Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/04/2023 às 11h53min - Atualizada em 16/04/2023 às 11h41min

4° temporada de Sucession já inicia em ritmo enebriante

A chegada da última temporada de Sucession traz novas dinâmicas e embates sobre a família mais poderosa da América

Manu Barioni - Editado por Marcela Câmara
Lançada em 2018, pelo criador e roteirista britânico Jesse Armstrong, Succession é uma série de drama da HBO que vem conquistando diversos prêmios por sua maestria televisiva. Seu enredo acompanha a família Roy na escolha de um sucessor ao império midiático da Waystar Royco, criado pelo magnata Logan Roy (Brian Cox). Com a liberação da sua 4° e última temporada, é de se esperar que o desfecho para a sucessão da empresa da família Roy finalmente encontre um destino.

A terceira temporada já havia encerrado em um clima de muita tensão entre Logan e seus três filhos, Kendall (Jeremy Strong), Shiv (Sarah Snook) e Roman Roy (Kieran Culkin). Tom Wambsgans (Matthew MacFadyen) revelou à Logan que seus filhos planejavam ficar contra ele e conta de antemão o que a tríplice pretendia dizer ao pai, acabando de vez com a vantagem os irmãos tinham. Dessa forma, Logan decide pela venda da Waystar para o bilionário Lukas Matsson (Alexandre Skarsgård), o CEO da Gojo.

A traição revela que Tom não deixaria que sua posição e relevância  como presidente da ATN na empresa fosse esquecida, por mais que estivesse passando por dificuldades em seu casamento com Shiv. O primo Greg (Nicholas Braun) por outro lado, apesar de ser indeciso quanto à sua lealdade, opta pelo lado de Tom, como de costume.


E é nesse jogo político entre Logan e Kendall, Roman e Shiv que a  4° temporada se inicia. Em paralelo com o piloto da série, o começo dessa temporada também dá espaço para a comemoração do aniversário de Logan, mas dessa vez seus filhos não estão lá para o prestigiar. Os três irmãos, por outro lado, estão na correria para fechar os preparativos para o lançamento de uma plataforma de entretenimento ‘revolucionária’ a “The 100”, como forma de desafiar o monopólio da ATN. Tom se encontra como o mediador entre esses dois mundos, exercendo um papel crucial nessa nova dinâmica com Logan, fruto de suas ações na temporada passada.

O Kendall é quem se encontra mais resignado ao embate com seu pai, como previamente nos é mostrado. Shiv vem se desmembrando e adquirindo um papel mais central, principalmente com o escanteio que seu pai à coloca na última temporada. Roman é o mais dependente de uma relação com seu pai, sendo o único a mandar parabéns, por mais que os três tivessem combinado o contrário.

Após um acordo bilionário para comprar o conglomerado de entretenimento de Nancy Pierce, Ken, Shiv e Roman se veem em uma posição de vantagem à Logan, conseguindo pela primeira vez estarem a frente de seu pai. Uma discussão calorosa, ocorrente em um karaokê bem no dia do jantar de preparativos para o casamento de Connor e Willa, prepara o chão para o que viria no episódio terceiro.

A atmosfera do local traz à tona confissões e agressões verbais quanto à incapacidade de Logan admitir que seus filhos poderiam ser bem-sucedidos e que eles finalmente poderiam estar chegando à conquista de algum respeito por parte do seu pai. Entretanto, a tenra proximidade de Roman com Logan permitiu que o bilionário passasse por cima dos limites de seu filho mais uma vez, como mostrado ao final chocante do segundo episódio.


O terceiro e último episódio lançado até o momento nos revela a imprevisibilidade da existência humana, mostrando que até um dos homens mais poderosos pode deixar de ter sua importância e virar mero pó. A forma como a morte de Logan foi conduzida trouxe uma atmosfera tão excruciante e tensa que não se podia tirar os olhos da narrativa. Indo de encontro à Matsson para fechar o acordo da venda da Waystar para a Gojo, Logan Roy deixa a vida no banheiro de um avião em movimento. Enquanto isso, Kendall, Shiv, Roman e Connor estavam em um barco para a comemoração do casamento de Connor e Willa.


A atuação digna de Emmy de Sarah Snook, Jeremy Strong e Kieran Culkin é crucial para intensificar o choque de descobrir, por meio da  ligação de Tom, que seu pai havia possivelmente morrido. A incerteza na sua morte foi crucial para que Jesse Armstrong desenvolvesse o roteiro, trazendo o episódio mais brilhante e complexo da série até o momento, em uma frenética, porém excruciante, filmagem contínua de 30 minutos.

A escolha narrativa de não mostrar o corpo de Logan, apenas quando ocorre a tentativa de Shiv conversar com pelo telefone, demonstra o desfecho da inexistência que o tomou. Agora, resta saber como será os últimos cinco episódios da temporada amarrarão todo o xadrez político que os irmãos Roy deverão tomar. O choque da morte repentina de Logan os obrigaria a decidir, enfim, o sucessor desse império bilionário.

Sucession é uma série produzida pela HBO e sua 4° e última temporada está em exibição em seu canal e plataforma de streaming todos os domingos, a partir das 22h.




REFERÊNCIAS
AMENDOLA, Beatriz. Com família dividida, Succession retorna afiada para sua despedida. 2023. Omelete. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/succession-previa-estendida-ultima-temporada
Acesso em: 11 abr. 2023.
 
RODRIGO, Matheus. Brian Cox fala sobre episódio bombástico de Succession: Ator opinou sobre o futuro da série da HBO após os chocantes eventos do último capítulo. 2023. Jovem Nerd. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/brian-cox-fala-sobre-episodio-bombastico-de-succession/
. Acesso em: 11 abr. 2023.
 
REDAÇÃO. Succession: Sarah Snook explica morte chocante da 4ª temporada: 'Cena de 30 minutos sem corte': Sarah Snook interpretou Shiv Roy nas quatro temporadas de Succession. 2023. Rolling Stone. Disponível em: https://rollingstone.uol.com.br/entretenimento/succession-sarah-snook-explica-morte-chocante-da-4-temporada-cena-de-30-minutos-sem-corte/
. Acesso em: 11 abr. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »