Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 13h23min - Atualizada em 13/03/2023 às 13h06min

Exposição "Brasília em traços": artista faz obras com caneta esferográficas exaltando maravilhas da Capital Federal

A mostra é gratuita e ficará aberta até o dia 31 de março,

Maria Eduarda Alves Maia - Revisado por Carolina Nunes
Foto: Reprodução/ Instagram/ Jailson Belfort

Para quem está procurando uma opção de diversão com a família e aproveitar o final de semana, a exposição "Brasília em traços" chega à galeria JK Espaço Arte. A programação começou no dia 11 de fevereiro, mas ainda dá tempo de conhecer. As obras ficarão disponíveis até o 31 de março, contando com doze obras assinadas pelo artista maranhense Jailson Belfort.  
 

Jailson é natural do maranhão, São luís, começou sua carreira ainda criança quando começou a desenhar, tendo como referência o apresentador de TV e desenhista Daniel Azulay. Jailson é formado em design, pela Universidade Federal do Maranhão. Residindo em Brasília desde 1999, focando seu trabalho nas maravilhas que é possível ser vista na capital Federal. 

Seus trabalhos são realizados com caneta esferográfica, na qual retrata lugares e paisagens da Capital Federal e os seus principais monumentos ícones. Em suas obras, é possível ver a utilização de linhas, curvas e texturas variadas. 
 

“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. Destacando efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, diz Jailson. 
 

O artista já trabalhou com publicidade propaganda, na qual esteve em agências, como designer gráfico, onde foi tomando sensibilidade às imagens do cotidiano. Em meio a focar suas artes no computador, o artista focou a desenhar à mão livre.  


Hoje, produzindo suas telas bem elaboradas, Jailson sempre se desafiou a utilizar apenas canetas esferográficas, ousando a usar sua criatividade. Juntando a diversão, arte e expressão, com texturas, sombras e perspectivas.  

Usando a caneta, o artista precisa ter foco para que nada saia de errado, pois os traços não podem ser apagados, corrigidos ou muito menos desfeitos.  
 

Assim, como foco, dentre suas obras, destaque para os famosos cobogós, ipês e azulejos característicos de Brasília. Monumentos, templos religiosos e até mesmo um grande mapa do Plano Piloto em detalhes ganham vida nos exclusivos traços do maranhense. 
 

A mostra é gratuita e ficará aberta até o dia 31 de março, no Piso S1 do JK Shopping, com funcionamento de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. 
 

Para mais informações sobre o artista e suas obras, acesse o instagram: @jailsonbelfort 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »