Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/03/2023 às 17h43min - Atualizada em 15/03/2023 às 17h25min

Influenciadores digitais de viagens: um nicho potente e que aumenta a cada dia

As redes sociais digitais estão presentes e ganhando mais espaço no dia a dia dos usuários e por isso é importante se dedicar ao novo tipo de trabalho que nasceu com elas

Maria Clara Cabral - Editado por Karen Sousa
Fonte: @viajandocomamor Reprodução: Instagram

Influenciador digital é como se chama a pessoa que forma opiniões no online, ou seja, por meio das redes sociais digitais. Hoje, a plataforma mais utilizada pelos influenciadores é o Instagram, com mais de 2 bilhões de usuários globalmente. E com a criação desse novo tipo de trabalho é preciso que as pessoas se destaquem entre outras para conseguir maior engajamento.

Um dos métodos de ampliar o engajamento é direcionar o seu perfil para o nicho que deseja atrair. Com isso, existem hoje perfis no Instagram de culinária, confeitaria, carros, estudos e até mesmo de viagem.

O público para os influenciadores de turismo cresce a cada dia, pois eles abordam sobre viagens nacionais e internacionais, com dicas sobre hospedagem, meio de locomoção no local, passeios mais indicados para cada perfil, valores gastos e a quantidade de dias recomendados para ficar em cada cidade.

O perfil @viajandocomamor conta com mais de 321 mil seguidores no Instagram e tem como foco “Viagens e dicas do Brasil e do mundo”. Criado em 2016 pelo casal Fernanda Arantes e Rurik Ayub, o perfil, além de ajudar os viajantes, também é uma forma de contato para os seguidores contratarem o serviço de roteiros personalizados.

Com mais de 6 anos em atividade na rede social, no começo era apenas um hobby, pois eles estavam viajando para a Ásia e não conseguiam encontrar muitas informações em português. Assim, decidiram criar a conta e compartilhar as dicas e experiências. O perfil ajuda inúmeros viajantes pelo mundo e é rentável para o casal.

Com o alto engajamento, eles já ganharam hospedagens com o convite de conhecer e divulgar os países e os lugares, concordando com uma das formas de rentabilizar, que é vendendo a divulgação deles para os hotéis. É uma publicidade próxima do real e que vai atingir milhares de pessoas em diversos lugares ao mesmo tempo.

Fernanda e Rurik são formados em publicidade e cuidam da manutenção do perfil, mas é Fernanda quem lida mais com a plataforma, já que é o seu trabalho, enquanto Rurik trabalha em home office em uma empresa de logística. 

Durante a pandemia do Covid-19 eles perderam engajamento pois, além de não estarem viajando e publicando novos conteúdos, muitas pessoas não queriam ver postagens sobre turismo enquanto estavam em lockdown. Nesse período, eles precisaram ser criativos para publicar os materiais antigos. Atualmente, eles têm uma variada programação de viagens ao longo do ano e não precisam viver de #TBT. A meta do perfil é atingir e ajudar o máximo de pessoas, mostrando o que é melhor em cada local.

São vários os fatores que levam um perfil a ter mais engajamento do que outro, como a interação com os seguidores e, com outras contas relacionadas, o conteúdo estar pertinente tanto com o que quer mostrar como com o que está em alta - usando as músicas e as trends -, a qualidade das imagens e dos vídeos, informações corretas, as parcerias e as ferramentas que auxiliam na elaboração de um perfil profissional.

Mas há influenciadores que mesmo conseguindo uma rentabilidade da rede social, continuam trabalhando presencialmente em suas funções, como é o caso do Felipe e Rosângela Noronha, criadores do @nos.porai. Também criado em 2016, já possui mais de 60 mil seguidores e com vídeos ultrapassando 22 milhões de visualizações.

(Fonte: @nos.porai Reprodução: Instagram)

No início criaram apenas para compartilhar as fotos das viagens, mas como foi crescendo, perceberam que além de ajudar outras pessoas com as experiências deles também poderiam viajar mais graças ao perfil. Com o alcance deles, já ganharam hospedagem e uma oportunidade de viagem para conhecer um resort no Brasil. 

Felipe e Rosângela são professores e programam suas viagens para o período das férias escolares e, em alguns casos, para feriados prolongados em locais próximos. Ambos cuidam da manutenção do perfil, mas Felipe já fez cursos de edição e de posicionamento de mercado para auxiliar no crescimento do engajamento. Eles também possuem conta no TikTok, mas o Instagram é a rede que mais têm engajamento e visualização.

O nicho de viagens tende a crescer e ampliar não só no Brasil como nos outros países, pois as pessoas estão constantemente viajando e procurando informações sobre o local que irão visitar. Utilizando ou não como única fonte de renda, o Instagram, com a monetização, tem ajudado a aumentar a atividade dos influenciadores digitais.

 

Referências:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »