Lançada em 2018, pelo criador e roteirista britânico Jesse Armstrong, Succession é uma série de drama da HBO que vem conquistando diversos prêmios por sua maestria televisiva. Seu enredo acompanha a família Roy na escolha de um sucessor ao império midiático da Waystar Royco, criado pelo magnata Logan Roy (Brian Cox). Com a liberação da sua 4° e última temporada, é de se esperar que o desfecho para a sucessão da empresa da família Roy finalmente encontre um destino.
A terceira temporada já havia encerrado em um clima de muita tensão entre Logan e seus três filhos, Kendall (Jeremy Strong), Shiv (Sarah Snook) e Roman Roy (Kieran Culkin). Tom Wambsgans (Matthew MacFadyen) revelou à Logan que seus filhos planejavam ficar contra ele e conta de antemão o que a tríplice pretendia dizer ao pai, acabando de vez com a vantagem os irmãos tinham. Dessa forma, Logan decide pela venda da Waystar para o bilionário Lukas Matsson (Alexandre Skarsgård), o CEO da Gojo.
A traição revela que Tom não deixaria que sua posição e relevância como presidente da ATN na empresa fosse esquecida, por mais que estivesse passando por dificuldades em seu casamento com Shiv. O primo Greg (Nicholas Braun) por outro lado, apesar de ser indeciso quanto à sua lealdade, opta pelo lado de Tom, como de costume.
E é nesse jogo político entre Logan e Kendall, Roman e Shiv que a 4° temporada se inicia. Em paralelo com o piloto da série, o começo dessa temporada também dá espaço para a comemoração do aniversário de Logan, mas dessa vez seus filhos não estão lá para o prestigiar. Os três irmãos, por outro lado, estão na correria para fechar os preparativos para o lançamento de uma plataforma de entretenimento ‘revolucionária’ a “The 100”, como forma de desafiar o monopólio da ATN. Tom se encontra como o mediador entre esses dois mundos, exercendo um papel crucial nessa nova dinâmica com Logan, fruto de suas ações na temporada passada.
O Kendall é quem se encontra mais resignado ao embate com seu pai, como previamente nos é mostrado. Shiv vem se desmembrando e adquirindo um papel mais central, principalmente com o escanteio que seu pai à coloca na última temporada. Roman é o mais dependente de uma relação com seu pai, sendo o único a mandar parabéns, por mais que os três tivessem combinado o contrário.
Após um acordo bilionário para comprar o conglomerado de entretenimento de Nancy Pierce, Ken, Shiv e Roman se veem em uma posição de vantagem à Logan, conseguindo pela primeira vez estarem a frente de seu pai. Uma discussão calorosa, ocorrente em um karaokê bem no dia do jantar de preparativos para o casamento de Connor e Willa, prepara o chão para o que viria no episódio terceiro.
A atmosfera do local traz à tona confissões e agressões verbais quanto à incapacidade de Logan admitir que seus filhos poderiam ser bem-sucedidos e que eles finalmente poderiam estar chegando à conquista de algum respeito por parte do seu pai. Entretanto, a tenra proximidade de Roman com Logan permitiu que o bilionário passasse por cima dos limites de seu filho mais uma vez, como mostrado ao final chocante do segundo episódio.
O terceiro e último episódio lançado até o momento nos revela a imprevisibilidade da existência humana, mostrando que até um dos homens mais poderosos pode deixar de ter sua importância e virar mero pó. A forma como a morte de Logan foi conduzida trouxe uma atmosfera tão excruciante e tensa que não se podia tirar os olhos da narrativa. Indo de encontro à Matsson para fechar o acordo da venda da Waystar para a Gojo, Logan Roy deixa a vida no banheiro de um avião em movimento. Enquanto isso, Kendall, Shiv, Roman e Connor estavam em um barco para a comemoração do casamento de Connor e Willa.
A atuação digna de Emmy de Sarah Snook, Jeremy Strong e Kieran Culkin é crucial para intensificar o choque de descobrir, por meio da ligação de Tom, que seu pai havia possivelmente morrido. A incerteza na sua morte foi crucial para que Jesse Armstrong desenvolvesse o roteiro, trazendo o episódio mais brilhante e complexo da série até o momento, em uma frenética, porém excruciante, filmagem contínua de 30 minutos.
A escolha narrativa de não mostrar o corpo de Logan, apenas quando ocorre a tentativa de Shiv conversar com pelo telefone, demonstra o desfecho da inexistência que o tomou. Agora, resta saber como será os últimos cinco episódios da temporada amarrarão todo o xadrez político que os irmãos Roy deverão tomar. O choque da morte repentina de Logan os obrigaria a decidir, enfim, o sucessor desse império bilionário.
Sucession é uma série produzida pela HBO e sua 4° e última temporada está em exibição em seu canal e plataforma de streaming todos os domingos, a partir das 22h.