Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/05/2023 às 17h48min - Atualizada em 13/05/2023 às 15h47min

COI inclui Fortnite como modalidade Olímpica

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Foto: Reprodução


O mês de maio começou com uma boa notícia para os amantes de E-sports. Fortnite foi integrado ao mundo dos esportes eletrônicos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a decisão foi tomada faltando apenas um mês para a competição de Singapura. O game possui grande popularidade entre os jogadores e entrará na categoria de tiro esportivo.

O COI está preparando um mapa que será construído sob medida, possuindo espaço para 12 jogadores que serão selecionados da Fortnite Champions Series (FNCS). Os mesmos, irão competir em desafios que testarão sua precisão com miras e a rapidez com que fazem disparos.

A Olympic E-sports Series, tem como objetivo disputar com  as competições olímpicas tradicionais nos jogos eletrônicos. Tendo uma lista com games coligados as federações internacionais de esportes. No Fortnite, por exemplo, é promovida pela Federação Internacional de Tiro Esportivo,  e as outras modalidades também terão suas organizações que competiram através delas. 

 
  • OUTRAS MODALIDADES NO E-SPORTS OLÍMPICO​
Just Dance (Dança);
Gran Turismo 7 (Automobilismo);
Tic Tac Bow (Tiro com arco);
Tennis Clash (Tênis);
WBSC eBaseball: Power Pros (Beisebol);
Chess.com (Xadrez);
Zwift (Ciclismo);
Virtual Regatta (Vela);
Taekwondo Virtual (Taekwondo).

O Olympic Esports Series estará presente na Semana Olímpica de Esports, que terá as finais disputadas de 22 a 25 de junho em Singapura. O evento contará com plateia presencial, além de ser transmitida ao vivo através das redes sociais e site das Olimpíadas. 
 
  • DECLARAÇÃO DA MINISTRA DO ESPORTE CAUSA POLÊMICA. 
Em março, as discussões a respeito dos esportes eletrônicos ganharam mais força, após as falas da Ministra do Esporte, Ana Moser, ao declarar   que esse tipo de competição não pode ser considerado esporte. A repercussão negativa desencadeou debates dentro e fora da comunidade, figuras com influência vem se manifestando contra a fala da ex-jogadora  de vôlei.

Segundo Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, que entrevista para a Folha, declarou que os esports não possuirão espaço na instituição. De acordo com o mesmo, esse tipo de competição de videogames possuem um grande público, além de apresentar grande lucratividade, mas continuam fora das olimpíadas.

Além disso, o presidente Lula também criticou os jogos de tiros. No momento, o mesmo culpou a violência exercida nos games como motivadores para as chacinas que ocorreram no país.

 
  • MAS, O QUE É E-SPORT?
O termo E-sport foi criado para classificar as competições de jogos virtuais, principalmente quando nos referimos aos competidores profissionais, o público poderá assistir pela televisão ou pelas plataformas de streaming.

Sendo uma prática esportiva, os E-sports possuem várias categorias e modalidades de competição. Nesse universo, existem pelo menos 6 tipos de E-sports que são bastante conhecidos, como MOBA (Multiplayer Online Battle), FPS (First Person Shooter), Card Games, Battle Royale, Simuladores, Evo Fighting games.

As competições podem ser no âmbito nacional e internacional. Geralmente,  essas competições irão acontecer em games que permitiram que os jogadores lutem entre si, como nos games League of Legends e CS:GO. 


REFERÊNCIAS:
TERRA. Fortnite é incluído em evento olímpico de esports do COI. 2023. Disponível em: < 
https://www.terra.com.br/esportes/fortnite-recebe-chancela-do-coi-e-e-incluido-em-evento-olimpico-de-esports-em-cingapura,72452d09423be2583b180112190cb084lg7q6zsy.html >. Acesso em: 13 de maio de 2023.

MARQUES, A. É REAL: Fortnite faz parte dos jogos olímpicos na Semana de Esports 2023; confira detalhes. Rádio Jornal, 2023. Disponível em: < 
https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/tecnologia/2023/05/15460963-e-real-fortnite-faz-parte-dos-jogos-olimpicos-na-semana-de-esports-2023-confira-detalhes.html#:~:text=Agora%2C%20Fornite%20faz%20parte%20da,Games%2C%20na%20categoria%20tiro%20esportivo >. Acesso em: 9 maio. 2023.  ‌‌    ‌
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »