Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2023 às 14h56min - Atualizada em 14/05/2023 às 14h56min

O que os jogos ensinam? Confira os jogos que estão longe de incitar a violência

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Adrenaline


O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, no dia 18 de abril em uma reunião acerca dos casos de ataques em escolas que estavam acontecendo no Brasil, fez declarações polêmicas acerca de videogames.

 

Em sua declaração, Lula associa a violência nas escolas com os jogos atuais, declarando que: “não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar”.  

 

Com isso muitos influenciadores do mundo gamer se posicionaram contra essas declarações, dentre eles a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) que declarou em uma carta aberta ao presidente. 

 

“Imputar aos games a responsabilidade por atos violentos é se apoiar em um pretexto equivocado e leviano para justificar falhas que envolvem segurança pública, educação, economia, saúde e outras tantas atribuições do Estado. Dizer que ‘os jogos ensinam a molecada a matar’ é, no mínimo, irresponsável e demonstra desconhecimento tão grande ou maior do que afirmar que: ‘não tem game falando de amor, nem game falando de educação’. 

No twitter o próprio filho do presidente, Luís Claúdio Lula da Silva, declarou em seu twitter que: “vídeogame é muito mais que violência, é arte, é lazer, é entretenimento”.   

 

A partir dessas afirmativas e declarações, este artigo tem como função apresentar alguns jogos que vão contra essas declarações, jogos que ensinam sobre amor, jogos de lazer e entretenimento.   


Gris é um jogo espanhol, indie que tem como protagonista a Gris, a única personagem jogável no jogo e a mais importante, o jogo não possui um narrador, o jogador possui a liberdade de explorar o mundo e suas criaturas mágicas. Gris é um jogo desenvolvido pela Nomada Studio e distribuído pela Devolver Digital.

 

A narrativa se desenvolve a partir do momento em que a personagem principal perde a voz e não pode mais cantar, com isso o jogo passa por diversas fases da protagonista à procura de sua voz, transpassando por diversas etapas do luto. O jogo em si é cheio de sutis simbolismo e metáforas acerca desse tema. 

 

Algo que se destaca são as cores das “fases” dos jogos representando os cinco estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Além da utilização de formas geométricas nos cenários e na própria personagem, além de como essas formas se relacionam com os puzzles



Stardew Valley, simulador de vida no campo

 

Desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chcuklefish. Foi lançado em 26 de fevereiro de 2016. Possuindo versões para Android, IOS, Ninendo Switch, PlayStation 4 e PC

Stardew Valley é um RPG aberto de vida no campo. A história inicia após o jogador herdar a fazendo do seu avô em Stardew Valley, a partir disso o jogador passa a cuidar da fazenda, dos animais e plantações, é apenas um jogo de entretenimento, um simulador de vida no campo, podendo ser jogado em multiplayer. Além de poder interagir com os cidadãos e criar vínculos e relacionamentos.


 

Minecraft, livre para todos os públicos

 

Criado por Markus Persson em 2009, sendo oficialmente lançado em 2011, Minecraft é um jogo de mundo aberto e livre para o jogador explorar e construir com os blocos, podendo ser jogado no modo criativo todos os recursos são disponíveis para o jogador, e o modo sobrevivência, onde é necessário caçar e minerar para poder sobreviver no mundo, juntando recursos para engrandecer no jogo. 

Não possui níveis e nem pontos, muito menos história, possuindo também um modo multiplayer, o jogo não possui faixa etária, sendo possível todos jogarem, dos filhos aos pais, podendo criar servidores e etc.

Celeste, um jogo sobre descobertas 

 

Celeste conta a história de Madeline que depois de um ato imprudente, escalar até o topo da montanha Celeste apenas como uma forma de provar para si mesma que é capaz. Ao longo do caminho, a garota acaba por descobrir que precisa derrotar seu inimigo maior: ela própria.

 


Celeste é um jogo que tem como tema principal o autodescobrimento e a superação pessoal, sendo um jogo de fantasia emocionante.  


O jogo foi lançado em 2018, sendo desenvolvido pela Maatt Makes Games, um studio indie norte americano.
 

A lenda do herói, o brasileiro


A Lenda do Herói é um jogo brasileiro idealizado em 2012 por Marcos Castro e Matheus Castro, conhecidos como Castro Brothers, youtubers que possuem um canal com cerca de 5 milhões de inscritos, com parceria da Dumativa, um estúdio de jogos.  O jogo foi financiado por meio de Crowdfunding em 2014, lançado em 2016.

 

O jogo possui cerca de 4 fases, o diferencial é a cantoria, pois cada nível possui uma música que narra o que está acontecendo, com diversas piadas e sátiras de clichês de videogame, além de possuir influência de jogos como The Legend of Zelda e Wonder boy in the Monster Land

 

Life is strange, a série 


Life is strange é uma série de jogos que se utiliza da clássica “jornada do herói” para guiar o jogador em histórias emocionantes, com personagens profundos e conflituosos, uma narrativa bem estruturada.



 

Conclusão

Com isso é possível compreender que ao perpetuar a mentalidade de que jogos são violentos e que influenciam os jovens a serem agressivos é totalmente ultrapassada e ignorante. 

 

Em suma, esses foram apenas alguns dos diversos jogos que proporcionam aos jovens uma experiências das mais diversas, como: amor, luto e até mesmo proporcionar um escape da realidade.


 

REFERÊNCIAS:
Lula diz o que pensa sobre games e fala que é desastroso. Meteoro Brasil, 2023. Disponível: < https://youtu.be/F36qF0hZIOU >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

SANTANA, André. Lula culpa os games por violência nas escolas e é criticado por especialistas. UOL, 2023. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/colunas/andre-santana/2023/04/22/lula-culpa-games-por-violencia-nas-escolas-e-e-criticado-por-especialistas.htm >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

LIAO, Débora. Gris: uma forma artística e emocionante de lidar com as fases de luto. Garota Geek, 2019. Disponível: < https://www.garotasgeeks.com/dica-de-jogo-gris-uma-forma-artistica-e-emocionante-de-lidar-com-as-fases-do-luto/ >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

Stardew Valley. Stardew Valley Wiki, 2023. Disponível em:  < https://stardewvalleywiki.com/Stardew_Valley_Wiki >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

RAPHAEL, Pablo. Minecraft: Tudo o que precisa saber sobre o game. UOL, 2022. Disponível em: < https://www.terra.com.br/gameon/minecraft-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-game,bebb52f3a4ca14921e2d4793b389e3499f1cyvjq.html >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

RODRIGUES, Rhuan Bastos. Análise: Celeste (Switch) é uma obra prima que respeita o jogador. Nintendo Blast, 2019. Disponível em: < https://www.nintendoblast.com.br/2019/06/analise-celeste-obra-prima-respeita-jogador.html >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

VINHA, Felipe. Vale a pena jogar: It Takes two. TecnoBlog, 2021.  Disponível em: < https://tecnoblog.net/especiais/vale-a-pena-jogar-it-takes-two/ >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

A Lenda do Herói. Estúdio Dumativa, 2016. Disponível em: < https://alendadoheroi.com.br/ >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

SILVA, Alexandre. Entenda a história dos jogos de Life is Strange. Terra, 2021. Disponível em: < https://www.terra.com.br/gameon/entenda-a-historia-dos-jogos-da-serie-life-is-strange,2fd354c93b4e0808f1098740e33659b5n42fvw8f.html >. Acesso em: 25 de maio de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »