Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2023 às 22h00min - Atualizada em 23/04/2023 às 21h18min

O som como um símbolo cultural que carrega história e gera receita em diferentes setores

A música é um grande motor da economia criativa brasileira que mostra influência ao longo do tempo

Lucas Góis - Revisado por Carolina Nunes
O Samba. (Foto: Reprodução).

A música é uma grande forma de expressão da cultura com uma história rica que é preenchida por realidades sociais e que toma forma ao decorrer do tempo, semelhante a uma colcha de retalhos com uma estética única. 

 

Aqui no Brasil, a história começa com os indígenas e seus costumes líricos que contemplavam a natureza. A chamada “miscigenação de sons” chegou durante o período colonial e foi nesse momento, que o brasileiro começou a se expressar por meio da música de forma política, econômica e social. 

 

Dentro dessa mistura de sons criou-se uma rica diversidade com o samba, frevo, bossa nova, frevo e o forró que são junção da cultura daqueles que vieram ao Brasil e trouxeram a sua carga cultural. 

 

A música ao longo do tempo ganhou tanto espaço nos níveis sociais brasileiros que foi atingido outros setores, como a culinária, dança e a moda. Isso é tão presente que a música brasileira é conhecida ao redor do mundo com suas características especiais. 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Nomes do MPB: Luiz Gonzafa, Chico Buarque, Djavan e Roberto Carlos.

 

Além disso, ainda é possível fazer uma relação entre a música política expressa pelos africanos aqui no Brasil e os movimentos sociais no futuro que usaram da música como protesto, como o Tropicália que refletiu os anseios da ditadura militar.  

 

Esse símbolo de cultura tomou forma economicamente ao tornar o Brasil um grande mercado global da música em nome da indústria fonográfica e ser protagonista do desempenho da economia criativa aqui no país.

 

No campo judicial, temos leis que abrangem esse nicho com incentivos fiscais que aquecem a economia, como a Lei Aldir Blanc e Rouanet que são fundamentais no desenvolvimento de estratégias para transformações na produção cultural que enriquece o poder intelectual do país.

 

A música como motor da economia criativa brasileira

 

A economia criativa, como o nome já diz, é alimentada por ações que demandam criatividade, como a música. É um setor que vem ganhando destaque em países que têm a cultura como um forte ativo econômico.

 

Para se ter uma ideia, a economia criativa aqui no Brasil representou 2,91% do PIB, segundo dados da FIRJAN em mapeamento da indústria criativa e gerou mais de 800 mil empregos formais. 

 

A principal contribuição disso tudo é impulsionar a economia e, ao mesmo tempo, fortalecer a identidade cultural. 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

https://labdicasjornalismo.com/centraldocolaborador/A%C3%A7%C3%B5es%20de%20desenvolvimento%20da%20Economia%20Criativa


O papel da música representa uma parcela significativa no faturamento da indústria criativa, pois movimenta bilhões por ano em áreas de produção musical, técnica do som e marketing musical. 

 

Apesar da pirataria, as oportunidades no setor de música estão em grande expansão, pois além da importância na promoção da cultura, a música atrai turistas e gera renda para a economia local. 

 

Portanto, é visível a imensidão de portas ao qual a música brasileira pode abrir, desde os primórdios da cultura brasileira por meio dos indígenas até o período atual fortalecendo economicamente.

 

A nossa diversidade musical brasileira é um tesouro que promove impacto cultural e econômico e a sensação de pertencimento daquilo que é nosso, e isso, torna-se melhor ainda quando gera renda unindo as pessoas em torno do que é cultura brasileira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »