Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2023 às 18h01min - Atualizada em 21/06/2023 às 15h54min

Revolução Sonora: 5 Bandas que Despertaram Controvérsia ao Transformarem seu Som

A música é uma expressão artística como diversas outras. Mas e quando grandes artistas decidem mudar o seu som drasticamente?

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
No meio dos anos 90, o Metallica chocou seu público ao aparecer com visual e músicas bem diferentes do que todos estavam acostumados (Foto: Reprodução/Metallica)

A música é uma expressão artística como diversas outras. E, sendo assim, é algo produzido por indivíduos, pessoas que passam por transformações durante toda a vida, como eu ou você. Mas e quando essas transformações impactam na arte? Como esse tipo de transformação repercute num grande público? E se o Foo Fighters lançasse um álbum de músicas disco dos anos 70? Bem, eles já fizeram isso e talvez você nem tenha ouvido.

 

O fato é que ao longo de suas carreiras, diversos artistas e bandas consagrados lançaram álbuns que levaram o seu som a outro patamar. Ou variaram, retornando às raízes posteriormente. Esse tipo de movimento normalmente causa polêmica entre os fãs mais fervorosos - enquanto alguns se agradam, outros torcem o nariz.

 

As mudanças no Rock

 

Tomando como exemplo, um dos gêneros musicais mais populares e influentes do mundo, o rock passou por diversas transformações desde o seu surgimento nos anos 40. O estilo ramificou-se em vários subgêneros, como o rock progressivo, o heavy metal, o punk rock, o grunge, o nu metal e muitos outros. 

 

Essas transformações foram motivadas por diversos fatores, como a evolução tecnológica, as mudanças sociais e culturais, as influências de outros estilos musicais e as experimentações dos próprios artistas. Muitas vezes a transformação do estilo de uma banda acaba ocasionando todo um novo gênero.

 

Nesse artigo nós vamos fazer uma visita à carreira de cinco artistas que fizeram isso e discutir algumas curiosidades sobre esses trabalhos. Sem mais delongas, vamos à lista:

The Beatles: A banda mais famosa do mundo também passou por diversas transformações ao longo da sua carreira. Um exemplo é o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967, que incorporou elementos do rock psicodélico, como pedais de efeito, teclados, distorção e instrumentos exóticos. Foi uma grande mudança em relação ao álbum anterior, Revolver, lançado em 1966, que tinha um som mais pop e influenciado pelo folk rock.

 



Metallica: A banda de thrash metal surpreendeu os fãs ao lançar o álbum Load em 1996, que apresentou uma sonoridade mais próxima do hard rock e do rock alternativo. O disco foi uma grande mudança em relação ao álbum anterior, o Metallica (também conhecido como Black Album), lançado em 1991, que tinha um som mais pesado e agressivo - e que, por sua vez, já havia sinalizado uma mudança do thrash para o heavy metal, com mais groove. Além disso, para irritar ainda mais os fãs mais enjoados, os integrantes cortaram os cabelos e mudaram o visual (à época falaram que foi promoção no barbeiro).

 



Radiohead: A banda britânica também se reinventou ao longo da sua trajetória. Depois do sucesso do álbum OK Computer, lançado em 1997, que tinha um estilo rock alternativo com influências do grunge e do britpop, a banda lançou o álbum Kid A em 2000, que explorou elementos da música eletrônica, do jazz e da música experimental. O disco foi uma ruptura radical com o som da banda e dividiu a opinião dos fãs e da crítica.

 



Linkin Park: A banda americana de nu metal se tornou famosa pelo seu som agressivo e cheio de rap e metal. Porém, em 2007, a banda lançou o álbum Minutes to Midnight, que mostrou um som mais melódico e diversificado, com influências do rock alternativo e do pop rock. O disco foi uma mudança significativa em relação ao álbum anterior, Meteora, lançado em 2003, que tinha um som mais pesado e angustiado.

Bon Jovi: A banda americana de hard rock e glam metal mudou radicalmente o seu estilo com o álbum These Days, lançado em 1995. O disco apresentou um som mais sombrio, maduro e alternativo, com influências do grunge e do country. Foi uma grande mudança em relação ao álbum anterior, Keep the Faith, lançado em 1992, que tinha um som mais melódico e otimista. O Bon Jovi é um dos melhores exemplos de bandas que surfaram com êxito em diversos estilos e épocas.

 

Então, existe regra?

 

Neste artigo, vimos algumas bandas que decidiram mudar seu estilo. Essas mudanças podem ser vistas como uma forma de crescimento musical, de se adaptar às tendências atuais, de conquistar novos fãs ou de expressar sua arte de maneira diferente.

 

Entretanto, essas mudanças são um risco, uma vez que nem sempre são bem recebidas pelos fãs e pela crítica, pois algumas pessoas podem amar ou odiar as novas propostas. No entanto, a verdade é que não existe uma fórmula certa ou errada para fazer música, não existe isso em nenhuma manifestação artística. O mais importante é que os artistas sejam autênticos e sigam sua visão musical.

Lemmy Kilmister nunca quis mexer em time que já estava ganhando. (Reprodução: YouTube)

 

E, da mesma forma que alguns artistas escolhem se arriscar, algumas bandas, como Motorhead e AC/DC, decidiram se manter fiéis ao seu estilo original ao longo dos anos e ainda assim alcançaram muito sucesso. Isso nos mostra que cada banda e artista tem sua própria jornada e pode fazer escolhas diferentes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »