Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 12h23min - Atualizada em 24/03/2023 às 12h20min

Conheça o Parque Floresta Fóssil de Teresina

Local da única floresta fóssil do Brasil situada em uma área urbana e um verdadeiro tesouro paleontológico internacional.

Giovana Sousa Soares - Editado por Karen Sousa
https://www.ige.unicamp.br/terrae/V10/PDFv10/TD10-5-Renata.pdf
Entrada do Parque Floresta Fóssil/ Créditos: A Equipe Adrenalina Vertical Adventure / Reprodução: Instagram Equipe Adrenalina Vertical Adventure
Se você é fã do ecoturismo e um entusiasta da paleontologia, não pode deixar de visitar a floresta fóssil de Teresina, capital do Piauí. Poucos sabem que a cidade abriga esse patrimônio histórico natural e, pensado nisso, aqui estão alguns dos motivos para visitar o quanto antes esse tesouro paleontológico:
 
 
Contém alguns dos fosseis mais raros do mundo

No artigo científico intitulado “O Parque Floresta Fóssil do Rio Poti como ferramenta para o ensino de Paleontologia e Educação Ambiental” os pesquisadores Renata Larissa Sales Quaresma e Juan Carlos Cisneros apontam que além de o local ser um potencial turístico o parque abriga vários fósseis vegetais raros incluindo um exclusivo dessa região:

 

“Os táxons vegetais presentes são Psaronius sp. e uma espécie fóssil só conhecida nesse sítio, que recebeu o nome Teresinoxylon euzebioi em homenagem a Teresina”

-Caldas et al. 1989, artigo Terae
 
Ajuda na preservação do meio ambiente
O local é uma área de preservação permanente, são aproximadamente 13 hectares, 9 mil m² e cerca de 70 troncos fossilizados de plantas de cerca de 280 milhões de anos atrás, vivas no período Permiano.
 
Porém, Indo além da importância científica, o Parque Floresta Fóssil do Rio Poti promove a conscientização da importância de se preservar o meio ambiente para estudantes, visitantes e moradores da região.
 
Ao participar de excursões por esse parque você vai estar não apenas contribuindo para a economia local, como também incentivando o estudo e desenvolvimento de    pesquisas cientificas e ajudando a preservar o parque    para as futuras gerações. 

O local também representa uma grande importância para o ecoturismo em si, confira a seguir a fala da Especialista Piauiense em Ecoturismo e guia de turismo de passeios pelo Parque Floresta Fóssil, Beatriz de Carvalho:


 
 


 
“O ecoturismo dentro do Parque Floresta Fóssil é um segmento turístico que trabalha na conscientização ambiental e a valorização do patrimônio. É um chamado para as pessoas de outras regiões a estarem conhecendo os nossos patrimônios históricos, naturais, além disso, proporciona um valor de pertencimento para a população local”
 
A especialista também aponta que muitos teresinenses não têm consciência do potencial turístico do próprio território, o que leva a um sentimento de autodepreciação. Dessa forma, investir em uma excursão pelo Parque Floresta Fóssil também serve para ajudar indiretamente na educação patrimonial teresinense.



É um local bastante acessível
 















 






Como já foi dito anteriormente, O Parque Floresta Fóssil de Teresina está localizado no meio de uma área urbana, ou seja, é possível ir do centro da cidade até lá em apenas 10 minutos dirigindo pela Avenida Raul Lopes, como é possível ver no mapa acima.


Estudantes tem 95% de desconto no passeio 


Os valores da excursão pela @trilhaflorestafossil_teresina, giram em torno de 100 reais por pessoa, mas para estudantes o valor fica por apenas 5 reais. A diferença no valor foi uma forma de incentivar o estudo e a pesquisa na região, tanto para universitários quanto para as séries fundamentais. 


É uma verdadeira aventura
 

O passeio feito pela @trilhaflorestafossil_teresina inclui uma trilha, com cerca de 2,5 km de extensão, que passa por áreas de Cerrado e mata ciliar e, além da floresta fóssil de Teresinha, é possível ir de caiaque até a floresta fóssil da região de Altos, proporcionando uma verdadeira imersão na natureza.


Contratar um serviço de guia turístico é muito fácil

Existem várias formas de se conseguir um guia turístico hoje, é possível até achar esse serviço no Instagram.
Como é o caso do @trilhaflorestafossil_teresina, esse é um dos principais perfis que divulgam informações sobre o local e promovem o turismo sustentável na região.
 
Dessa forma, é só agendar com pelo menos três dias de antecedência sua visita ao parque e eles vão preparar uma equipe com direito a guias turísticos e seguranças, dependendo do tamanho do grupo em que você estiver.






 

 

Obs: Não é recomendado ir para a floresta fóssil sozinho, você pode ser assaltado, se perder ou se deparar com um animal silvestre, é bem melhor estar acompanhado de profissionais que saibam o que fazer nesse tipo de situação. Como pode ser visto na foto abaixo:
 
Em conclusão, se você estiver planejando uma viagem para Teresina, não deixe de incluir o Parque Floresta Fóssil em seu roteiro. É uma experiência única e enriquecedora, e que certamente deixará boas lembranças.


Bônus:
 

Você pode encontrar uma capivara


Recentemente, as capivaras ganharam fama mundial por serem um dos bichinhos mais fofos e pacíficos da Terra. Se você também é fã das capivaras, saiba que elas adoram ficar descansando às margens do Rio Poty, que fica ao lado da Floresta, como essa que foi flagrada na beira do rio na imagem acima.
 


Obrigada por ler até aqui e tenha uma ótima viagem :)
 
 
REFERÊNCIAS:

Sales, Quaresma e Cisneros, Juan. Como economizar em viagens: 15 dicas: <https://www.ige.unicamp.br/terrae/V10/PDFv10/TD10-5-Renata.pdf>. Acesso em 22/03/2023 
 
o Piauí, Conheça. Teresina abriga a única floresta fóssil do Brasil que fica numa área urbana:
 <https://www.conhecaopiaui.com/noticia/teresina-abriga-a-unica-floresta-fossil-do-brasil-que-fica-numa-area-urbana>. Acesso em 22/03/2023 



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »