Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2023 às 23h42min - Atualizada em 24/06/2023 às 22h26min

Super-heróis: os filmes solos mais aclamados pela crítica

Filmes de heróis mais bem avaliados pelo Rotten Tomatoes nas ultimas décadas

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Premiações como o SAG, OSCAR e CRITICS sempre trazem filmes de diversos gêneros, nacionalidades e narrativas que nos apresentam uma mensagem em prol de uma causa ou um protesto através da arte do cinema. Entretanto, filmes de super heróis nem sempre são incluídos nessas cerimônias, o que não significa que eles sejam irrelevantes ou de qualidade inferior aos demais.

O Rotten Tomatoes é um dos principais sites americanos usados pela imprensa como um termômetro para avaliação de um filme ou série através de uma porcentagem definidos pelos críticos de cinema – quanto maior for essa porcentagem maior é a relevância e aprovação que a obra recebe.

A seguir, veja alguns dos filmes solos de super-heróis mais bem avaliados e elogiados de acordo com o Rotten Tomatoes:

Pantera Negra (2018)



T’Challa (Chadwick Boseman) rei de Wakanda, primeiro herói negro, africano e protagonista em um filme de super-herói indicado ao Oscar por Melhor Trilha Sonora Original, Figurino e Direção de Arte, além de mais quatro categorias do prêmio mais importante do cinema mundial – incluindo a de Melhor Filme. Com bilheteria de 1,344 bilhões e 97% de aprovação Rotten Tomatoes, Pantera Negra nos traz alta tecnologia, personagens complexos muito bem desenvolvidos e representatividade em seu elenco composto por sua maioria por atrizes e atores negros. Uma das maiores referências da indústria do entretenimento, um filme que quebra o estereótipo da África desvalorizada e infértil que a mídia projetou por muito tempo.
 
Homem- Aranha: No Aranhaverso (2019)



Diferente de qualquer filme dessa lista, Homem-Aranha: No Aranhaverso ganhou o Oscar de Melhor Animação do ano de 2019, apresentando ao público o herói cabeça de teia Miles Morales. Para o telespectador, a experiência de assistir ao filme é como estar dentro das HQs interagindo e conhecendo mais a fundo a vida e os sentimentos de Miles. Homem-Aranha: No Aranhaverso conquistou 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma bilheteria de 384,3 milhões de dólares.
  
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)



Contada como um filme de suspense policial que inclui um super-herói detetive, Batman: O Cavaleiro das Trevas é diferente em relação a outros filmes do mesmo gênero. Com 94% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes e uma bilheteria de aproximadamente U$ 1 bi, Batman foi indicado a diversos prêmios e teve como destaque a atuação de Health Ledger como o vilão Coringa que levou um Oscar e um Globo de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante, além do premio de Edição de Som.
 
Homem-Aranha 2 (2004)



O segundo filme da franquia de Tobey Maguire foi indicado a três categorias do Oscar, e saiu como vencedor na categoria Efeitos Visuais. De acordo com uma avaliação do New York Times, Homem-Aranha 2 é melhor que o filme anterior e superior a maioria dos outros filmes baseados em histórias em quadrinhos. O antagonista Doutor Octupus (Alfred Molina) foi um dos personagens mais elogiados pelos críticos, e o fato do cenário das lutas e toda a narrativa se passarem dentro da cidade foi uma inovação para a obra do amigão da vizinhança. Homem-Aranha 2 recebeu 93% de aprovação pelo Rotten Tomatoes.
 
Logan (2017)



O filme que se despede de um dos mutantes mais famosos que surgiu no primeiro filme dos X-MEN. Logan (Hugh Jackman) foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e foi muito bem recebido pela crítica, recebendo 93% de aprovação pelo Rotten Tomatoes, além de muitos outros prêmios no Empire Award e no MTV Award.
 
Mulher- Maravilha (2017)



O filme da heroína mais famosa da DC, protagonizado por Gal Gadot e dirigido por Patty Jenkins, Mulher-Maravilha conta a história da semideusa Amazona que tem a missão de combater Hades, o deus da guerra, que tenta destruir a humanidade no ano de 1918 – período da Primeira Guerra Mundial. O filme arrecadou 821,8 milhões em bilheteria e fez muito sucesso entre os críticos, que destacaram a ação, o drama, a fantasia e os diálogos profundos da narrativa. Mulher-Maravilha recebeu 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.


REFERÊNCIAS
 
PESSOA Camila. Nove filmes de super herói aclamados pela crítica nos últimos 15 anos - Tec Mundo 30 de Jul de 2018. Disponível em < https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/132703-nove-filmes-super-heroi-aclamados-critica-ultimos-15-anos.htm > Acesso em: 20 de Junho de 2023.

MARAFON Renato. Os melhores filmes de Super-Heróis segundo os críticos - Cine Pop 24 de Jan de 2021. Disponível em < https://cinepop.com.br/os-melhores-filmes-de-super-herois-segundo-os-criticos-281039/?amp=1 > Acesso em: 20 de Junho de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »