21/07/2019 às 11h57min - Atualizada em 21/07/2019 às 11h57min

Neuralink, a Matrix se tornando realidade

Empresa de Elon Musk promete ligações de computadores com cérebros

Manoel Paulo - Edição: Lavínia Carvalho
Gizmodo

Será que estamos próximo de viver em uma Matrix? O milionário e dono das empresas Tesla e SpaceX, Elon Musk, apresentou o que é a empresa Neuralink, que funciona desde 2017 e já arrecadou US$ 158 milhões. Em evento realizado na noite de terça-feira (16) e transmitido pela internet, Musk explicou que a Neuralink desenvolverá “interfaces cérebro-máquina”, ou seja, poderemos conectar nossas cérebros a computadores.

A ideia das interfaces é permitir que as pessoas controlem smartphones e computadores com a sua mente. Uma preocupação da empresa é que essa ligação cérebro-máquina não deixe os humanos para trás em um mundo que deve ser cada vez mais dominado pela inteligência artificial.

O trabalho da Neuralink visa facilitar a rotina de quem tem algum tipo de paralisia ou que teve membros superiores amputados. Já existem implantes cerebrais, mas não são utilizados em larga escala como a Neuralink quer fazer.

Como funcionará

Como serão implantados os eletrodos da Neuralink? Os fios são mais finos que um fio de cabelo, quase invisível a olho nu e ao contrário do método tradicional de implante cerebral que é necessário fazer furos no crânio, com a tecnologia da empresa de Musk, robôs cirúrgicos serão utilizados para realizar o implante dos eletrodos por meio de laser, que criará pequenos orifícios de 2 mm.

Testes com humanos serão feitos já no próximo ano. Agora é aguardar para ver como será utilizado e os beneficios que trará para a sociedade.

Elon Musk, conhecido como o Tony Stark da vida real, dando mais um passo para o bem da sociedade por meio da tecnologia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »