Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2023 às 12h48min - Atualizada em 05/06/2023 às 12h41min

‘Filmes que marcam época’: conheça detalhes e bastidores de obras cinematográficas que foram queridas pelo público

Série documental da Netflix traz informações que garantem encantar os fãs de grandes clássicos dos cinemas.

Karina Cassimiro - Revisado por Carolina Nunes
Capa da série (Foto:Reprodução/Netflix)

Lançado em 2019, pela Netflix, a série documental “Filmes que marcam época” (no original, Movies That Made Us) foi criada pelo produtor e diretor norte-americano Brian Volk-Weiss, atualmente o programa possui 16 episódios em três temporadas que contam histórias de bastidores a respeito de várias obras cinematográficas de sucesso e queridas pelo público.

 

Cada episódio da série fala de um filme específico em que diretores, roteiristas, elenco ou envolvidos na produção são convidados para contar sobre curiosidades de bastidores. Mesmo que alguns relatos fossem conhecidos pelo público, como a substituição de Eric Stoltz pelo ator Michael J. Fox no meio da produção de “De Volta Para o Futuro”(1985), a série consegue manter a atenção do público utilizando humor e diálogo informativo para criar vínculo com os fãs. O formato em entrevista é uma ótima jogada que explora os detalhes dos filmes, entendendo que cada obra é marcada pelo momento de sua concepção, sua realização e seu lançamento

 

A série contribui para que o público perceba a dimensão dos desafios enfrentados pela indústria audiovisual, por exemplo, você sabia que Dirty Dancing – Ritmo Quente, sucesso de bilheteria da década de 1980, foi recusado 42 vezes pelas produtoras? Esse tipo de informação é importante principalmente para estudantes que pensam em atuar na área ou profissionais que já atuam. Outra curiosidade que a série aborda é em Forrest Gump quando a Paramount  cortou 10 milhões de dólares do orçamento e o filme teria que ser produzido com 55 milhões. No entanto, Tom Hanks e o diretor, Robert Zemeckis, abriram mão de significativa parcela dos respectivos honorários, suprindo quase por completo os US$ 10 milhões que a Paramount decidira economizar.

 

Trailer de ‘Filmes que marcam época’. (Reprodução: Trailers em Português - YouTube).


Diretores e atores como Dan Aykroyd (Os Caça-Fantasmas), Daniel Stern (Esqueceram de Mim), Chris Columbus (Esqueceram de Mim) e o cineasta Ivan Reitman, que faleceu em 2022 aos seus 75 anos, falam sobre seus grandes sucessos na série documental. Na primeira temporada você conhecerá os relatos sobre os filmes: Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987); Esqueceram de Mim (1990); Os Caça-fantasmas (1984) e Duro de Matar (1988). A segunda temporada conta sobre os sucessos: De Volta para o Futuro (1985); Uma Linda Mulher (1990); Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros(1993) e Forrest Gump (1994). Já a última temporada tem: Halloween - A Noite do Terror (1978); Sexta-feira 13 (1980); A Hora do Pesadelo (1984); Robocop - O Policial do Futuro (1987); Aliens, O Resgate (1986); Um Príncipe em Nova York (1988); O Estranho Mundo de Jack (1993) e Um Duende em Nova York (2003).

Os episódios de aproximadamente 45 minutos mostram as histórias por trás dos blockbusters, expressão para definir filmes que alcançaram grande popularidade, que marcaram gerações  e são narradas por profissionais do cinema em relatos divertidos e reveladores. Em um dos episódios foi revelado que Steve Williams, foi responsável por fazer digitalmente os ossos do tiranossauro em Jurassic Park, a técnica inovadora contribuiu para que os dinossauros no filme fossem mais “reais” e com certeza isso encantou os telespectadores, Jurassic Park de Steven Spielberg arrecadou quase US$ 1 bilhão mundialmente e mudou a forma de se fazer filme, a obra cinematográfica  até hoje faz sucesso.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »