Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/03/2023 às 04h07min - Atualizada em 15/03/2023 às 03h05min

Curiosidades sobre as 5 cidades mais antigas do Brasil

Os municípios estão localizados na costa litorânea, entre o nordeste e o sudeste, algo estratégico no período colonial do país.

Lucas Smith - Editado por Lara Silva
Reprodução FOURSQUARE.COM
O Brasil é o maior país da América Latina em extensão territorial, sua grandeza é comparada a de um continente, somando-se mais de 5.000 cidades distribuídas em cinco regiões. Em seus primórdios, a população se concentrava mais ao litoral devido às facilidades do transporte marítimo e as práticas ligadas à escravidão. Confira curiosidades sobre os municípios mais arcaicos do país:

Cananéia  - 1531


Cabe a Cananéia o título de cidade mais antiga do país, embora hajam controvérsias entre alguns historiadores, uma vez que muitos consideram  título à São Vicente, outro município também localizado na região litorânea do Estado de São Paulo. Fato é que Cananéia faz jus a sua nomeação: suas ruas, praças, monumentos e construções históricas fazem sucesso no turismo e entre os admiradores da história. Sua economia está centralizada em atividades de pesca e as especiarias e culinária locais são um evento à parte.

São Vicente - 1532


Localizada na Baixada Santista, região do litoral sul do Estado de São Paulo, São Vicente impressiona por grande beleza natural distribuída entre rios, ilhas, praias e a Mata Atlântica, cujo codinome é Serra do Mar. A cidade é vizinha de Santos, outro antigo antigo e importante município da região. Juntas, as duas cidades formam um grande polo de pesca e transportação. O turismo é outro fator importante, movimentando a economia diariamente.

Olinda - 1535


A cidade está situada no Estado de Pernambuco, fazendo fronteira direta com a capital Recife. Suas ruas e contruções com arquitetura do século XVI atraem visitantes do mundo inteiro, principalmente nas festividades de carnaval. Olinda foi nomeada desde 1982 como Patrimônio Cultural da humanidade pela Unesco. O município é conhecido também como um berço intelectual devido a grande quantidade de escritores, artistas e músicos na região. 

Igarassu - 1536


O município está localizado na zona litorânea de Pernambuco. Seu clima quente e tropical é o que destaca a região que tem como principal fonte de renda a indústria e a agricultura. Por lá encontra-se a igreja mais antiga do país, denominada "Cosme-Damião".

Vila Velha - 1535


A cidade já foi capital do Estado do Espírito Santo e até os dias atuais sua população é ironicamente maior do que a de Vitória, a atual capital. Suas praias com grandes ondas servem como palco para importantes competições e também se destaca como uma cidade que se contrasta entre metrópole e interior, o que atrai grandes setores e empresas do comércio e da indústria. 

Fora essas, destacam-se também Santos, Recife, Iguape entre outras. Um fato importante é que todas elas estão localizadas nas zonas litorâneas de seus respectivos estados. Volto em breve com mais dicas!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »