Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/06/2023 às 11h35min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h25min

As polêmicas adaptações cinematográficas em Hollywood

Letícia Cleto - Revisado por Thainá Souza
Filme adaptado de obra cinematográfica francesa leva Oscar de Melhor Filme em 2021. (Foto: Reprodução/Magazine.HD)
Sempre muito criticado por suas histórias repetitivas e sem muita criatividade, filmes produzidos por Hollywood vem se destacando através das adaptações, em excesso, de obras de outros países. Com o sucesso desses novos polos cinematográficos, Hollywood vai perpetuando a imagem de ser o centro do cinema mundial, adaptando tais películas, levando o crédito por grandes obras produzidas fora dos Estados Unidos. Mas a pergunta que fica é até onde essas adaptações são necessárias e não se tornam exageradas além de ignorar o fator cultural do país onde foi produzido?

(Foto: Reprodução/Central 42)

(Foto: Reprodução/Central 42)

Adaptação francesa da obra 'Os Intocáveis' adaptada por Hollywood foi fracasso de crítica.

 
Além de adaptações literárias e de histórias em quadrinhos, as corriqueiras adaptações produzidas pelo cinema norte-americano ganha destaque em meio a uma indústria que por anos foi o centro da cinematografia mundial. No entanto, esse prestígio vem se perdendo devido aos roteiros repetitórios e histórias sem muita inovação. Com isso, produções de outros países acabam se tornando mais atraentes aos olhos do público, que procura por novidades, instaurando um alerta nas produções hollywoodianas. Por mais que tais adaptações sejam boas, tenham mais investimento e por vezes recebam melhor promoção, afinal se trata de Hollywood e seu grande poder aquisitivo, as obras originais também têm o seu valor e por vezes são melhores e melhor executadas do que uma nova versão, fazendo público e crítica questionarem a necessidade da releitura da obra.
 
Para acabar com a escassez de temas mais atualizados, os roteiristas de Hollywood estão refilmando obras famosas sem a menor necessidade de recontar a história com apenas o aspecto cultural distinto e atores famosos de Hollywood na escalação. Como exemplo de produções frustradas temos a releitura do filme Oldboy, 2003. Produzido na Coreia do Sul, que finalmente vem sendo reconhecida como uma grande indústria cinematográfica, o filme tem como destaque as grandes cenas de luta e também trás em sua realização um forte aspecto cultural. A adaptação feita 10 anos depois do grande sucesso coreano, não agradou nenhum pouco, deixando evidente uma tentativa falha de replicar o sucesso coreano no ocidente.  
 
Porém, apesar de tentativas frustradas, sempre há exceções. É o caso de Coda: No Ritmo do Coração (2021). Agradando público e crítica a obra levou estatuetas do Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado além de premiar a atuação de Troy Kotsur, que interpretou o pai da família Rossi, e foi premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Deixando para a ficção francesa, A Família Bélier, de 2014, que também é um bom filme, a polêmica de escalarem atores ouvintes em papéis de pessoas surdas. 

(Foto: Reprodução/UOL)

(Foto: Reprodução/UOL)

Oscar 2022: 'No Ritmo do Coração' leva 3 estatuetas para casa.

 
Hollywood nunca se tornará livre de polêmicas seja pelos filmes, atores, diretores, produtores, que causam bastante controvérsia pela falta de representatividade, polêmicas envolvendo assédio, falta de equidade salarial, apropriação cultural, entre outros aspectos. Com tantas polêmicas, sem perspectiva de melhoras, e a falta de inovação nas histórias contadas, novos polos do cinema estão cada vez mais ganhando espaço e reconhecimento ao redor do mundo, só que o cinema americano, pelo visto, não sabe ficar em segundo plano e sempre encontra o seu jeito para ser protagonista.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »