Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/06/2023 às 12h21min - Atualizada em 01/06/2023 às 11h10min

A franquia Velozes e Furiosos

Velozes e Furiosos já conta até com spin-offs, mas o que mudou ao longo de todos esses anos na franquia?

Taís Wölfert - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Universal Pictures / Reprodução: Disal Consórcio


Atualmente, a franquia Velozes e Furiosos conta com dez filmes da história principal, dois curta-metragens, um filme spin-off (Hobbs & Shaw) e uma série animada na Netflix. Todo mundo, mesmo sem nunca ter visto qualquer uma dessas produções, já ouviu falar da franquia e faz até piadas com a temática principal dos filmes, família. Mas o que começou tendo base em uma reportagem sobre corridas de rua evoluiu para algo muito maior.

O primeiro Velozes e Furiosos tem uma origem que poucos conhecem, a ideia para o filme veio de uma reportagem feita por Kenneth Li para a revista Vibe Magazine em 1998. O título era Racer X e contava a história do piloto Rafael Estevez da República Dominicana. Depois da publicação Li recebeu a ligação sobre transformar sua história em um filme. “Não conhecia ninguém em Hollywood na época e uma ligação aleatória veio da Universal, pensei que era uma pegadinha” afirmou ele.

Mas a franquia não se manteve nas corridas de rua ou os rachas, como são conhecidas essas corridas aqui no Brasil. Onde as pessoas apostam dinheiro em corridas ilegais. Inclusive, o segundo filme, que estreou em 2003, dois anos após o primeiro, conta com mudanças em seu elenco. Novos personagens são adicionados e outros importantes do filme anterior nem chegam a aparecer.

O terceiro filme lançado, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, estreou em 2006, e não só traz personagens totalmente novos, incluindo seus protagonistas, como dá uma quebra na cronologia da franquia. Afinal, o quarto filme chegou em 2009 e é chamado de Velozes e Furiosos 4, seguindo a contagem de lançamento, só que a ordem cronológica o Desafio em Tóquio vem depois do sexto filme lançado em 2013.

E falando de 2013, esse foi o ano que mexeu com a franquia como um todo, inclusive, seus fãs. O responsável por interpretar Brian O’Conner, Paul Walker, morreu em 30 de novembro daquele ano. As filmagens do sétimo filme da franquia estavam em andamento quando o ator sofreu um acidente e veio a óbito. O acontecido chocou até aqueles que não eram fãs da franquia e fez com que o sétimo filme sofresse adiamento e fosse repensado. Sendo esse lançado em 2015 e contando com uma bela homenagem em seu final, que conta com cenas presentes no clipe da música See You Again.




Apesar de Brian ter ganhado um outro final na franquia, que o afastou da equipe, ele é citado vez ou outra nos filmes que se sucederam, como uma forma de não só homenagear o personagem, mas deixa-lo vivo também na memória dos fãs, tanto os mais novos, quanto os mais antigos.

Mas Velozes e Furiosos, mesmo continuando com sua velocidade e fúria, não se manteve com o tema original, as corridas ilegais. Na verdade, no sexto filme a ilegalidade passa a ser deixada de lado e a equipe começa a trabalhar a favor da lei. Claro que as sequências de ação com carros continuam, mas para os fãs das corridas que valiam dinheiro, do turbo usado, acaba sendo um tanto frustrante.

Algumas mudanças foram boas. O foco nas mulheres e sua presença e desenvolvimento aumenta de maneira gradual. Além da sexualização ter diminuído drasticamente, afinal nos primeiros filmes era comum ver mulheres seminuas dançando sensualmente em torno dos carros, e agora não mais. E suas participações aumentaram, sejam elas do lado dos “mocinhos” ou dos “vilões”. Inclusive, Vin Diesel confirmou que tem um spin-off feminino em seus planos.


Fonte: Universal Pictures / Reprodução: CinePOP Cinema

Fonte: Universal Pictures / Reprodução: CinePOP Cinema



Mesmo que a franquia tenha mudado e saído do tema que iniciou tudo, até mesmo levando um carro para a lua (Velozes e Furiosos 9 de 2021), a história mantém sua principal essência, a família. E não, não a família sanguínea, mas aquela que você constrói, que você forma ao longo da vida. Isso pode gerar memes e piadas por parte das pessoas na Internet, mas a mensagem continua estando lá e continua sendo bonita.

As histórias mudaram, novos personagens agora fazem parte da franquia, alguns se tornaram pais, as produções se afastaram da realidade e têm aventuras bem fora do cotidiano, e mesmo com tantas piadas e tantas pessoas até criticando a quantia de filmes da franquia e agora até seus spin-offs, Velozes e Furiosos continua aí. Continua entretendo seu público e fazendo mais fãs, levando aos cinemas inclusive quem faz piada sobre “a família”, e contando com referências em outros filmes como aconteceu em Shazam! Fúria dos Deuses. E isso porque, brincadeiras a parte, a franquia conseguiu construir uma família fora das telas, tanto entre os atores quanto entre os fãs e a franquia.


Referências:
CAMPOS, Vitória. Como Velozes e Furiosos foi inspirado em notícia de revista?. Rolling Stone, 29 de jun. de 2021. Disponível em: < https://rollingstone.uol.com.br/noticia/como-velozes-e-furiosos-foi-inspirado-em-noticia-de-revista/ > Acesso em: 29 de mai. de 2023.

NASCIMENTO, Henrique. "Velozes e Furiosos": Vin Diesel confirma derivado protagonizado por mulheres. Cinebuzz, 23 de mai. de 2023. Disponível em: < 
https://cinebuzz.uol.com.br/noticias/cinema/velozes-e-furiosos-vin-diesel-confirma-derivado-protagonizado-por-mulheres.phtml > Acesso em: 01 de jun. de 2023.

BARBOSA, Júlia. Qual foi a última cena de Paul Walker em Velozes e Furiosos? Aparição final do ator foi gravada após sua morte e com ajuda da família. Terra, 18 de mai. de 2023. Disponível em: < 
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/qual-foi-a-ultima-cena-de-paul-walker-em-velozes-e-furiosos-aparicao-final-do-ator-foi-gravada-apos-sua-morte-e-com-ajuda-da-familia,3af9b982ea1ab4aa136560884bd7c384u1tuqmb7.html#:~:text=Velozes%20%26%20Furiosos%2010%20chega%20aos,filmava%20Velozes%20e%20Furiosos%207 > Acesso em: 01 de jun. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »