Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2023 às 19h25min - Atualizada em 01/04/2023 às 17h16min

A Pequena Sereia: Representatividade e sua importância

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Foto: Divulgação/ Reprodução: Disney Enterprises, Inc.


Desde a divulgação do primeiro vídeo-trailer do novo live-action da A Pequena Sereia, a produção cinematográfica vem recebendo milhares de ataques relacionados a escolha da atriz Halle Bailey. Segundo os críticos de internet, não é uma escolha condizente com a personagem principal que foi estabelecida a anos atrás. 


 
Após a divulgação, o vídeo vem recebendo uma onda de dislikes. O vídeo-trailer atingiu a marca de 1 milhão de dislikes, a nova obra recebeu essa marca após alguns fãs ficarem incomodados com a escolha de Halle. A plataforma, YouTube, tentando impedir que os ataques desse tipo continuassem, em 2021, começou a ocultar os números de dislikes. Mas, ainda é possível ter acesso a informação na extensão disponibilizada pelo Google Chrome.

A atriz recebeu vários comentários racistas, mesmo os fãs da Ariel tentando justificar afirmando ser uma preocupação com a "fidelidade à animação". Alguns dos comentários, que foram publicados nas redes sociais, eram relacionados a como essa mudança poderia estragar o desenho. Os comentários chegaram a questionar se o personagem Pantera Negra, herói da Marvel, fosse interpretado por um homem branco, se os negros se sentiriam incomodados ou aceitariam isso fácil.

Crianças negras sempre cresceram tendo poucos referenciais positivos na televisão. A própria Disney possui 12 princesas, dentre essas somente uma delas é negra, Tiana do filme A Princesa e o Sapo. E nos filmes de super-heróis, a história não muda muito. Na Marvel (pertence à Disney), foram lançados 30 filmes, entre 2009 até 2022, e desse total, somente um filme possui o super-herói negro sendo protagonista
 Pantera Negra (2018).

A baixa representatividade, está enraizada na indústria cinematográfica.  Além disso, ainda existe o histórico de blackface na indústria, que é se caracterizar estereotipadamente, ou seja, pessoas brancas interpretando pessoas negras. O filme " O Nascimento de uma Nação" é conhecido por usar essa prática, que além de praticar o blackface também animalizou imagens de homens negros, que foram associados a sequestradores e estupradores.

 


Enquanto, muitos adultos protestavam e pregavam discursos racistas em suas redes sociais, crianças negras ao redor do mundo festejaram quando viram Halle Bailey como A Pequena Sereia. Durante anos, os negros sempre foram retratados em longas, séries ou livros, como meros serviçais ou bandidos, então conseguimos entender alegria dessas crianças em serem representadas como princesas, na magia dos contos de fadas. 

Em um simples click, podemos acessar vídeos de meninas das mais variadas idades, felizes ao descobrirem que a protagonista é da mesma cor que elas. Um delas disse, "Ela é preta" ficando surpresa, outra também, comentou "Ela é marrom igual a mim", afirmou outra


 

REFERÊNCIAS:

‌GOUVEIA’, A. Crianças negras se emocionam com representatividade em “A pequena sereia”. Correio Braziliense, 2022. Disponível em: < https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/09/5037120-criancas-negras-se-emocionam-com-representatividade-em-a-pequena-sereia.html >. Acesso em: 28 de mar. de 2023.

 

SILVA, M. Nova “Pequena Sereia” destrói estereótipos racistas e empodera meninas negras. Jornalistas Livres, 2022. Disponível em: < https://jornalistaslivres.org/pequena-sereia-e-a-representacao-negra-no-cinema/ >. Acesso em: 28 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »