Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2023 às 13h53min - Atualizada em 03/05/2023 às 16h51min

O Gênero de TV ‘SitCom’, por que é tão amado entre os amantes de programas de TV?

Izabella Gomes dos Santos - Revisado por Nildi Morais
Poster com personagens de famosos Sitcoms como caricaturas desenhado pelo artista Mort Drucker (CNN/Reprodução)

A maioria conhece, mas não consegue identificar o que é um ‘Sitcom’. Termo usado para abreviar a expressão ‘Situation Comedy’, ou seja ‘situações de comédia’. Os Sitcoms nada mais são que séries de televisão que abordam situações do cotidiano com humor.  

Como os Sitcoms começaram a fazer sucesso?

Nos anos de 1946 e 1947  Willian Asher, considerado o criador dos Sitcoms foi diretor do  programa Pinwright's Progress no Reino Unido no canal BBC. Já em 1951 William Asher também dirigiu I love Lucy considerado o primeiro Sitcom dos Estados Unidos.  

Porém, só foi a partir dos anos 80 e 90 que os Sitcoms começaram a fazer sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Os maiores Sitcoms já produzidos são americanos, como Friends, The Office, Modern Family, entre outros. 

O sucesso se deu pela identificação que o público naquelas épocas passadas tinha para com os personagens dos diversos Sitcoms, a audiência se via como diversos  personagens, e entendia os acontecimentos cômicos ou não nos programas, justamente porque eram acontecimentos do cotidiano, situações que poderia acontecer com qualquer pessoa na vida real. 

Por que o gênero ainda é amado nos dias de hoje?

Com o amplo desenvolvimento que a tecnologia tem feito nesse últimos anos, o aumento do acesso à internet e a Tv a cabo, é possível notar que o público agora  está facilmente adaptado a desenvolver conteúdo sobre seu dia a dia e não só assisti-lo. Ou seja, poderia ser dito que há uma banalização do cotidiano o que poderia vir a se tornar um empecilho para os antigos formatos de Sitcoms

Porém, essa realidade ainda não se fez presente e é possível encontrar amantes de Sitcoms de todas as idades possíveis, que assistem tanto os Sitcoms com formatos mais antigos e tanto os atuais desta geração. 

Ao questionar Lavinia Fernandes, estudante de Jornalismo na PUC Minas e grande fã de Sitcoms, ao questionar sua opinião sobre por que as pessoas gostam tanto de Sitcoms, Lavínia explica que a maneira  como o roteiro é escrito, a forma como as coisas são sempre voltadas para o lado cômico, ela acredita que os sitcoms criam uma ligação mais profunda com a platéia, em comparação a outros gêneros de televisão.

Ja Maria Clara, estudante de Direito na PUC Minas também fã do genero, acredita que alguns dos grandes diferenciais dos Sitcoms se dão pela linguagem informal/ fácil para aqueles que assiste; o equilíbrio do conteúdo que contém de forma natural uma leveza, divertimento e descontração; e claro, para aqueles que gostam de séries grandes, a maioria dos Sitcom possuem mais de 5 temporadas com uma grande quantidade de episódios. 

4 Sitcoms que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida 

1- Friends:  Um dos, se não o mais famosos Sitcom de todos, Friends que foi exibida de 1994 a 2004 (10 Temporadas) aborda com comédia leve o cotidiano de 6 amigos que moram no mesmo prédio em Nova York, nos anos 90. A série de certa forma teve grande influência com seu público americano na época por conta de seus personagens e figurinos emblemáticos. Rachel Green, uma das personagens mais amada da série interpretada por Jennifer Aniston, foi uma dos personagens que mais ditou a moda nos anos 90. Exemplo disso, é seu famoso corte de cabelo O ‘Rachel’. Quando o ultimo episódio de Friends foi ao ar em 6 de Maio de 2004, milhares de pessoas se reuniram na famosa Times Square em Nova York para assisti-lo. Milhares de pessoas amam o sitcom até hoje.

 

2- The Golden Girls: Não tão conhecido pelo público jovem, The Golden Girls é um Sitcom da década de 80 (1985- 1992) que em 7 temporadas reune o cotidiano de 4 senhoras de idade que moram na mesma casa. Cheio de comédia, o programa também é conhecido dentre o público mais velho LGBTQIA+ por abordar de forma leve, descontraída, espeitosa, assuntos que na época eram considerados problemáticos. 























3- Modern Family: desde 2009-2020 conhecida e amado tanto pelos mais velhos, tanto pelos jovens de hoje, com 11 temporadas Modern Family é uma das séries mais premiadas nesse ultimos anos e conhecida por trazer o amor em família. Com personagens que possuem relacionamentos modernos, a série que além de proporcionar boas risadas também traz momentos que representam o amor incondicional entre os membros familiares. 



4-The Office: Sitcom de 2005-2013 com 9 temporadas, The Office se passa em um escritório cheio de estereótipos, a série nos mostra momentos constrangedores que acontecem no dia a dia dos personagens. Steven Carrel interpreta Michel, um chefe com dificuldades de socialização e totalmente sem noção, é uma das séries que mais faz sucesso até hoje. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »