Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2023 às 17h23min - Atualizada em 24/04/2023 às 10h53min

A profundidade de "Estranho mundo de Jack"

A obra cinematográfica com a direção de Henry Selick se tornou um clássico da animação em Stop Motion

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
Estranho mundo de Jack é um clássico cinematográfico (Fonte: Reprodução / Walt Disney Studios)

A história 

 O filme conta a história de Jack Skellington, o Rei das Abóboras, que vive em Halloween Town, um lugar onde todo dia é dia das bruxas. Deprimido com sua vida e cansado da sua rotina, Jack acaba descobrindo de maneira acidental a cidade de "Christmas Town", um lugar onde o Natal é celebrado com muita alegria e festa. Encantado com essa nova descoberta, ele decide sequestrar o Papai Noel e assumir o controle do Natal, mas as coisas não saem como ele planejou. Ao passar da história vamos adentando nessa obra fascinante, porém um pouco sombria, com mistérios e significados diversos. É um universo fascinante, com músicas que se tornaram clássicos, com diversos covers de “This is Halloween” gravados.

A produção 

Lançado em 1993, o filme é um dos maiores clássicos da animação stop motion. Dirigido por Henry Selick e baseado em uma história e personagens criados por Tim Burton, a obra é altamente adorada pelos fãs de terror e do macabro. De fato, "O Estranho Mundo de Jack" serviu como uma porta de entrada para muitas crianças no universo do horror, que se apaixonaram pelo mundo sinistro assim que se depararam com o esqueleto elegante.

A estética visual de "O Estranho Mundo de Jack" é verdadeiramente impressionante. Mistura entre a perspectiva sombria da cidade do Halloween e sua natureza divertida exala um encanto peculiar. Os personagens incorporam muitos dos piores pesadelos das crianças, como o monstro debaixo do armário composto inteiramente por insetos. No entanto, o modo como esses seres góticos reagem a uma ideia nova, sem saber exatamente do que se trata, é extremamente vigoroso e fascinante de acompanhar.

A trilha sonora 

A trilha sonora de O Estranho Mundo de Jack é uma das mais icônicas do cinema de animação e é considerada por muitos fãs como uma das melhores já produzidas pela Disney. Danny Elfman, que compôs as músicas e cantou as canções de Jack Skellington, é um renomado compositor e músico, conhecido por suas colaborações com o diretor Tim Burton. Elfman se identificou muito com o personagem de Jack, o que facilitou o processo de composição e gravação das músicas.

A participação especial de Patrick Stewart na trilha sonora do filme é um detalhe curioso e pouco conhecido pelos fãs. Stewart foi chamado para narrar a introdução do filme, mas sua gravação acabou sendo substituída pela de Edward Ivory, que dubla o personagem do Papai Noel. A gravação de Stewart acabou sendo incluída no CD oficial da trilha sonora como um bônus.

A escolha original de Burton para dublar o Papai Noel, Vincent Price, é outro detalhe interessante sobre a produção do filme. Price e Burton já haviam trabalhado juntos antes em projetos como Edward Mãos de Tesoura e no curta Vincent, mas a morte da esposa de Price o deixou em um estado de luto profundo que o impediu de participar do projeto. Edward Ivory acabou sendo escolhido para substituí-lo.

Os significados da obra 

Ele é normalmente interpretado como uma crítica ao consumismo e à comercialização do Natal, bem como uma reflexão sobre a necessidade comprar presentes para se sentir verdadeiramente celebrando a data.

No entanto, há várias outras interpretações para o filme, uma delas é que o filme aborda a temática da autoaceitação e da busca pela identidade. Jack é um personagem que, apesar de ser respeitado e amado em Halloween Town, sente-se deslocado e incompleto. Ele busca encontrar um novo propósito em sua vida e acaba descobrindo o Natal. No entanto, ao tentar se apropriar da tradição do Natal e transformá-la em algo que se encaixa com a sua visão de mundo, ele percebe que isso não é possível. No final, Jack aprende a aceitar a sua própria natureza e a valorizar a sua identidade única, sem precisar se adequar aos padrões dos outros.

O filme também pode ser interpretado como uma reflexão sobre a natureza humana e a sua relação com o medo. Halloween Town é um lugar onde o medo é valorizado e celebrado, mas Jack, ao descobrir o Natal, percebe que existem outras emoções que podem ser igualmente valorizadas e celebradas. Mostra como o medo pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal e como a escolha é sempre nossa.

A obra também aborda a ideia de que é possível buscar novas experiências e sair da rotina, mesmo que isso signifique enfrentar o desconhecido e correr riscos. Jack se sente entediado com a rotina de Halloween Town e decide explorar o Natal, mesmo sem entender completamente o seu significado. Esse desejo por novidade é algo comum na vida das pessoas, que muitas vezes buscam se aventurar em coisas diferentes e se arriscar em novas oportunidades.

Outra temática presente no filme é a importância da criatividade e da arte. Jack é um ser criativo e talentoso, que busca sempre inovar e criar coisas novas. A cidade de Halloween Town é um lugar onde a criatividade é valorizada e estimulada, o que acaba gerando muitas ideias e invenções. A arte, seja ela qual for, é algo que pode ser muito poderoso e capaz de transformar o mundo, como vemos na história de Jack e Sally, que fala não somente do romance dos dois, mas também sobre confiança, amizade e como o amor pode superar desavenças.

Por fim, "O Estranho Mundo de Jack" também apresenta a ideia de que as diferenças devem ser respeitadas e celebradas. Halloween Town e Christmas Town são lugares completamente diferentes, com valores e tradições distintas. No entanto, o filme mostra que essas diferenças não precisam ser um motivo de conflito, e que é possível aprender com as culturas e tradições diferentes. É uma mensagem importante de tolerância e respeito, algo fundamental para construir um mundo mais justo e igualitário.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »