Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/05/2023 às 16h01min - Atualizada em 28/05/2023 às 16h01min

A Pequena Sereia e o Renascimento da Disney

A Pequena Sereia é o principal responsável por fazer Disney renascer de sua decadência

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Disney – Divulgação / Reprodução: Jovem Nerd


A Pequena Sereia, o clássico de 1989, teve seu live-action lançado no último dia 25, um dos remakes mais esperados e polêmicos, feitos pelo estúdio. Sendo uma das animações responsável por consagrar e ressuscitar o estúdio no final dos anos 1980. O primeiro filme do Renascimento da Disney.

A Era da Renascença, dá-se esse nome devido aos grandes especialistas em cinema e até mesmo algumas mídias costumam separar toda a produção da Disney em eras:  Era de Ouro, Era de Prata, Era Sombria, Era Renascentista, Era Pós- Renascentista e Era Atual.

Sendo assim, para surgir a Renascença da Disney é estritamente preciso conhecer sobre a decadência vigente do estúdio com suas produções nos anos 1970 até final dos anos 1980. Inicia, a famigerada, Era Sombria



A Era Sombria da Disney (ou Era de Bronze)


Depois da morte de Walt Disney em 1966, o estúdio necessitou criar novas maneiras de fazer os desenhos, sem Walt para os guiar, os produtores, diretores, animadores e etc; apostaram no acerto e erro.

Diferentemente dos outros filmes da época, as animações dessa Era possuem um tom sombrio e sério, esquecendo as músicas, e focando mais nas aventuras e desafios dos personagens. 


Alguns dos filmes como O Cão e a Raposa, O Caldeirão Mágico, Robin Hood, As Peripécias do Ratinho Detetive, Bernardo e Bianca, Aristogatas, Puff entre vários outros, são os “clássicos” dessa Era. 

Contudo nenhum desses lançamentos conseguiu salvar a Disney da decadência vigente, um dos seus únicos acertos foi com Ratinho Detetive, mas não alcançou bilheteria o suficiente para ser um sucesso.



A Redescoberta 


No final dos anos 1980 a Disney deu as boas-vindas a Jeffrey Katzenberg, um produtor executivo que deu voz aos novos animadores, reviveu diversos projetos arquivados, dentre eles estava A Pequena Sereia, uma ideia que datava da mesma época de produção de Fantasia (1940).


A Pequena Sereia conta a história de uma princesa que vivia no fundo do mar no reino fictício de Atlantis, cansada do mundo subaquático, almejando sempre querer saber como era o mundo da superfície e desejando sair de sua monótona vida. 


A animação lançada em 1989, dirigida por Jon Musker e Ron Clements, com letras e músicas de Alan Menken e Howard Ashman, foi o principal filme que fez a Disney voltar à ativa, arrecadou cerca de 211,3 milhões em bilheteria, sendo um sucesso imediato. 


Assim como Katzenberg, Howard Ashman e Alan Menken foram os principais responsáveis por trazer as músicas de volta aos filmes do estúdio, sendo Aristogatos seu último musical, cerca de 20 anos antes de Jeffrey assumir seu cargo. Alan Menken e Howard Ashman compuseram para a maioria dos filmes da Era da Renascença da Disney


A Renascença 


 

A Pequena Sereia trouxe para a Walt Disney Animation Studio’s novos ares, uma nova fórmula havia sido encontrada. Começava então o que seria chamado de Era da Renascença onde estão alojados os clássicos mais lembrados pelas pessoas nos dias de hoje. 


Filmes como Rei leão, Aladdin, Bela e a Fera, Mulan, Pocahontas, Tarzan, o esquecido Hércules e o injustiçado Corcunda de Notre Dame. Trazendo também novas formas de fazer animação, incluindo a utilização do CGI. 


A Renascença é marcada por muitas músicas, trazendo o que a Broadway tinha de sobra, números espalhafatosos, grandes espetáculos visuais, danças, canções, I want song’s e etc. Além de muita originalidade.


A criação desses filmes, as novas maneiras que o estúdio havia encontrado de contar suas histórias, através de músicas, animações singulares, sidekicks, I want song’s, apenas teve oportunidade de surgir com o filme de uma pequena sereia que estava cansada de viver na mesmice oceânica de sua vida e se encantou com o mundo dos humanos. 
 


REFERÊNCIAIS:
​BALLUT, Jessica. Os filmes mais amados da Disney: era da renascença!. Youtube: Jessica Ballut, 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=7t8D K8xnbhc&t=12s >. Acesso em: 23 de maio. 2023.


PAULO. Era da Disney: Era da Renascença. O Camundongo, 2017. Disponível em: < https://www.ocamundongo.com.br/era-darenascenca/ >. Acesso em: 23 de maio. 2023.

SANTOS, Taynara. As 9 eras da Disney Animation Studios: a evolução das animações Disney ao longo dos anos. Garotas Nerd, 2020. Disponível em: < https://www.garotasgeeks.com/as-9-eras-dadisney-animation-studios-a-evolucao-dasanimacoes-disney-ao-longo-dos-anos/ >. Acesso em: 23 de maio. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »