Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/02/2023 às 21h50min - Atualizada em 22/02/2023 às 21h22min

As consequências na exportação da música brasileira

Graça as parcerias entre artistas e a expansão dos serviços de streamings, os ritmos brasileiros vêm ganhando cada vez mais destaques internacionais.

Gean Rocha - Revisado por Flavia Sousa
A parceria entre Madonna e Anitta é um forte exemplo da expansão da música brasileira Foto: Reprodução / Revista Cifras
Não é de hoje que a música brasileira vem se destacando em outros países, seja Axé, funk, sertanejo ou samba, eles podem até parecer estilos completamente distintos, mas possuem uma coisa em comum, eles vêm ganhando internacionalização e são os mais populares além das fronteiras nacionais e cativam ouvintes de vários países, gerando interesse na produção musical do Brasil.

Segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, em 2021, o mercado cresceu 32% e se mantém como o 11º principal mercado da música no mundo e alcançou a receita de R$ 2,1 bilhões.

As redes sociais também passaram a realizar um papel fundamental no meio musical como ambiente de marketing e difusão. Essa prática também contribui na transformação da produção musical, pois as canções tendem a ficar mais atreladas aos assuntos do momento.
Essas têm mais chance de serem aceitas pelo público nacional e internacional, justamente por esse gancho momentâneo, e se transformarem em sucessos.

As trends do Tiktok são bons exemplos quando se fala no papel das redes sociais, a canção “Envolver” da cantora Anitta chegou a ser hit mundial e isso só foi possível com o viral onde fãs performavam a coreografia da música nas redes sociais.


Fãs viralizam ao dançar coreogravida de Envolver. (Reprodução: Bonita TikTok - YouTube)

Outro destaque para a expansão da música brasileira foi visto no show do intervalo do super bowl, onde a cantora barbadense, Rihanna levou o remix do DJ baiano Klean para a sua performance.
 
Remix tocado por Rihanna é do DJ Klean. (Reprodução: @rnb_radar - Twitter)
Leia mais: Relembre músicas que fizeram sucesso por causa das novelas
Além da Música

Cantoras que revolucionaram a história da música brasileira

Além de performance em shows, a música brasileira foi destaque no desfile na semana de moda em Paris. Com curadoria da própria Rosalía, o funk carioca integrou a trilha sonora do desfile de outono/inverno da grife Louis Vuitton com a música Sento No Bico Da Glock, do Dj Gabriel do Borel, em parceria com MC Lucy & MC Rogê.

 
Rosaília toca funk carioca em desfile de moda. (Reprodução: @rosaliamidias - Twitter)

E não podemos esquecer de quando Cardi B apareceu ouvindo Zezé de Camargo e Luciano, a rapper americana postou um vídeo no Instagram Stories ouvindo pela segunda vez uma música da dupla. A escolhida foi “É o Amor” em versão em espanhol. A dupla brasileira notou o carinho de Cardi B e agora querem conhecê-la.

Cardi B canta "É o amor" de Zezé de Camargo e Luciano. (Reprodução: TV Jornal Interior - YouTube)
 
Toda essa exposição da música brasileira trás consequências positivas que vem para somar no crescimento e reconhecimento de nossos artistas e de nossas músicas e ritmos. O Brasil, um país rico e plural na diversidade mostra mais uma vez ao mundo o quanto tem para oferecer e agregar as demais culturas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »