Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/12/2021 às 13h42min - Atualizada em 17/12/2021 às 13h39min

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta inovações ao público

Valeska de Melo - Editado por Manoel Paulo

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), teve como tema: “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta.

O evento gratuito contou com a participação de atores sociais reconhecidos como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o chefe da Comunicação Social do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Eduardo Loyolla e o geólogo do Observatório Nacional, Lucca Franco, entre outros.

 No decorrer da semana, foram apresentados Kits de diagnóstico para identificação de antígenos e anticorpos contra a covid-19 desenvolvido pela Financiadora de Estudos e Projetos(Finep).

“A semana acontece com todas as precauções existentes e recomendadas. Temos exposições de todas as nossas unidades de pesquisa, temos exposições do Ministério da Educação também, além de inspiração e-talvez- financiamento para quem quer empreender nas áreas de ciências e tecnologia”, afirmou em entrevista à TV Brasil o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Neste ano foram apresentadas inovações tecnológicas como a reprodução do Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil e exposta no estande do INPE. 

“É um satélite 100% brasileiro de sensoreamento remoto, é como se ele fotografasse o planeta. Nossa intenção com ele é monitorar todo o território brasileiro e, havendo necessidade, também compartilhar imagens com outros países. O outro que também está aqui no estande é o feito em parceria com a China, o CBERS 04A, o último que lançamos”, explicou Eduardo Loyolla, chefe da Comunicação Social do INPE.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »