Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/06/2023 às 12h59min - Atualizada em 11/06/2023 às 12h35min

Ferrari volta ao topo e conquista a vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans

Após décadas de ausência, Ferrari supera Toyota em uma emocionante disputa e escreve seu nome na centésima edição da lendária corrida

Giovanna Oriani - labdicasjornalismo.com
Carro #51 da Ferrari comemora a vitória nas 24h de Le Mans. Foto: Twitter 24 Hours of Le Mans.

A lendária equipe da Ferrari brilhou novamente nas pistas ao vencer a centésima edição das 24 Horas de Le Mans neste final de semana. A corrida de resistência, que durou 24 horas seguidas, teve início no sábado, dia 10, e encerrou no domingo,  11, no renomado Circuit de la Sarthe, na França. A vitória da Ferrari foi um momento histórico já que a escuderia não conquistava a prova desde 1965, quando triunfou com Masten Gregory, Jochen Rindt e Ed Hugus. Apesar de sua gloriosa trajetória, a equipe não participava da competição desde 1973, quando obteve a pole position com Arturo Merzario e José Carlos Pace, terminando em segundo lugar.

Desta vez, a equipe italiana contou com um time de pilotos de alto calibre. Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado assumiram o volante da Ferrari 499P, número #51. A corrida foi marcada por uma emocionante disputa entre a Ferrari e a Toyota ao longo das 24 horas, com a equipe italiana mostrando sua determinação e habilidade nas pistas.

Na classificação, a Ferrari ficou na frente e deixou seus carros #50 (Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen) e #51 (Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi) na ponta, enquanto a favorita para essa edição, a Toyota, colocou  o carro #8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa) na terceira posição da largada.

Logo na primeira volta, quando Sébastien Buemi assumiu o volante do Toyota número #8, ultrapassou as duas Ferraris e assumiu a liderança do campeonato de Hypercar. No entanto, a Ferrari continuou na disputa. O carro Toyota número #7 se envolveu em um acidente no início da noite e abandonou a corrida, mas a Ferrari número #50 também teve problemas e ficou para trás, deixando a disputa para os carros número #51 e #8.

A batalha prosseguiu sem complicações até a manhã de domingo, quando o carro #51, que ainda liderava, teve uma parada complicada nos boxes. No entanto, a vantagem que tinha sobre os adversários era suficiente para voltar ainda na liderança. Mais para o fim, após 22 horas de corrida, Ryo Hirakawa guiava o Toyota número #8 e perdeu o controle ao pisar no freio em certo momento. Ele rodou e bateu, mas ainda sim conseguiu voltar e terminar as duas horas restantes de corrida.

No fim, a Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, coroou seus pilotos e toda a equipe com uma vitória merecida. A Toyota garantiu a segunda posição numa corrida que ficará marcada como um capítulo inesquecível na história das 24 Horas de Le Mans. Esse resultado encerrou uma sequência de cinco vitórias consecutivas dos japoneses na prova de endurance mais importante do planeta.

Além disso, a terceira posição na corrida foi conquistada pela equipe Cadillac, representada pelo carro número #2, pilotado por Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook. O carro número #4 da mesma equipe, conduzido por Sébastien Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon. E a Ferrari número #50, completaram o Top 5 da competição

A vitória da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans é um feito notável, o que reafirma o legado da equipe italiana nas corridas de endurance. Esse triunfo, após um longo período de ausência, certamente será celebrado pelos fãs da escuderia ao redor do mundo. A equipe e seus pilotos, junto com a Ferrari, escreveram mais um capítulo dourado na história do automobilismo.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »