacimbas, [em] Arapiraca, Alagoas.    .

 

Aguardamos ansiosos por todos os idosos que quiserem participar, é maravilhoso quando estamos aqui. Esta festa de hoje está maravilhosa e foi idealizada para os associados. Eles, desde às 10h30, estão aqui. Tivemos uma missa e logo em seguida o café da manhã, depois o almoço e, agora à tarde, temos a tarde dançante.

 

[...] Todos estão adorando, e agora iremos fazer o sorteio de vários brindes [...] Me sinto realizada, me sinto muito feliz em fazer os outros felizes. É o que fazemos com eles, pois às vezes vemos um idoso que anda devagarzinho, e depois ele está lá, dançando. Isso faz com que eles melhorem suas vidas”, diz Maria de Lourdes.

 

Segundo a presidente da instituição, o conjunto dessas atividades fortalece a autoestima dos idosos, aposentados e pensionistas. Ela acrescenta que, em todos os sábados, há um baile dançante, das 15h às 18h. A AAPIAR também oferta muitos cursos e, conforme Lourdinha, uma “universidade para a terceira idade” será aberta em janeiro deste ano.

 

Dançantes


O ambiente da Associação é de lazer e interação, fortalecendo, assim, o vínculo afetivo dos idosos com seus familiares e amigos. Como é o caso dos dançarinos Wellington Miguel da Silva, 72, e Rosilda Barbosa, 60, que partilham do mesmo sentimento de amor e paixão pela dança. “Estar aqui é bem proveitoso para nós, porque, além de perder umas calorias [risos], nos encontramos com nossos amigos e a diversão é garantida”, enfatiza dona Rosilda.  

Seu Wellington e dona Rosilda têm mais de cinco anos de casa e, apesar de não formarem um par romântico, nutrem o mesmo sentimento pela dança. Os bailarinos definem a dança como um vício.

Sou apaixonado pela dança, não tenho nenhum outro vício a não ser dançar”, afirma Rosilda Barbosa. “A associação representa muita coisa pra mim; eu passo a semana aguardando que chegue o sábado para eu estar aqui me divertindo com meus amigos”, destaca Wellington Miguel.

Animada com o festejo natalino que ora ocorria e com as demais atividades lúdicas e terapêuticas, dona Rosilda considera a AAPIAR uma segunda casa: “ Aqui é bom porque a gente conhece todo mundo, somos uma grande família. A gente chega, dança e se diverte, o que eu considero uma das melhores partes.”
 

Dona Rosilda aprendeu a tocar na banda. Toca bumbo nas procissões e desfila como baliza, além de ter participado das confecções das roupas dos desfiles, o que faz com que tudo se torne mais familiar e aconchegante. Diz: “É ótima nossa interação aqui. Lourdinha é como nossa mãe, cuida de todos nós.”

 

Lazer
 

Para a dona Leonice Soares da Silva, de 84 anos, é de grande importância o lazer que eles têm na associação: "A gente passar uma tarde de lazer, como hoje, foi muito especial, com todas as idosas e os idosos;  é um momento muito gratificante para a gente."

Dona Leonice compartilhou o início de sua trajetória na Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Arapiraca.

 

"Quando a gente vê hoje a nossa associação, como ela está, com muito sucesso, vamos dizer assim, porque a gente começou aqui com cinco pessoas, lá no Santiago, e depois a gente veio para cá, aí foi crescendo, crescendo, até chegar no número de idosos que temos hoje… E tem tanta gente aqui, sabe? E quando é na festa de Dia das Mães, isso aqui é cheio, cheio de mães; idosas, jovens, gente mais nova também. É muito gratificante.

Para mim, isso aqui foi uma das melhores diversões que eu já encontrei, foi aqui na associação. Hoje é um dia de confraternização e foi muito maravilhoso, agradeci muito a Deus, porque primeiro nós tivemos a santa missa, e depois almoçamos com a turma toda. Foi muito maravilhoso estarmos tendo essa grande festa aqui. E mesmo eu, que já sou de uma idade avançada, 84 anos, ainda fico dançando pra lá e pra cá para esticar as pernas; pra mim é maravilhoso, é muito bom. A Lurdinha é sem comparação, é nota 10", Leonice declara.

 

“Benção”

 

Também entrevistamos a dona Maria de Lourdes Silva Cavalcante, de 75 anos, que faz parte da Associação dos Idosos há 20 anos: "Eu adoro! A associação, para mim, é uma benção, e, como eu vivo sozinha em casa, é muito bom quando a Lourdinha [presidente da AAPIAR] nos convida para um passeio", diz. 
 

"Quando eu perdi meu marido, eu me conformei aqui; quando meu filho morreu de acidente, eu me conformei aqui. Às vezes eu não quero vir, porque eu trabalho e fico muito cansada. Mas eu gosto de vir para cá, porque eu vejo pessoas e encontro com minhas amigas. Aqui, a gente se ajuda em tudo. Para mim, tudo aqui é maravilhoso, principalmente os passeios. Lourdinha é mais nova que eu, mas, sempre que saímos, ela cuida de nós", conclui.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »