Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2023 às 20h22min - Atualizada em 07/05/2023 às 20h01min

Verstappen faz ótima corrida de recuperação e vence o GP de Miami

O piloto largou na nona colocação e conseguiu se firmar a liderança no mundial

Ana Carolina Lima - labdicasjornalismo.com
Vitória de Verstappen no GP de Miami de 2023. (Foto: Divulgação/F1)
O líder do campeonato, Max Verstappen, venceu com maestria o GP de Miami de Fórmula 1, realizado neste domingo (7). O holândes largou na nona posição e fez uma corrida de recuperação perfeita. O mexicano Sérgio Pérez largou na pole position, mas não conseguiu segurar seu companheiro de equipe e terminou em segundo. Essa foi a quarta dobradinha da Red Bull no campeonato. Fernando Alonso (Aston Martin) fecha o pódio em terceiro.

A quinta etapa da temporada foi marcada pelas ações na pista. A corrida não teve nenhum safety car nem abandono de carro. Os fatores decisivos para a classificação final foram as estratégias e as paradas para troca de pneus. Por isso, ao largar com composto duro, a corrida de Max se mostrou tão efetiva. Além dele, destaque também para Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes largou em 13º e terminou na sexta  posição.

A corrida começou com uma boa largada de Pérez, que manteve a ponta. Já Verstappen caiu para  10º, mas logo em seguida recuperou a posição. O piloto da McLaren, Oscar Piastri também fez uma boa largada e saiu de 19º para 13º. Lando Norris (McLaren) e DeVries (Alpha Tauri) tocaram e acabaram ficando para trás.

Na volta quatro, Verstappen fez uma dupla ultrapassagem para cima de Leclerc (Ferrari) e Magnussen (Haas) e assumiu o sexto lugar. O bicampeão mundial não parou por aí. Na volta 20, Pérez foi para os boxes e viu Max assumir a liderança e abrir vantagem. Uma volta antes, Carlos Sainz (Ferrari) também entrou no pit lane para a troca de pneus, mas acabou sendo punido em cinco segundos por exceder a velocidade. 

O momento de mais emoção veio na volta 46 de 57. Verstappen foi para os boxes pela primeira vez e Checo assumiu a ponta. Max saiu logo atrás e os dois travaram uma batalha pela liderança. O mexicano conseguiu defender a posição num primeiro instante. Entretanto, com um jogo novo de pneus, seu companheiro fez a ultrapassagem por fora e ficou em primeiro até o fim. 

Quem teve uma corrida tranquila foi Fernando Alonso. Apesar de largar em segundo e terminar em terceiro, o espanhol passou parte da prova sem ter que defender nem atacar ninguém.  Leclerc trocou os pneus na volta 18 e sofreu para ultrapassar Magnussen, feito que só aconteceu na volta 38. 

Os pilotos que completaram a zona de pontuação foram: Russel (Mercedes), Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly (Alpine), Ocon (Alpine) e Magnussen.

Com a vitória, Max Verstappen continua na liderança do campeonato de pilotos com 119 pontos. Completam os 10 primeiros: Pérez (105), Alonso (75), Hamilton (56), Sainz (44), Russel (40), Leclerc (34), Stroll (27), Norris (10) e Gasly (8). No campeonato de construtores, a Red Bull permanece líder com 224 pontos. A Aston Martin aparece em segundo com 102 e a Mercedes com 96, em terceiro.

A Fórmula 1 volta com o GP de Emilia-Romagna (Ímola), no autódromo Enzo e Dino Ferrari, dia 21 de maio. Ano passado, a corrida terminou com a vitória de Verstappen. Pérez ficou em segundo e Lando Norris completou o pódio em terceiro.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »