Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2023 às 14h33min - Atualizada em 06/03/2023 às 14h16min

Max Verstappen vence primeiro Grande Prêmio de 2023

Holandês domina a prova desde a primeira volta e vence no Bahrein pela primeira vez

Luan Paiva - labdicasjornalismo.com
Max Verstappen venceu a primeira etapa do mundial de 2023. Foto: Philip Fong/AFP
No último domingo, 5, a Fórmula 1 deu início à temporada de 2023. Depois da pole position no sábado, Max Verstappen, atual bicampeão mundial, venceu sem muitas dificuldades na primeira etapa do mundial deste ano em Sakhir, no Bahrein. Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, e Fernando Alonso, da Aston Martin, completaram o pódio.

Foi a primeira vitória do holandês no país do Oriente Médio. Desde 2015 na principal categoria do automobilismo mundial, Verstappen venceu seu 36° GP, mas não havia conquistado a pista do Bahrein até 2023. No ano passado, Verstappen teve um problema na bomba de combustível e acabou abandonando a três voltas do fim.

Com o resultado da primeira corrida do ano, a Red Bull, atual campeã de construtores assumiu a liderança do campeonato com 43 pontos. A Aston Martin, sétima em 2022, vem em segundo lugar com 23 pontos. Mercedes (16), Ferrari (12), Alfa Romeo (4), Alpine (2) e Willians (1) foram as outras equipes que pontuaram no Bahrein. No campeonato de pilotos, Verstappen assumiu a liderança do campeonato, com 25 pontos. Sergio Pérez conquistou 18 pontos pelo segundo lugar e Fernando Alonso obteve seus primeiros 15 pontos pela Aston Martin. Carlos Sainz, da Ferrari (12), Lewis Hamilton, da Mercedes (10), Lance Stroll, da Aston Martin (8), George Russell, da Mercedes (6), Valteri Bottas, da Alfa Romeo (4), Pierre Gasly, da Alpine (2), e Alexander Albon, da Willians (1), completaram o top 10.

A disputa entre Aston Martin e Red Bull já acontecia desde os treinos livres das sexta-feira, 3, mas o treino qualificatório colocou as duas equipes que brigaram pelo título dos construtores em 2022 na ponta do grid. Max Verstappen dividiu a primeira fila com o companheiro Sergio Pérez, enquanto a segunda fila teve Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari. Alonso largou em quinto, seguido das Mercedes de George Russel e Lewis Hamilton. Na largada, Verstappen pulou à frente do pelotão e viu Charles Leclerc ultrapassar Sergio Pérez na primeira curva. Hamilton também largou bem, pulando da sétima para a quinta posição, mas no decorrer na prova, o carro da Aston Martin se provou mais sólido e Alonso reescalou o grid, ultrapassando as Mercedes. Após Sergio Pérez recuperar a vice-liderança na estratégia das paradas no box, a corrida seguiu tranquilamente para a dupla da Red Bull conquistar a primeira dobradinha do ano.

Contando com o abandono de Charles Leclerc na 39ª volta e com o desempenho ruim dos pneus de Carlos Sainz, Fernando Alonso conseguiu o terceiro lugar em sua estreia pela nova equipe. Lance Stroll, com a outra Aston Martin, também fez boa corrida, terminando em sexto. O canadense correu com uma lesão no punho. Além de Leclerc, Oscar Piastri, estreando pela McLaren, também abandonou a corrida, na 13ª volta. Esteban Ocon, da Alpine, foi o outro piloto que não encerrou a primeira corrida do ano, deixando a prova na 41ª volta depois de seguidas punições.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »