Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/04/2023 às 14h37min - Atualizada em 16/04/2023 às 14h37min

A lenda do herói e o cenário de produção brasileira de games

A Lenda do Herói, o jogo dos Castro Brothers lançado em 2016, que cantará uma história novamente em 2024

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Jornada Geek


A Lenda do Herói é um jogo brasileiro idealizado em 2012 por Marcos Castro e Matheus Castro, conhecidos como Castro Brothers, youtubers que possuem um canal com cerca de 5 milhões de inscritos, com parceria da Dumativa, um estúdio de jogos.  O jogo foi financiado por meio de Crowdfunding em 2014. Lançado em 2016.

 

O jogo possui cerca de 4 fases, o diferencial é a cantoria, pois cada nível possui uma música que narra o que está acontecendo, com diversas piadas e sátiras de clichês de videogame, além de possuir influência de jogos como The Legend of Zelda e Wonder boy in the Monster Land



 

A Lenda Do Herói foi um sucesso em seu lançamento, possuindo cerca de 4 milhões de visualizações, sendo um dos projetos mais apoiados no Catarse, com cerca de 6112 apoiadores.

 

Em 2022, A Lenda do Herói 2: A marcha de Malaquias, teve seu anuncio e o financiamento foi um sucesso, a sequência sairá em 2024, destaque para o youtuber Lucas Inutilismo, Lucas da Fresno, entre outras pessoas célebres que integraram o projeto. Os fãs esperam ansiosamente por essa sequência, mesmo depois de 10 anos da campanha



 

A Produção de Jogos Brasileiros

A produção de jogos no Brasil, se iniciou de uma maneira indie no cenário dos anos 1980 e 1990. A maneira de se fazer jogos era individual ou em grupo pequenos de pessoas ricas, normalmente possuindo distribuição em fitas K7 e disquetes. O jogo comercial chamado Amazônia, uma espécie de aventura textual criado por Renato DeGiovani, distribuído pela revista MicroSistema em 1983, foi a estreia de um jogo brasileiro. E no mesmo ano Lucas Couto produz Aeroporto 83.

A primeira publicadora de jogos foi a Brasoft, em 1990, que tinha como função destruir e licenciar os jogos internacionais no Brasil. Em 1997, Guimo, Southlogic se tornou o primeiro jogo brasileiro distribuído internacionalmente.

 

Já em 2004, depois do discurso de apoio ao setor de games, feito pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil em 2003, a Abragames é fundada, o primeiro SB Games e o 1º Festival de Jogos Independentes são realizados, o edital JogosoBR do MiniC é lançado, além de o primeiro MMORP ser feito, o Erinia, da produtora Ignis Games.

A primeira edição do BIG Festival ocorre em 2012 e em quatro anos depois Horizon Chase da produtora Aquiris se torna o primeiro jogo nacional premiado na categoria principal do BIG Festival.  

 

O primeiro censo da Indústria Brasileira De Jogos Digitais foi realizado em 2014. E no segundo censo é realizado em 2018, mesmo ano em que Celeste, jogo que foi produzido pela Extremely Ok Games em parceria com o MiniBoss, estúdio brasileiro de jogos, é premiado como melhor jogo independente do The Game Awards


 

Em resumo, o cenário da produção de games no Brasil é bastante desconhecido pela população no geral, até mesmo por alguns apreciadores de videogame.

 
 

O Mercado de Jogos no Brasil

O cenário de jogos, de acordo com Statista, ocupa, hoje, o segundo lugar entre os negócios de entretenimento no mundo, perdendo apenas para a TV, e ultrapassando, em muito, o cinema e o editorial. Ou seja, os jogos se tornaram um dos principais meio de diversão para as pessoas. 

 

Seja em celulares, tablets ou PCs, três em cada quatro brasileiros (mais precisamente 74,5% da população) têm o costume de jogar, diz a última Pesquisa de Games Brasil de 2022. Sendo também o 10º país no mundo em receitas, segundo a pesquisa da Newzoo em 2021, foi estimado que o Brasil gerou 2,3 milhões de dólares.  

 

Destarte, o vídeo games estão ficando cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade. Nota-se que a indústria de jogos vem assumindo um papel grande no entretenimento e na economia da população, sendo também um espaço de socialização importante.

 

É bastante interessante conhecer essa produção de jogos brasileiros, saber como o Brasil também tem seus feitos nos videogames, assim como na música ou futebol. Desde o Candy Crush no smartphone até o mundo virtual do Grand Thef Auto V, portanto porquê não apoiar ou jogar algum feito por brasileiros?


 

REFERÊNCIAS:

Site Oficial. “A Lenda do Herói”. 2023. Disponível em: < https://alendadoheroi.com.br/ >. Acesso em: 11 de abr. de 2023.

 

ELOI, ARTHUR. “10 Jogos brasileiros para ficar de olho em 2023” Jovem Nerd 2022. Disponível em: < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/jogos-brasileiros-de-2023-expectativa-indies/ >. Acesso em: 11 de abr. de 2023.

 

OLIVEIRA, Fabiano Naspolini. “Indie Game no Brasil: Os desafios da produção” Fábrica de Jogos 2020. Disponível em: < https://www.fabricadejogos.net/posts/indie-game-no-brasil-os-desafios-da-producao/ >. Acesso em: 11 de abr. de 2023.

 

HOFKE, Letícia. “Batemos um papo com Marcos Castro sobre a Lenda do Herói 2” Clube do Videogame, 2022. Disponível em: < https://clubedovideogame.com.br/batemos-um-papo-com-marcos-castro-sobre-a-lenda-do-heroi-2/ >. Acesso em: 11 de abr. de 2023.

 

SILVA, Rodrigo Almeida da; SILVA, Marcus Vinicius Lemos da; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. “Análise da indústria brasileira de games sob a perspectiva da economia criativa”. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais...Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 153-162. Disponível em: < http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/469/1/An%c3%a1lise%20da%20ind%c3%bastria...%20GETEC.pdf >. Acesso em: 04 de abr. de 2023.


FORTIM, Ivelise (Org).” Pesquisa da indústria brasileira de games” 2022. ABRAGAMES: São Paulo, 2022. Disponível em: < https://homoludens.com.br/wpcontent/uploads/2022/09/Pesquisa_industria_brasileira_games_homoludens_abragames_apexbrasilpt.pdf >. Acesso em: 11 de abr. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »